PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 11º passo de nossa caminhada quaresmal

O 11º passo de nossa caminhada quaresmal




04 de março de 2023

Sábado da 1ª Semana da Quaresma

11º dia da Quaresma

EVANGELHO


Mt 5,43-48


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


MEDITAÇÃO


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).


Neste 11º dia da Quaresma, um passo exigente no terreno da caridade. Prepare o coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.


Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.


Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo for nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, mandou Jesus. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E é nessa via que nós caminhamos, porque o Pai é perfeito. ‘Sejam perfeitos como o Pai do céu é perfeito’. Jesus foi claro: ‘tornem-se filhos do Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons e manda chuva para justos e injustos’. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.


Olha que interessante essa palavra de Jesus: “Tornem-se filhos do seu Pai que está nos céus”. O dom da filiação divina nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “tornem-se filhos do seu Pai”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Ele falou e fez. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.


Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente pecadoras desse mundo. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.



Guardando a mensagem


Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os mesmos sentimentos teus, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ensina-nos, Senhor, o caminho do diálogo, do respeito e da paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


28 comentários:

  1. Anônimo4/3/23 06:07

    nao e facil amar uma pessoa que lhe fez o mal mas nada pra Deus e dificil louvado seja Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/3/23 07:53

      Amém 🙏🏼

      Excluir
    2. Anônimo4/3/23 08:41

      Que Jesus nos ajude a perdoar

      Excluir
    3. Anônimo4/3/23 16:01

      Que o senhor Jesus! Nos livre de todo mal AMEM!

      Excluir
  2. Anônimo4/3/23 06:40

    Que o espírito santo hj nos de a benção e qui de tudo certo na nossa caminhada na santidade amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/3/23 06:43

    Bom dia padre João Carlos sua benção ornillda gostaria de perdoar.quem não gosta de mim damos todos irmãos amém 🤚 e até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/3/23 07:11

    Senhor tem piedade de mim , nesse filhos e toda minha família ,amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/3/23 07:28

    Bom dia Padre João Carlos sua benção , Que o Espírito Santo nós ajude amar mas nossos irmãos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus, Nosso senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, esteja em nossa caminhada, nossa família, que nos ajude a ter força para resolver nosso problema, junto com amigos, que Deus proteja e ilumine a cabeça dessa pessoa, para resolvermos o que desejamos, assim seja. Que Deus nos dê força e coragem a todos nós.Que Deus abençoe o senhor sempre 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/3/23 08:06

    Que o Espírito Santo de Deus me fortaleça para aprender a respeitar as diferenças e amar meus inimigos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/3/23 08:15

    Que o Santo Espirito de Deus nos orienta a amar e rezar pelos nossos inimigos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/3/23 09:04

    Jesus Cristo ressuscitado, mim ajude a perdoar meus irmãos.

    ResponderExcluir
  10. Vem Espírito Santo de Deus em meu coração e mente

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/3/23 09:10

    Obrigada! pôr tudo bem que nos propõem este espaço de pedir perdão pela as coisas que faço e agradecer tudo que tenho amém 🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/3/23 09:20

    QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS NOS AJUDE A FAZER A SUA

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, continua nos orientando com a lógica dos princípios do Reino, finalizando o Sermão da montanha, mostrando que Ele veio pra revelar a lei do Amor.
    Assim nos faz refletir que amar quem nos ama é muito fácil, desafiante é amar quem nos quer mal, nos prejudica, ou até nos persegue. Se o mundo está do jeito que está hoje, mesmo com um dos mandamentos mais importantes deixados, imaginemos se não tivesse feito conosco com Sua vida, a nova e eterna Aliança, provando o novo conceito da lei do Reino, como estariam as nossas vidas?
    Precisamos ser obedientes e ter compaixão, piedade, dobrar nossos corações e rezar pelos inimigos, pois não podemos esquecer que mesmo estes que nos prejudicam hoje, também são nossos irmãos em Cristo, amados pelo Pai da mesma forma e podem em tempo converter o caminho e ainda ajudar alguém, alguns, ou até nós mesmos no futuro, pois todos nascemos com o coração bom e pelo Batismo somos filhos do mesmo Pai, ou seja, DEUS na Sua perfeição pensou em tudo antes de criar o mundo, quis que seu Filho Unigênito nascesse e vivesse como humano, justamente para nos confirmar que isso, o perdão de todas as formas é possível sim.
    Devemos nos espelhar sempre em Jesus Cristo, nos Santos e mártires que souberam viver o Amor incondicional, então seguindo os mandamentos e ensinamentos do Pai seremos formados verdadeiros Cristãos justos e autênticos,.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/3/23 10:21

    Bom dia Padre e todos os irmãos em Cristo . Quero agradecer a benção que ganhei na minha vida , o meu sonho da casa própria 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/3/23 11:06

    Glória a vós senhor Jesus dese amar us vosos ennimigo e ressa poraquelis que nós pecegui gratidão pôr tudo padre João Carlos minha gratidão por tudo minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/3/23 13:42

    Peço. Oraçoēs. Pela. Minha. Familia para. que. haja. Perdaõ

    ResponderExcluir
  17. Um abençoado feliz de semana a todos nós, com sua benção padre João Carlos, mais uma vez obrigada pela meditação diária, amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor ajuda -me a perdoar , sempre.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/3/23 16:07

    eu francisca das chagas sua bênção padre joao carlos o meu gratidão a Deus por ñ ter odio e nem inimigos reso semre a Deus que ele me sustente firme na fé pra isso eu rogo todos os dias de minha vida amém

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/3/23 17:02

    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/3/23 20:43

    Rosa Maria de Caucaia ceará boa noite padre João Carlos senhor um pastor maravilhoso com sua ovelha obrigado pela oração que resebo todos dias eu estou todos dias com senhor no terço Mariano é tempo de paz mim fazer muito feliz este celular é do meu filho

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/3/23 08:13

    Bom dia Padre João Carlos!
    Sou Lúcia, da cidade de João Pessoa Pb, e gostaria muito de receber suas mensagens diárias. Meu WhatsApp é
    (83) 986588422. Ficarei muito agradecida. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/3/23 17:57

    Senhor é mto difícil perdoar quem nos fez mal, o meu coração não deseja o mal, mas sempre lembro da ofensa mas rezo por ela. Amém!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo7/3/23 08:21

    Amém! Senhor me Perdoe, e me ensina a GRANDEZA, de PERDOAR, como fizeste, em mim. Gratidão.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/3/23 08:22

    Carlos Machado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Venham a mim.

   18 de julho de 2024.   Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e diss...

POSTAGENS MAIS VISTAS