PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ter um coração manso como o de Jesus

Ter um coração manso como o de Jesus




19 de fevereiro de 2023

7‘ Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO

Mt 5,38-48

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”


MEDITAÇÃO 

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

Toda a história do antigo povo de Deus, suas leis, suas normas de comportamento, com a vinda de Jesus tudo ganhou mais luz, mais perfeição. No Sermão da Montanha, Jesus, como um novo Moisés, comunica a Lei ao seu povo. Ele não veio para acabar com a Lei antiga, mas para levá-la à perfeição, para aprimorá-la. A lei do Reino de Deus pauta-se pela misericórdia, pelo amor.

No texto de hoje, ele corrige a Lei do Talião. A Lei do Talião, como está no Livro do Levítico, já era um grande avanço, porque disciplinava a reação às agressões. Não permitia o excesso. Era o mínimo de qualquer povo civilizado. Está escrito no Livro do Levítico: vida por vida, fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que causar a alguém será a sua paga, na mesma moeda, na mesma medida. Bateu, levou. Matou, morreu. É o nível humano, disciplinando a vingança, para a vingança não sair maior do que a ofensa. Essa legislação foi já um grande avanço para o povo do Antigo Testamento.

Com Jesus, o homem redimido pela graça pode fazer muito mais do que isso. Pode reagir com maior controle, com mais caridade, pode vencer, em si próprio, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. O homem renascido pela graça pode ser mais generoso, como Deus foi para com ele; ser misericordioso, como Deus foi com ele. Pode, na graça de Deus que o regenerou, oferecer o perdão, em vez da vingança.

Olha o que Jesus disse: “Não enfrentem quem é malvado”. Rebater à violência com a violência é alimentar a espiral suicida da violência. A lei de Moisés impunha um controle sobre a medida da vingança, para ninguém se exceder fora da conta. Com Moisés, quem foi ofendido tem o direito de responder com a mesma moeda. Não mais. Com Jesus, nem isso. Quem foi ofendido, não se vinga de jeito nenhum. Não responde com a mesma moeda. Não parte para a violência. Nada de "olho por olho, dente por dente". Não só não parte para a violência, mas procura ser humilde e generoso para restabelecer a fraternidade. Não somente não se vinga, mas também não fecha as portas para o agressor. Assim, até se arrisca a receber outra pancada, outra traição, outra ofensa. "Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!". Fácil, não é.


Guardando a mensagem

Oferecer a face esquerda ao agressor. Foi Jesus mesmo que em primeiro lugar realizou isso. Sua cruz foi isso! Nós o esbofeteamos, mas ele pediu ao Pai que nos perdoasse. Nós o crucificamos e, no entanto, ele nos reconciliou com Deus. O mandamento dele é ‘vingança não’ (aquele negócio de olho por olho) e nem voltar as costas a quem nos ofende. Agora a nova lei nos manda ser fraternos a toda prova. Nada de vingança. Nada de reações violentas. Permanecer desarmado, enfrentando a ofensa dos irmãos com humildade e pronto para o perdão. Não alimentar a violência.

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, estás nos ensinando a agir com mansidão, não com violência. Deste o exemplo: ferido e violentado pelos soldados de Pilatos, te comportaste como um cordeiro levado ao matadouro. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu. Dá-nos vencer a espiral da violência, quebrando a resposta violenta que só a alimenta. Ensina-nos, Senhor, a não querermos fazer justiça com as nossas próprias mãos. Sustenta-nos com os dons da fortaleza e da não-violência. Tu és, Senhor, o nosso modelo de vida, o nosso Mestre. Abençoa, Senhor, nossas famílias, ajudando-nos a não embarcar no clima de desrespeito e violência que o carnaval estimula. Seja honesta a nossa diversão, verdadeira a nossa alegria. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesse assunto da paciência, da disposição para a reconciliação, da mansidão, há alguma coisa a consertar na sua vida? Se puder, escreva alguma coisa sobre isso no seu diário espiritual (ou no seu caderno de anotações).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Assim seja, que na vida e no carnaval possamos ser humilde de coração, como Deus nos ensinou

    ResponderExcluir
  2. Padre,eu sou graca, tenho aconpanhado a palavra de Deus todos os dias,estrou enfrentando um problema na minha vida

    ResponderExcluir
  3. Padre , tenho muita dificuldade em dar o perdão. Não desejo mal porém afasto da pessoa e fico remoendo a situação.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia oadre, Deus abençoe seu dia , peço pela minha família que afaste do mal de nós e nos proteja da cilada da vida , amém, obrigada senhor

    ResponderExcluir
  5. Padre sua pregação me faz sentir com os pés no chão, fortalecido assim na fé para está buscando cada vez mais está na presença de nosso Senhor Jesus Cristo nosso salvador

    ResponderExcluir
  6. Pe.Peco' a Deus q me faça perdoar os que me feriram a ponto de adoecer até hoje e isso faz muito tempo.Perdoo c palavras mentirosas mas meu coração 💓 foi a anos.Adoeci a mais de 30 anos talvez seja isso q não consigo perdoar.Titaram minha saúde do corpo e da alma.Ja fiz de tudo mas o perdão não acontece para q eu tenha de volta minha saúde física e ocipnal.Ja fiz todos os tratamentos com médicos e com a religião mas a CURA AINDA não veio e sofro muito com meus problemas.Tomo muitos medicamentos para não sucumbir maldades dos outros.O q fazer padre para q o perdão aconteça.Ja roguei implorei a Deus e a meus santos mas nada acontece.Deus Cirame .Rs o único com esse poder Eu Creio.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Entendemos que Jesus passou este conselho dizendo não enfrenteis o mal de frente, porque se parar para pensarmos no sentido, quando passamos por qualquer que seja a situação, o desafio, ou o problema e tentamos resolver da nossa forma com a cabeça quente, usando o orgulho a força a justiça humana só pioramos mais ainda a situação, enquanto quando reagimos com paciência e humildade reconhecendo que sozinho não somos nada e entregamos nas mãos do Pai o que não está ao nosso entendimento tudo se resolve da melhor forma possível, claro na justiça e no tempo de DEUS.
    Porquê, mesmo o indivíduo com coração hoje maldoso ou desviado é amado por DEUS, pois é nosso irmão também, só o momento de sua vida que está desgovernado, más nasceu bom e pode se converter em tempo, basta encontrar a direção, o caminho, e muitas vezes seremos nós nas nossas respostas que DEUS usa para mostrar o caminho, com nosso exemplo de autenticidade Cristã, por isso que não podemos julgar e nem condenar, devemos agir com misericórdia, com piedade, perdoando e amando seja quem for e rezar até para quem tenta nos prejudicar, este deve ser nosso agir, nossa resposta, ao contrário da lógica do mundo, devemos viver o novo mandamento de Cristo, amai vos uns aos outros como Vos tenho amado, assim em todos os momentos temos que perdoar e amar buscando sempre ser seguidores de Cristo,.

    ResponderExcluir
  8. Bom.dia paz.bem ame esamesaja amar desu a cima de tudo..

    ResponderExcluir
  9. Um domingo abençoado a todos nós. Muito obrigada padre João Carlos por nos fazer entender sempre mais a palavra de Deus amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre! Sua benção. Pe vc não imagina o tanto que suas mensagens reflexivas tem me iluminado na caminhada cristã. Que o Espírito Santo te ilumine sempre mais a transmitir a Palavra . Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós senhor 🙏 ter um coração monso como de Jesus Ci alguém de um tapa na sua frase ofereça a outra minha gratidão por tudo minha benção padre João Carlos gratidão fica com Deus

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos sus Benção 🙌🏻 os mandamentos de Jesus Cristo são especiais. Confesso que sempre fui católico mais não muito patricante, porém devido a situações que me exigiam ser explosivo/agressivo, precisei me aprofundar um pouco nas coisas de Deus. Ao ler a Bíblia Sagrada e rezar meu Terços Jesus Cristo me diz através de São Bento que não entro nas disputa para ter e ser a verdade. O que entes eu enfrentava, hoje Silêncio e rezo. Faço minhas intenções. Encontrei minha PAZ 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Deus obrigado por tudo em minha Vida🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre quero ter mais paciência com meus filhos e meu esposo e abençoe a minha família.

      Excluir
  14. Boa Noite pe. João Carlos sou Terezinha de Jesus de Belém do Pará. Se perdoamos recebemos perdão, essa é a verdade que nos deve motivar que nós precisarmos perdoar alguém. Se realmente começarmos a entender e compreender o que Jesus fez na cruz por nós, o perdão fugirá em nossos corações com mais facilidade . Sua benção pe. João Carlos adoro ouvir suas palavras do evangelho. Tenha uma santa e abençoada semana.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre sinto me bem com as orações você está sempre me ajudando

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado pela palavra

    ResponderExcluir
  17. Louvado seja aquele que nos e nos fortalece!

    ResponderExcluir
  18. sidnaldocosta142@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Jesus Cristo e o nosso Deus poderoso,aqui na terra é no universo, o verdadeiro Deus poderoso.??

    ResponderExcluir
  20. Publicações de sidnaldo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS