PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 10º passo de nossa caminhada quaresmal: o Exame de Consciência

O 10º passo de nossa caminhada quaresmal: o Exame de Consciência




03 de março de 2023

Sexta-feira da 1ª. Semana da Quaresma

1a. Sexta-feira do mês


EVANGELHO


Mt 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


MEDITAÇÃO

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

Temos que começar procurando entender bem o que é essa ‘justiça’ de que Jesus está falando. “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus...”. “Justiça” aqui vem de justificar, isto é, de alguém ser considerado justo, abençoado. De São José, por exemplo, se diz, no evangelho, que ele era um homem justo. “Justo” aqui quer dizer praticante da Lei, o que fazia tudo certinho segundo a Lei de Moisés explicada pelos mestres da Lei.

Então, deu para entender? “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus...”. Jesus está falando da forma como os fariseus e os mestres da Lei julgavam que uma pessoa estava abençoada, perdoada, justificada.

Os fariseus e seus mestres procuravam cumprir bem a Lei de Moisés. Assim, eles se achavam justos, isto é, santos, abençoados por Deus. Para eles, então, a bênção de Deus seria um direito adquirido por sua fidelidade na prática da Lei. Jesus não pensava assim. E ensinou bem diferente. Por mais que eu me esforce e cumpra todas as normas da Lei de Deus, eu não sou justificado porque sou bom e fiel. O que me salvou mesmo foi o amor de Jesus que deu sua vida por mim, na cruz. Ninguém adquire direito à bênção de Deus. Ele nos abençoa, porque nos ama, não porque temos crédito.

São Paulo explicou que não somos justificados pelas obras da Lei (Gl 2, 16). Não se fica santo simplesmente porque se pratica a Lei de Deus. A justificação, o perdão, a vida nova são obras de Deus em nós (Rm 8, 33). É ele quem nos santifica, por sua graça. É pela fé que temos acesso a essa bênção do Senhor, a salvação.

Os fariseus e mestres da Lei se julgavam justificados (tornados justos) porque cumpriam bem a Lei de Moisés. Nós reconhecemos que o que nos justifica, nos torna dignos, santos, é o amor de Deus que nos alcançou em Jesus Cristo. É Cristo quem nos justifica, por sua morte redentora. Fomos justificados pelo seu sangue, diz a carta aos Romanos (Rm 5, 9).

Cumprir bem a Lei de Deus é nosso dever. Mas, não é isso que nos justifica, que nos salva. E Jesus quer que, pela nossa condição de justificados por seu amor na cruz, sejamos capazes de fazer mais do que a Lei de Moisés nos manda. Não apenas fazer o que a letra da Lei determina, mas, pela experiência do amor de Deus e pela caridade, ir mais adiante, fazer bem mais. Não é só não matar, o quinto mandamento da Lei de Deus. É mais do que isso. É também não desconsiderar o outro, não discriminá-lo, não excluí-lo.


Guardando a mensagem

No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. Devemos seguir a Lei de Deus com a LIBERDADE que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem. Devemos seguir a Lei de Deus com a SABEDORIA que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela. Devemos seguir a Lei de Deus com CARIDADE para os com irmãos. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste que quem praticar e ensinar os mandamentos de Deus, este é grande no Reino. Praticar e ensinar os outros a fazerem o mesmo – é essa graça que te pedimos hoje. Queremos nos empenhar em conhecer sempre mais a vontade do Pai, manifesta de maneira especial nas Escrituras. Igualmente, precisamos fugir do jeito fariseu de ler e interpretar a Palavra. Conforme, nos alertaste, eles sobrecarregavam o povo de obrigações, aferravam-se a mandamentos humanos e usavam seu conhecimento como fonte de prestígio para si mesmos. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu santo Espírito, a conhecer a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

No caderno espiritual, faça a lista dos 10 mandamentos da Lei de Deus, como aprendemos da Igreja. Se precisar de ajuda, recorra à lista que estou deixando no final do texto da Meditação.

Comunicando

O 10º passo de nossa caminhada quaresmal é fazer um Exame de Consciência a partir dos 10 Mandamentos da Lei de Deus. Exame de Consciência é pensar sobre como você tem está vivendo a sua vida cristã.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.




MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1. Amar a Deus sobre todas as coisas;
2. Não tomar seu santo nome em vão;
3. Guardar os domingos e dias santos de preceito;
4. Honrar pai e mãe;
5. Não matar;
6. Não pecar contra a castidade;
7. Não furtar
8. Não levantar falso testemunho;
9. Não desejar a mulher do próximo;
10. Não cobiçar as coisas alheias.



24 comentários:

  1. Está em conexão com Deus nos torna semelhantes, Jesus prova concreta te todos os mandamentos amor incondicional ao Pai.Será que estamos praticando o humanismo que necessário dentro do maior mandamentos?

    sus ama

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/3/23 05:48

    Que o espírito santo santo nos abençoe nesse dia
    E nós enche do seu espito santo e nós de livramento amem

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/3/23 06:24

    Louvado seja Deus para sempre. Senhor abençoe e proteja a minha viagem para Angola.

    Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/3/23 08:22

      Seja louvado o Senhor!

      Excluir
    2. Anônimo3/3/23 17:33

      Boa tarde pe. João Carlos
      Sou Terezinha de Belém do Pará. Jesus é a prova concreta de todos os mandamentos e amor incondicional ao pai.
      Sua benção padre

      Excluir
  4. Anônimo3/3/23 06:29

    Depois de rezar tudo isso só posso dizer Amém!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/3/23 07:01

    Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e moro na cidade de Sao Paulo- Capital. Ouço e leio a Meditação diariamente e realmente eu a entendo como oração que balsamisa meu coração e me dá ânimo e disposição para enfrentar os labores do dia a dia. Agradeço essa Luz diária que eu recebo e oro a Deus que continue abençoando e evangelizando a todos nós. Que assim seja. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Amém Senhor...Obrigada pela tua palavra que nos transforma em pessoas melhores...que sejamos mansos e humildes de coração...dai-nos essa graça 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/3/23 07:04

    Eu Lucy Anita Rodrigues de Noronha, esqueci-me de dizer que compartilho a Meditação com algumas pessoas, diariamente e espero que elas também o façam com os demais de suas amizades e conhecidos

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, continua nos aconselhando, com o sermão da montanha, ensinando que devemos estar sempre de bem com os irmãos, não importa o que tenha acontecido, devemos sempre perdoar e não guardar sentimentos ruins, nada de negativo nos nossos corações, assim também sempre utilizarmos do Sacramento da reconciliação, lembra nos ainda que, antes de oferecer a oferta no altar para DEUS, os nossos corações devem estar limpos, sem mágoa alguma, nenhum rancor nem desavenças. Devemos nos esforçar para permanecer no estado de graça e cheios de amor a oferecer, como seguidores de Cristo e conhecedores da nova lei que veio para substituir todas as outras, a do Amor.
    Como cristãos temos a necessidade de sermos justos, misericordiosos e piedosos, acolhermos todos bem, refletindo e obedecendo os ensinamentos dos princípios do Reino deixados na Palavra do Senhor, assim seremos a cada dia melhores, mais compreensíveis, mais puros e mais amáveis,.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/3/23 07:30

    0BRIGADA Senhor pelos seus ensinamentos e suas palavras. Eis-me aqui Senhor pra fazer tua vontade e viver no teu Amor. Amém . Te Amo muito meu Deus Amém. Cuida de mim e da minha família e Jefferson Mattioli e todas as pessoas que Amo

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/3/23 07:34

    Amém, Amém, Aleluia! 🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/3/23 07:55

    Bom dia Padre.
    Deus abençoe sempre sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/3/23 08:17

    Bom dia Pe João Carlos! É uma graça especial receber a Palavra de Deus todos os dias, e poder refletir! Obrigada! Deus é o Espírito Santo ilumine sempre seus passos e suas palavras! Unidos em oração! Edleuza Dias

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/3/23 08:23

    Que Deus a nós todos abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/3/23 08:36

    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/3/23 09:53

    Minha vida agora ,eu a vivo na fé

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária e que Deus nos ensine a seguir sempre seus mandamentos amém

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/3/23 15:02

    Amém glória a vós senhor boa tarde padre João Carlos gratidão por tudo minha benção obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/3/23 18:30

    Obrigada Padre João Carlos por me ajudares eu te agradeço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS