PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 12° passo de nossa caminhada quaresmal: ler o Evangelho de cada dia

O 12° passo de nossa caminhada quaresmal: ler o Evangelho de cada dia




05 de março de 2023

2º Domingo da Quaresma


EVANGELHO


Mt 17,1-9

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus.
4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”
6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”.
8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.



MEDITAÇÃO

Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutem-no! (Mt 17, 4)

Chegamos ao segundo domingo da Quaresma. Este é o domingo da transfiguração. Neste ano, lemos essa surpreendente cena no evangelho de São Mateus.

Jesus subiu a um alto monte com três dos seus discípulos, Pedro, Tiago e João. Lá, no alto da montanha, em oração, Jesus foi transfigurado. Os discípulos o viram com o rosto brilhando e as roupas alvas como luz. Viram também Moisés e Elias conversando com ele. E ouviram a voz de Deus recomendando que escutassem Jesus, o seu filho amado. Os discípulos ficaram muito assustados. Jesus encontrou-se sozinho e os tranquilizou.

Desde o começo da Quaresma, você ouviu falar que este tempo é como um grande retiro para o Povo de Deus, com uma subida de 40 degraus, até a semana santa e o tríduo pascal. Dos 40 dias da Quaresma, este é o 12º dia. E, como você vem acompanhando a Meditação da Palavra de Deus, tem percebido que a cada dia, o Senhor vem nos oferecendo lições, ensinamentos, propostas de crescimento.

Na mensagem que o Papa Francisco escreveu para a Quaresma deste ano tem uma palavra que lhe interessa, de maneira especial. Escute bem: “A Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na Liturgia: não a deixemos cair em saco furado; se não pudermos participar sempre na Missa, ao menos leiamos as Leituras bíblicas de cada dia valendo-nos até da ajuda da internet”. Viu só? A Quaresma é tempo de graça na medida em escutarmos a voz de Deus, particularmente nas Escrituras que a Igreja nos oferece a cada dia. Foi o que os discípulos ouviram no alto do monte: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutem-no!” (Mt 17, 4). Neste sentido, tenho que agradecer a você o seu esforço de todo dia, nesta Quaresma, estar acompanhando a Meditação da Palavra e lendo o Evangelho do dia.

O Papa Francisco, com sua sabedoria de pastor do povo de Deus, explicou, em sua mensagem, que a Quaresma se parece com a subida de Jesus e dos três discípulos àquela montanha. Quando se sobe uma montanha, muitas dificuldades aparecem: obstáculos no caminho, o cansaço, o desânimo, o medo do que vem pela frente. Lendo a mensagem do Papa, pensei logo nas dificuldades que muitos relatam: a distração, a falta de tempo, a falta de ritmo, a preguiça, o sentimento de que nada vai mudar na sua vida, a sensação de que esse caminho seja para meia dúzia de gente muita santa. Os discípulos que subiram com Jesus também tinham suas dificuldades: não estavam aceitando o caminho de Jesus que passava pela paixão e pela cruz, não estavam entendendo bem a proposta de Jesus, estavam confusos, estavam com medo.

Apesar das dificuldades, os discípulos chegaram até o topo da montanha. Chegaram, claro, com Jesus. E chegaram juntos. É assim a Quaresma, é assim a vida cristã. Subimos com Jesus, subimos em grupo, em comunidade, como Igreja. No alto do monte, nos está reservada uma experiência única. Quando se sobe uma montanha e se chega no alto, a sensação é maravilhosa: o clima ameno, a beleza da paisagem, a alegria de se ter superado tantos obstáculos. A subida da Quaresma nos leva à Páscoa. Esse é o topo da montanha: a celebração dos mistérios da morte e ressurreição do Senhor, nossa vitória em Cristo sobre o pecado, o mal e a morte.




Guardando a mensagem

A Quaresma é como a subida dos discípulos com Jesus à montanha da transfiguração. Em oração, no topo da montanha, eles viram a glória de Jesus (mesmo antes de sua ressurreição). Reconheceram nele o cumprimento das promessas da Lei (Moisés) e dos Profetas (Elias). Acolheram o convite do Pai que lhes recomendou que escutassem Jesus. Na Quaresma, estamos subindo a montanha, com nossos limites e dificuldades, como os três discípulos. Como eles, vamos entendendo, aos poucos, que o caminho de Jesus passa pela paixão e pela morte e vamos com ele. Assim, chegaremos com ele à glória da ressurreição. Nesse sentido, nossa vida é uma grande quaresma, uma permanente subida na direção do encontro glorioso com Deus. O convite de Jesus aos discípulos foi para que se levantassem, não tivessem medo e descessem a montanha, com ele. O encontro com o Senhor ressuscitado nos anima a viver o dia-a-dia, ainda que difícil e complicado, com esperança, com destemor, com alegria. Mesmo no meio de lutas e dificuldades, sabemos: já estamos vitoriosos com ele.

Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutem-no! (Mt 17, 4)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
somos os teus discípulos, subindo contigo a alta montanha. Subir é a tarefa de nossa existência. Subir é enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, em tua companhia e na companhia dos irmãos e irmãs que sobem conosco. Subir é o que fez Abraão (Gn 12): partiu, apesar de todos os limites e dificuldades. Partiu para uma terra desconhecida, atendendo ao convite de Deus. Subir é não se deixar paralisar pelo medo, pela preguiça ou por rumores do maligno ou voltar do caminho, abandonando o Mestre. Como disse Paulo (2 Tm ): “Sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus”. Senhor, que a celebração deste Domingo da Transfiguração nos ensine a subir com perseverança, a viver com esperança, a alegrar o nosso coração no encontro com tua glória, celebrado na Santa Missa onde fazemos memória de tua morte e de tua ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Em sua mensagem, o Papa Francisco deu a dica para o 12º passo de nossa caminhada quaresmal: Ler o evangelho de cada dia. O melhor é que seja em sua própria Bíblia, mas você o encontra também junto com o texto da Meditação no seu celular. Junto com a Meditação de hoje, está também a Mensagem do Papa para a Quaresma, para o caso de você querer dar uma olhada.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
PARA A QUARESMA DE 2023

Ascese quaresmal, itinerário sinodal

 

Queridos irmãos e irmãs!

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas coincidem em narrar o episódio da Transfiguração de Jesus. Neste acontecimento, vemos a resposta do Senhor a uma falta de compreensão manifestada pelos seus discípulos. De facto, pouco antes, registara-se uma verdadeira divergência entre o Mestre e Simão Pedro; este começara professando a sua fé em Jesus como Cristo, o Filho de Deus, mas em seguida rejeitara o seu anúncio da paixão e da cruz. E Jesus censurara-o asperamente: «Afasta-te, satanás! Tu és para Mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens» (Mt 16, 23). Por isso, «seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte» (Mt 17, 1).

O evangelho da Transfiguração é proclamado, cada ano, no II Domingo da Quaresma. Realmente, neste tempo litúrgico, o Senhor toma-nos consigo e conduz-nos à parte. Embora os nossos compromissos ordinários nos peçam para permanecer nos lugares habituais, transcorrendo uma vida quotidiana frequentemente repetitiva e por vezes enfadonha, na Quaresma somos convidados a subir «a um alto monte» juntamente com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese.

A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz. Aquilo precisamente de que Pedro e os outros discípulos tinham necessidade. Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades. É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha. Estes requisitos são importantes também para o caminho sinodal, que nos comprometemos, como Igreja, a realizar. Far-nos-á bem refletir sobre esta relação que existe entre a ascese quaresmal e a experiência sinodal.

Para o «retiro» no Monte Tabor, Jesus leva consigo três discípulos, escolhidos para serem testemunhas dum acontecimento singular; Ele deseja que aquela experiência de graça não seja vivida solitariamente, mas de forma compartilhada, como é aliás toda a nossa vida de fé. A Jesus, seguimo-Lo juntos; e juntos, como Igreja peregrina no tempo, vivemos o Ano Litúrgico e, nele, a Quaresma, caminhando com aqueles que o Senhor colocou ao nosso lado como companheiros de viagem. À semelhança da subida de Jesus e dos discípulos ao Monte Tabor, podemos dizer que o nosso caminho quaresmal é «sinodal», porque o percorremos juntos pelo mesmo caminho, discípulos do único Mestre. Mais ainda, sabemos que Ele próprio é o Caminho e, por conseguinte, tanto no itinerário litúrgico como no do Sínodo, a Igreja não faz outra coisa senão entrar cada vez mais profunda e plenamente no mistério de Cristo Salvador.

E chegamos ao momento culminante. O Evangelho narra que Jesus «Se transfigurou diante deles: o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz» (Mt 17, 2). Aqui aparece o «cimo», a meta do caminho. No final da subida e enquanto estão no alto do monte com Jesus, os três discípulos recebem a graça de O verem na sua glória, resplandecente de luz sobrenatural, que não vinha de fora, mas irradiava d’Ele mesmo. A beleza divina desta visão mostrou-se incomparavelmente superior a qualquer cansaço que os discípulos pudessem ter sentido quando subiam ao Tabor. Como toda a esforçada excursão de montanha, ao subir, é preciso manter os olhos bem fixos na vereda; mas o panorama que se deslumbra no final surpreende e compensa pela sua maravilha. Com frequência também o processo sinodal se apresenta árduo e por vezes podemos até desanimar; mas aquilo que nos espera no final é algo, sem dúvida, maravilhoso e surpreendente, que nos ajudará a compreender melhor a vontade de Deus e a nossa missão ao serviço do seu Reino.

A experiência dos discípulos no monte Tabor torna-se ainda mais enriquecedora quando, ao lado de Jesus transfigurado, aparecem Moisés e Elias, que personificam respetivamente a Lei e os Profetas (cf. Mt 17, 3). A novidade de Cristo é cumprimento da antiga Aliança e das promessas; é inseparável da história de Deus com o seu povo, e revela o seu sentido profundo. De forma análoga, o caminho sinodal está radicado na tradição da Igreja e, ao mesmo tempo, aberto para a novidade. A tradição é fonte de inspiração para procurar estradas novas, evitando as contrapostas tentações do imobilismo e da experimentação improvisada.

O caminho ascético quaresmal e, de modo semelhante, o sinodal, têm como meta uma transfiguração, pessoal e eclesial. Uma transformação que, em ambos os casos, encontra o seu modelo na de Jesus e realiza-se pela graça do seu mistério pascal. Para que, neste ano, se possa realizar em nós tal transfiguração, quero propor duas «veredas» que é necessário percorrer para subir juntamente com Jesus e chegar com Ele à meta.

A primeira diz respeito à ordem que Deus Pai dirige aos discípulos no Tabor, enquanto estão a contemplar Jesus transfigurado. A voz da nuvem diz: «Escutai-O» (Mt 17, 5). Assim a primeira indicação é muito clara: escutar Jesus. A Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele, que nos fala. E como nos fala Ele? Antes de mais nada na Palavra de Deus, que a Igreja nos oferece na Liturgia: não a deixemos cair em saco roto; se não podermos participar sempre na Missa, ao menos leiamos as Leituras bíblicas de cada dia valendo-nos até da ajuda da internet. Além da Sagrada Escritura, o Senhor fala-nos nos irmãos, sobretudo nos rostos e vicissitudes daqueles que precisam de ajuda. Mas quero acrescentar ainda outro aspeto, muito importante no processo sinodal: a escuta de Cristo passa também através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja; nalgumas fases, esta escuta recíproca é o objetivo principal, mas permanece sempre indispensável no método e estilo duma Igreja sinodal.

Ao ouvir a voz do Pai, «os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-Se deles, Jesus tocou-lhes dizendo: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém» (Mt 17, 6-8). E aqui temos a segunda indicação para esta Quaresma: não refugiar-se numa religiosidade feita de acontecimentos extraordinários, de sugestivas experiências, levados pelo medo de encarar a realidade com as suas fadigas diárias, as suas durezas e contradições. A luz que Jesus mostra aos seus discípulos é uma antecipação da glória pascal, e é rumo a esta que se torna necessário caminhar seguindo «apenas Jesus e mais ninguém». A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o «retiro» não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição. Também o percurso sinodal não nos deve iludir quanto ao termo de chegada, que não é quando Deus nos dá a graça de algumas experiências fortes de comunhão, pois aí o Senho também nos repete: «Levantai-vos e não tenhais medo». Desçamos à planície e que a graça experimentada nos sustente para sermos artesãos de sinodalidade na vida ordinária das nossas comunidades.

Queridos irmãos e irmãs, que o Espírito Santo nos anime nesta Quaresma na subida com Jesus, para fazermos experiência do seu esplendor divino e assim, fortalecidos na fé, prosseguirmos o caminho com Ele, glória do seu povo e luz das nações.

Roma – São João de Latrão, na Festa da Conversão de São Paulo, 25 de janeiro de 2023.

FRANCISCO

27 comentários:

  1. Anônimo5/3/23 05:11

    Senhor aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/3/23 05:37

      Amém

      Excluir
    2. Anônimo5/3/23 14:27

      Glória a Vós Senhor!

      Excluir
    3. Anônimo5/3/23 14:28

      Glória a Vós Senhor!

      Excluir
    4. Anônimo5/3/23 21:17

      Muito obrigado aumentei minha fé e esperança amem

      Excluir
    5. Anônimo6/3/23 07:37

      Aumentai a minha fé

      Excluir
  2. Anônimo5/3/23 05:38

    Que eu, consiga subir o máximo com Jesus, nessa Quaresma.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/3/23 07:04

    Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco oração pra meu filho Pará de bebê e de fumar e também bem oração pra mim e minha família até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Quanta honra para Pedro, Tiago e João serem chamados para ver a Transfiguração de Jesus, viram também os profetas Elias e Moisés representantes do antigo testamento conversamos com Jesus, agora com certeza o mais impressionante mesmo foi a nuvem e a voz de DEUS Pai dizendo, “Este é o Meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” Todos os dias temos a oportunidade de escutar esta mesma voz, basta nós entrarmos em sintonia e abrirmos nossos corações nas orações, nas nossas entregas buscando através da Palavra do Senhor uma visão Profética e aumentar nossa intimidade com o Pai, pois quando permitimos Ele fala conosco, quando reconhecemos ser totalmente dependentes dEle suplicando a Sua Misericórdia infinita Ele vem ao nosso auxilio, quando caídos Ele nos toca com Seu Amor e nos levanta afirmando para nós não temermos nada, pois DEUS nos fala através do Pai, do Filho e do Espírito Santo nos orientando o que devemos fazer, qual o caminho devemos seguir,.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/3/23 08:46

    Bom dia ,neste domingo a bensoando pó deus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/3/23 09:14

    Bom dia padre , Deus nós abençoe, peço ao se hora muita saúde, paz e livramento para mim eeus filhos e toda minha família, obrigada senhor .

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/3/23 09:15

    Amém. Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/3/23 10:14

    Ajuda me Senhor a subir a montanha contigo.Da me sabedoria meu Deus.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/3/23 11:34

    Bom dia padre João Carlos Rosa de Caucaia ceará muito linda a mensagem do papa Francisco sim agente fazer todos dias umpoco seria muito legal para nossa vida

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre João Carlos por sua meditação diária, tão esclarecedora. Que Deus nos dê muita fé sempre, em especial, que possamos abrir mais os olhos para entendermos o sentido da Quaresma amém

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/3/23 11:39

    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/3/23 11:42

    Senhor eu te peço perdão perdão aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/3/23 12:47

    Amém ..senhor abençoe meus filhos e minha família e que eles digam os caminhos do PAI🙏🙏.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/3/23 13:14

    Gratidão a ti meu senhor JESUS! 🙏🏾🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/3/23 12:45

      Seria
      Seria bom se todos nós fossemos assim como o pai nos ensina perdoar e fazer o bem sempre em todos os momentos

      Excluir
  15. Anônimo5/3/23 14:07

    Senhor Jesus vem nos ensinar a caminhar no teus caminhos e ensinar ter mais fé mim dar faça e me ajudar levar minha família tb Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/3/23 15:11

    Ajude-me Jesus a subir a montanha que estou atravessando. Eu creio em Ti Senhor, Tu que tudo podes tem piedade de mim !

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/3/23 15:12

    Eu creio em Ti Jesus, confio em tua misericórdia, me entrego ao teu poder. Glória a Ti Senhor!!!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/3/23 17:27

    Peço oração pela minha saúde física e saúde mental peço oração pela minha família especialmente pela Jaqueline

    ResponderExcluir
  19. Pai eterno, eu LHE agradeço por mais um domingo. Todavia, me ajude seguir o caminho do discipulado, da bênção, da salvação, da santificação, da ressurreição, da adoração, da transfiguração, da graça, da vida e da obediência. Me ajude vencer o sofrimento e o medo. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude escutar, viver e pregar o VOSSO evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/3/23 19:54

    Levei algumas horas lendo as mensagens e meditando sobre seus conteúdos. O tempo passou e não percebi. Graças a Deus pude me envolver em seus ensinamentos e absorve-los. Obrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS