PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tudo é possível para quem tem fé.

Tudo é possível para quem tem fé.




20 de fevereiro de 2023

Segunda-feira da 7ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO

Mc 9,14-29

Naquele tempo, 14descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles.
15Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. 16Jesus perguntou aos discípulos: “Que discutis com eles?” 17Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. 18Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
19Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. 20E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca.
21Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. 22E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”.
23Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. 24O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. 25Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”.
26O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” 27Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé.
28Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito?” 29Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.


MEDITAÇÃO

Tudo é possível para quem tem fé (Mc 9, 23 )

Quando Jesus desceu o monte com três discípulos, naquele dia da transfiguração, encontrou os outros discípulos no meio de uma grande confusão. Muita gente ao redor deles e uma discussão sem fim com os fariseus. Jesus perguntou: ‘Que confusão é essa?’ E alguém do meio do povo explicou: ‘Mestre, eu trouxe meu filho que tem um espírito mudo. Quando dá uma crise, ele cai no chão, começa a espumar, range os dentes’. Aí Jesus entendeu o que estava acontecendo: O pai trouxe o filho para os discípulos expulsarem o espírito e eles não o conseguiram. Jesus mandou trazer o menino e ali mesmo o garoto começou a ter uma crise. O pai informou a Jesus que ele tinha aquilo desde pequeno. Claro, eles sempre pensavam que fosse um espírito. Não se tinha conhecimento da epilepsia. Aí o pai contou que ele já passara de morrer afogado ou queimado várias vezes, coitado. No meio daquela crise, o menino se debatendo, o pai desesperado disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. “Se podes?!... comentou Jesus. Tudo é possível para quem tem fé”. Acho que Jesus ficou meio chateado. “Se podes fazer alguma coisa?!”. O pai pediu desculpas: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé!”.

Pode reparar que, em todo milagre de Jesus, ele elogia a fé da pessoa. “A tua fé te salvou”, disse àquela mulher que tocou nas suas vestes. Em Nazaré, sua terra, foi dito que ele não fez ali muita coisa, porque eles não tinham fé. Fé é a abertura do coração para a ação de Deus em nossa vida. É a confiança que depositamos no Senhor. E aquele pai, coitado, tinha fé, mas reconhecia que era pouca. Jesus deu ordem ao espírito mudo e o menino foi libertado. Mais tarde, os discípulos quiseram saber porque eles não conseguiram expulsar o espírito. “Esse tipo só se expulsa pela oração”, disse Jesus.

Esse “Se podes” ficou na sua cabeça, não foi? Chato, aquilo. “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e nos ajuda”. Talvez esse seja o sentimento de muitas pessoas hoje, o que acha? Há quem faça um pedido a Deus sem confiança suficiente nele, sem fé. Pede, mas não tem convicção que o Senhor tem poder para isso, ou que ele vá se interessar por sua causa. Pede, mas, realmente, não espera que Deus o atenda. Tem gente assim, claro que tem. Há quem apele pra um e pra outro, e bata também na porta de Deus, como mais uma tentativa. Esse tipo também demonstra pouca fé, pouca confiança. Desse jeito, sem fé, dificilmente será atendido.

A resposta de Jesus foi forte: “Se podes?! Tudo é possível para quem tem fé”. A Virgem Maria já tinha ouvido uma palavra semelhante. Foi o anjo Gabriel quem lhe disse: “Para Deus, nada é impossível” citando o exemplo de sua prima Izabel, idosa e estéril. Para Deus, nada é impossível!

A fé, com certeza, não é só confiança em Deus. No evangelho de São João, Jesus fala da união com ele como condição para ser atendido pelo Pai. “Se permaneceres em mim, tudo o que pedires ao Pai, ele te concederá”. Então, a fé tem a ver com a nossa união com Jesus, que está tão bem representada no ramo unido à videira. Permanecer em Jesus é estar em comunhão com ele, comunhão de amor, que nos faz realizar a sua palavra de maneira quase natural. Estou pensando no ramo que, mesmo sendo um ramo enxertado, une-se de tal forma à videira, identificando-se com ela, que realiza naturalmente a vocação da videira: dar fruto, produzir uva. Estando assim unidos a Cristo, o que pedirmos ao Pai, em nome de Jesus, ele nos concede.

Se estamos unidos a Cristo, não duvidaremos do que Deus pode fazer, em nome de Jesus, seu filho. Neste sentido, a história da mulher que tocou na roupa de Jesus reforça essa compreensão. Ela não precisou nem falar com Jesus. Estava unida a Jesus pela fé. Jesus elogiou a sua fé.

 

Guardando a mensagem

O pai aflito que estava pedindo a cura do seu filho disse a Jesus: “Se podes fazer alguma coisa, tem piedade e nos socorre”. Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. Deus vem em nosso socorro porque nos ama como filhos, nós que estamos unidos a Cristo. Não cabe dúvida, desconfiança ou mesmo uma relação comercial com o Senhor. A fé abre as portas de nossa vida para acolher a obra do nosso Deus.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
são tantas as nossas necessidades, os dramas que nos envolvem, que precisamos continuamente da tua proteção, da tua graça, do teu favor. Dá-nos, Senhor, que não nos portemos como requerentes estranhos e desconfiados, mas discípulos unidos a ti pela fé, pelo amor, pela docilidade à vontade do Pai. Assim, no que pedirmos ao Pai, em teu nome, seremos atendidos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva sua oração a Jesus, pedindo-lhe para aumentar a sua fé.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

40 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏Aumentai a nossa fé

    ResponderExcluir
  2. Que o espírito santo abençoe todos aqueles que precisam da cura e da fé amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus, eu creio mais aumenta a minha fé!

    ResponderExcluir
  4. Senhor aumenta a minha falta fé 🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Aumenta senhor a minha fé...

    ResponderExcluir
  6. Aumenta senhor a minha fé

    ResponderExcluir
  7. Senhor mesmo ja tendo certeza q o senhor podes fezer o pocivel e o impocivel por cada um d nós, mas t peço aumenta minha fé cada vez mas porquê sou pecadora e sou falha.

    ResponderExcluir
  8. Jesus aumenta a minha Fe
    Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  9. Senhor aumenta minha fé , eu creio que o Senhor é o Deus do impossível. Mesmo tendo um fé pequena vários milagres o Senhor já realizou na minha vida .

    ResponderExcluir
  10. Senhor, aumentai a nossa fé 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Senhor cura minha filha Maísa Rodrigues Ferreira por favor 🙏 e cura e livra meu pai do cti Eresi Martins Silveira

    ResponderExcluir
  12. Jesus eu creio mas aumentai minha fé e a minha confiança em ti ,eu desejo a minha cura ,eu quero que o Senhor faça o seu milagre em mim ,me fortalece nesta caminhada, Jesus o Senho me Salvou .Amém

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Meu Senhor é Meu Deus Eu Creio Mais Aumentai A Minha Fé 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  14. Aumenta senhor a minha fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhorjesus mim abensoe eu meu marido

      Excluir
  15. Senhor dê-se discernimento para crê sempre na tua palavra.

    ResponderExcluir
  16. Sr Jesus fazei aumentar a minha fé

    ResponderExcluir
  17. Sr: jesus sou uma pobre pecadora, mas creio em ti, creio que tudo podes transformar...eu te peço senhor transforma meu coração, o meu pensar. Me ensina a amar-te sempre sobre todas as coisas, e a amar meu irmão como a mim mesmo, creio que cada dia mais aprendi e tento seguir e viver os teus ensinamentos.. por tudo isso te agradeço e te louvo sempre amém.

    ResponderExcluir
  18. Pai todo poderoso eu peço aumenta a minha fé. Em nome do pai do filho e do Espírito Santo AMEM Já

    ResponderExcluir
  19. Eu José Osmar de Altos piaui peço a nosso senhor Jesus Cristo que eu seja perseverante na caminhada de evangelização de Cristo Jesus que a minha fé seja fortalecida Amem

    ResponderExcluir
  20. Aumenta senhor a minha fé

    ResponderExcluir
  21. Jesus aumenta a minha fé!

    ResponderExcluir
  22. .Mei nome é ornillda dó Recife Pernambuco obom dia padre João Carlos sua benção.e padre eu tenho fé mais preciso de mais eu mim vejo a sim pesso a Deus que mim bote fé.que eu preciso amém 🤚🙏 até amanhã se Deus quiser 🙏 sua benção obrigado por.mim manda a meditação todos dias obrigado padre João Carlos

    ResponderExcluir
  23. Bom dia , eu peço senhor eu tenho mas aumenta minha fé , obrigada senhor

    ResponderExcluir
  24. Glória a Vós Senhor!
    Quando somos obedientes e entendemos a importância de orar sem cessar e de crermos que para DEUS não existe impossível, podemos ter a certeza de que mal algum tem efeito na nossa vida, isto é não consegue nos atingir, porque o preço mais alto já foi pago lá na cruz, DEUS Pai todo Poderoso ofereceu e continua oferecendo todos os dias em cada Santa missa Seu único Filho para nos salvar de todo mal, nos libertar de todo pecado, deste modo não seremos reféns do inimigo em momento algum.
    Convictos também que pelo Batismo fomos apresentados ao Espírito Santo que nos fortalece e nos reveste com a marca indelével a da Promessa, vestidos com a armadura do Cristão, assim ungidos com o óleo do bálsamo pela Graça Santificante e pela força e proteção de todos os Sacramentos temos a garantia de que podemos expulsar qualquer tipo de demônio ou de espíritos mau pelo Poder sobrenatural das orações, com a Espada desembainhada que é a Sagrada Escritura, a Santa Bíblia.
    Nada nem ninguém tem mais força do que o Poder de DEUS, porém Ele nos afirma: Precisamos constantemente estar em oração, sintonizados com o Espírito Santo no clamor da oração, no avivamento do Espírito, aumentando cada vez mais nossa intimidade com o Senhor; por isso devemos levar a sério o que Jesus disse: "Quem não está comigo, está contra mim e quem não recolhe comigo, dispersa" !

    ResponderExcluir
  25. Agradeço as intercessões, e ainda peço a Deus que me abençoe com uma porta de trabalho efetivo, que Deus me abençoe com estabilidade financeira para que eu possa manter uma vida digna e honesta no Senhor 🙏🏻

    ResponderExcluir
  26. Maria de Nazaré de Souza Lima20/2/23 10:06

    Senhor eu creio mais aumenta a minha fé 🙏

    ResponderExcluir
  27. Jesus aumenta minha Fé🙏🙌🤲

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Alberto
    Senhor , sinto que a minha Fé e pequena para junto a ti, aumentai pai a minha Fé para contigo, amém

    ResponderExcluir
  29. Senhor eu creio mais almenta a minha fé ea
    fé do meu filho João Lucas.Quero lhe agradecer por já ter recebido curas dos meus
    problemas de saúde eplepicia bipolaridade ansiedade depressão os meusroblemas e
    mais no sistema nervoso.sou Suzana de Chã
    do Carmo.Frei Miguelinho.PE

    ResponderExcluir
  30. Essas são as palavras da Salvação Glória a vós senhor eu creio em ti senhor mas aumentai a minha fé amém gratidão a Deus

    ResponderExcluir
  31. Bom dia a todos e mais uma vez obrigada Padre João Carlos pela sua meditação diária. Peço q Deus nos dê sempre mais fé para que O tenhamos como nosso Protetor em todos os momentos, amém

    ResponderExcluir
  32. Bom dia a todos, o Deus todo poderoso peço que o senhor almeta minha fé. Tenha misericórdia de todos nós, amém

    ResponderExcluir
  33. Toda palavra expressada pela boca tem poder, mas o poder verdadeiro acontece, quando fazemos por inteiro: corpo, mente e coração. A presença física é a menos importante, mas a presença espiritual é a mais severa.
    Jesus fazia curas sem toca-los, mas espiritualmente estava presente.
    Então façamos mais força telepática e menos física. Temos que crer mais no que não vemos e sentimos do que ao contrário.
    A mente nos permite fazer e estar onde queremos. Tenhamos crença.

    ResponderExcluir
  34. Padre muito obrigada pela meditação tenho muita fé

    ResponderExcluir
  35. Pai de infinita bondade, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Todavia, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da oração, da fé, da sabedoria, da inteligência, da bondade, da prudência, da ciência e da eternidade. Me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude viver os VOSSOS mandamentos. Me ajude ter o santo temor. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  36. Deus Almentai a minha Fé🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Jesus Cristo te pesso que nunca me deixe fraqiejar na Fé em ti em teus mandamentos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  37. Senhor, eu creio mas aumenta a minha fé.

    ResponderExcluir
  38. quero cancelar as mensagens enviadas para compra de imóveis

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS