PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 18º passo de nossa caminhada quaresmal é fazer um bom exame de consciência, preparando a confissão.

O 18º passo de nossa caminhada quaresmal é fazer um bom exame de consciência, preparando a confissão.




11 de março de 2023

Sábado da 2ª Semana da Quaresma

18º dia de nossa caminhada quaresmal

EVANGELHO


Lc 15,1-3.11-32

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

MEDITAÇÃO 


Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete (Lc 15, 23)

A história que Jesus contou, você conhece bem. O filho mais novo saiu de casa. Gastou a sua herança toda e caiu em grande miséria. Mas, um dia, voltou arrependido. O pai o recebeu de braços abertos e fez uma festa para celebrar a sua volta. O filho mais velho estava fora, e ao voltar viu o barulho da festa e não quis entrar na casa. É a parábola do filho pródigo.

É claro que toda esta parábola tem no centro o tema da misericórdia. Deus é misericordioso, por excelência. E nós, apesar de pecadores, estamos sendo chamados a acolher o seu abraço de pai compassivo que nos restaura como filhos e a ser misericordiosos com os nossos irmãos, imitando o nosso bom pai.

Revendo esse texto hoje, me dou conta que no centro da história há uma festa, um banquete. Olha só as palavras que aparecem: festa, festejar, alegria, dança, música. Onde é a festa? Na casa do pai. Qual é ponto central da festa? O banquete. Olha o versículo 23: “Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete”. E qual é o motivo da festa? A volta do filho, a acolhida do pecador arrependido. Há um intenso clima de alegria e de celebração pela volta do pecador. E foi por causa dessa comemoração, negando-se a aderir aos sentimentos do pai, que o outro filho não quis entrar na casa.

E você sabe por que esse “banquete” me chamou a atenção? Por causa da Santa Missa. A Eucaristia é um banquete, uma ceia festiva. “Felizes os convidados para a ceia do Senhor”. Essa festa na casa do pai do filho pródigo está em continuidade com os banquetes que Jesus participava na casa dos amigos e convertidos: Levi, Zaqueu, Lázaro e suas irmãs... A ceia é uma festa para a acolhida do filho perdido, a festa de sua conversão. “Haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por 99 justos que não precisam de conversão”, disse Jesus. A Santa Eucaristia é uma festa para celebrar a volta do filho pródigo, a sua comunhão restaurada com o Pai. Veja que a Missa começa sempre com o ato penitencial, em que o pecador confessa a Deus e aos seus irmãos que pecou “por sua culpa”, por sua “tão grande culpa”. A Santa Missa é, então, o banquete em que se celebra a misericórdia do Pai que acolhe o pecador; que me acolhe, filho voltando pra casa.

É, alguém pode até estranhar, e com razão. E dizer, sim, mas “a missa é o sacrifício de Jesus”. Com certeza, mas é também a ceia, o banquete da comunhão dos filhos com o Pai, por meio de seu filho Jesus, que se oferece por nós, renovando o sacrifício de sua cruz. É a reedição da última ceia de Jesus com seus amigos, na véspera de sua paixão. Mas, veja o que é surpreendente: esse aspecto do sacrifício está presente também nessa parábola do filho pródigo. Sim, o banquete é do novilho cevado. E o filho mais velho ainda fala do cabrito, que o pai nunca deu para ele festejar com os seus amigos. “Novilho” lembra o sacrifício dos animais no Templo. Então, estamos bem no clima da liturgia, no tema do sacrifício de Jesus. Na cruz, ele se ofereceu qual cordeiro imolado na páscoa. Não há mais necessidade de sacrifícios de animais, pois o cordeiro de Deus já foi imolado, em perdão dos nossos pecados. E a volta do filho pródigo, a sua acolhida pelo Pai misericordioso, foi possível pelo sacrifício redentor de Cristo Jesus. É o seu sacrifício que renovamos na Santa Missa.



Guardando a mensagem

Neste 17º dia da Quaresma, véspera do dia do Senhor, a parábola do filho pródigo nos traz uma bela catequese sobre a Missa. A Santa Eucaristia recebe uma boa explicação nessa parábola do filho perdido e encontrado. Três significados maravilhosos da Santa Missa estão aí comentados: o sacrifício de Jesus que nos restaurou como filhos, o banquete da comunhão dos filhos na mesa do seu Pai e a ação de graças pela restauração do filho perdido. Afinal, a Missa se explica pela misericórdia de Deus. É a celebração da conversão do pecador, da vida nova de filho na comunhão dos irmãos, do amor imenso do Pai manifesto no sacrifício redentor do filho. A Missa é a festa da misericórdia.

Tragam um novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete (Lc 15, 23)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
segundo a história que nos contaste, os dois filhos estavam perdidos. Os dois precisavam reingressar na comunhão da casa do pai. O mais novo tinha saído de casa e voltou. O mais velho tinha saído para trabalhar e, na volta, não quis entrar na casa. A conversão era necessária para os dois. Um pecou contra o pai porque o traiu, esbanjando os seus bens. Outro pecou contra o pai porque não o imitou em sua misericórdia, acolhendo o seu irmão. Então, todos precisamos de conversão. Ajuda-nos, Senhor, a voltar pra casa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Esta parábola do filho pródigo já está nos preparando para a Missa do 3º domingo da Quaresma. A sugestão é você se planejar para não faltar à Santa Missa dominical.

O 18º passo em nossa caminhada quaresmal é fazer um bom exame de consciência, com o propósito de se confessar antes da Páscoa. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Bom dia padre , Deus o abençoe, Deus de misericórdia, piedade infinidade abençoe tida a mi há familia afasta o mal , que todos nos tenhamos saúde e principalmente Deis no coração, obrigada senhor por mim por tudo e nós perdoe

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos gratidão por mais uma semana recebendo a meditação da palavra que Deus lhe abençoe grandemente um abençoado final de semana para o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela meditação da palavra que o Senhor nos guia hoje e sempre . Amen

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Pedro. João Carlos e a sua benção. Gratidão por interceder por nós e nos alimentar com a palavra de Deus,que Deus o abençoe.Amem

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🏿

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    A Palavra de DEUS é tão perfeita que quando Jesus cita qualquer parábola que seja, Ele fala diretamente do ser humano e não dEle próprio, porque quer nos mostrar e provar que é possível sim vivermos todo o Amor de DEUS com os nossos irmãos.
    Na parábola do filho pródigo, exemplifica também uma lição de amor profundo, quando um pai se alegra com o retorno do filho que estava quase morto, perdido e não se importa com que caminhos errados o filho mais novo viveu, e sim louvando a DEUS o recebe na alegria de braços abertos para voltar no seu seio familiar, com festa, pois o seu filho está com saúde nos seus Braços a salvo e o principal arrependido, confessando que errou, pedindo perdão.
    Imaginemos a alegria de DEUS quando nós enxergamos que estamos errado, assim utilizamos o Sacramento da reconciliação confessamos e voltamos arrependidos para Seus braços, dispostos a começar novamente uma vida nova?
    Não precisamos nos preocupar com o que irão pensar, seja nossos familiares ou qualquer outros que forem, representados no filho mais velho, o que devemos é reconhecer e agradecer a DEUS Pai Misericordioso por nos conceder a graça de podermos voltar e escrever uma nova história, sobre Seus cuidados, no Seu Caminho,.

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏿

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos a sua benção que a misericórdia de Deus recai sobre todos nós. Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que explicação tão linda. Peço que rezamos pela nossa conversão. Rezem por mim...

      Excluir
  9. Obrigada padre João Carlos mais uma vez. Que possamos estar sempre nos arrependendo dos nossos erros segundo a misericórdia do Nosso Deus. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos.
    Sua benção e que Deus te abençoe também com saúde e proteção divina.
    Linda sua pregação de hoje, eu também penso assim temos que dar uma nova chance pra pessoas assim.
    Muito obrigado por pregar a a palavra de Deus pra nos pecadores.

    ResponderExcluir
  11. GLÓRIAS SEJAM DADAS A TODOS OS MOMENTOS. A PRESENÇA DO PERDÃO DO PAI PARA COM O SEU FILHO.ESTE QUE, ARREPENDIDO VOLTOU PARA A CASA DO PAI E FOI ACOLHIDO E PERDOADO. PALAVRAS DE VIDA E SALVAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. Angelina carli devemos nos perdoar diante de Deus sejamos mais umildes.uns com os outros semelhante a esse pai que aceitou o filho.prodigo

    ResponderExcluir
  13. Glória a vós senhor trazei um novilho gordo e vomos comemora gratidão por tudo minha benção padre João Carlos gratidão sempre

    ResponderExcluir
  14. Pesado padre João Carlos peço sua benção em primeiro lugar , sabe todas as vezes que leio está parábola me lembro de tudo que meu querido pai me disse quando saí de casa aus 13 anos e quando voltei me recebeu de braços abertos e nunca mais sai

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Terezinha Guilhermina de Jesus 11/3/2023
    Agradeço ao pai Eterno pela misericórdia e por ter mim ensinar na oração do pai Nosso que devo perdoar a quem nos tem ofendido mim ajude a ser amoroso com meu irmão mim ajude e aumenta a minha fé

    ResponderExcluir
  16. Sua bença padre João Carlos obrigada pela sua pregação de explicar a misericórdia de Deus pelo os pecadores arrependidos

    ResponderExcluir
  17. Gloria a Deus amém

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela sua pregaçao

    ResponderExcluir
  19. Senhor Jesus Cristo, purifica mi há família, meus filhos dá-nos de beber!!!🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS