21 de janeiro de 2023
Memória de Santa Inês, virgem e mártir
EVANGELHO
Mc 3,20-21
Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
MEDITAÇÃO
Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).
Texto curto, o de hoje. Mas, uma dúvida: os parentes de Jesus conseguiram se integrar ao Movimento dele? O texto conta que ele voltou para casa, com os discípulos. Entende-se: depois de andanças por vários povoados da Galileia, retorna a Cafarnaum, onde tinha passado a residir, desde a prisão de João Batista. E ainda está em nossa memória aquele sábado em Cafarnaum, em que libertou um homem na sinagoga, levantou a sogra de Pedro e curou muita gente que se juntou à porta da casa. Assim, logo que se soube que ele tinha chegado, não parou de chegar gente. Por isso, relata o evangelista, eles nem sequer podiam comer. Realmente, uma coisa extraordinária. Extraordinária, mas preocupante.
Os parentes de Jesus moravam em Nazaré, a menos de 50 km de Cafarnaum. Nazaré era uma vila mais pacata, menorzinha. Cafarnaum já era mais movimentada, à beira do mar da Galileia, às margens de uma grande estrada. Claro, 50 km a pé ou puxando um jumento bem que é longe. Mas, as notícias corriam rápido. E logo em Nazaré, chegou a notícia do que estava acontecendo com Jesus: multidões acorrendo para ouvi-lo ou para serem curadas de suas doenças. E eles sem tempo nem mais para comer.
Podemos imaginar facilmente. As famílias eram numerosas e os filhos casados moravam junto dos pais. Assim, em Nazaré, onde Maria residia, moravam também os tios de Jesus e seus primos, a turma da idade dele com quem ele tinha se criado, àquela altura com certeza, todos já casados. Claro, você lembra, a palavra primo não existia naquelas bandas, primos eram chamados de irmãos. As notícias que corriam chegaram aos ouvidos dos seus parentes. Eles ficaram preocupados. Jesus era um carpinteiro, uma pessoa com uma profissão, conhecido na comunidade. Tinha se lançado mundo afora, andara participando dos encontros de João Batista e, agora, estava pregando nas Sinagogas... até aí, mesmo com dificuldade, dava pra entender. Mas, andar assim assediado por tanta gente, curando os doentes, enfrentando demônios... sem tempo nem para comer; e metido com pescadores e outras pessoas pouco recomendáveis... Os parentes tiraram uma conclusão: ‘Ele está fora de si, endoidou. Temos que protegê-lo, vamos busca-lo, nem que seja à força’.
A primeira oposição a Jesus foi a dos seus próprios parentes. Eles tiveram dificuldade para compreender o comportamento de Jesus e para se integrar na grande comunidade de seguidores que estava se formando ao seu redor. A partir de sua experiência com sua família, Jesus nos deixou preciosos ensinamentos. Um deles é este: Só quem faz a vontade de Deus é seu verdadeiro parente. Outro ensinamento foi este: É preciso amar mais a ele do que à própria família (pai, mãe, mulher, marido, filhos). É esse amor pelo Mestre que explica a nossa escolha por ele, mesmo se a família não apoiar ou não estiver de acordo. Sua família pode ser uma força no seu caminho de fé. Se for assim, dê graças a Deus! Mas, pode ser também que sua família chegue a fazer oposição, seja um elemento dificultador para sua opção de fé. Nesse caso, sem faltar com o amor à sua família, ame mais a Jesus e escolha, antes de tudo, o seu evangelho. E trabalhe para levar sua família a Jesus.
Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
quando ensinaste os teus discípulos a rezar, nos entregaste a bela oração do Pai Nosso. Assim, aprendemos contigo a desejar de todo coração fazer a vontade do Pai e a nos empenhar com todas as forças para que sua vontade se realize entre nós. Rezamos contigo: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fieis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Escolha uma boa hora para rezar, hoje, com calma, o PAI NOSSO... ofereça-o por sua família.
Comunicando
Amanhã, terceiro domingo do tempo comum, é o Domingo da Palavra de Deus. A nossa Rádio Amanhecer transmite a Missa dominical às 10 e às 17 horas. Neste domingo, celebro nestes dois horários. Para nos acompanhar, é só baixar o aplicativo Rádio Amanhecer no seu celular.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Como é bom acordar já nos alimentando da palavra de Deus, que essas palavras perdoe os meus pecados 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre gratidão por me manda a meditação da palavra e um alimento pra minha alma um abençoado final de semana para o senhor e sua equipe
ResponderExcluirTodo santo dia compartilhor esse lindo evangelho
ResponderExcluirMeu dia fica melhor com a bencao do pai e da nossa mãe Maria amem
Bom dia, um abençoado sabado a tod@s
ResponderExcluirParabéns pela evangelização diuturna.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção aqui quem fala e ornillda de Recife Pernambuco oração vou sim reza . Pará minha família e para sua família também e Pará o senhor 🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus e Nossa Senhora, nos proteja de todo mal, peço pela minha saúde e orientação e pela minha família. Amém 🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João, sou do estado de São Paulo e recebo sua maravilhosa e abençoada homilia de uma amiga de Rondônia, é uma verdadeira catequese, alimentar da palavra de Deus é o melhor momento do meu dia.
ResponderExcluirAgradeço ao pai ao filho ao Espírito Santo por mim levantar mais um dia amém
ResponderExcluirBom Dia! O Evangelho que o Sr explica, consigo guardar no coração e entender melhor ! Obrigada !
ResponderExcluirBom dia. Padre João Carlos obrigada pelo a meditação, como fico fortalecida com os seus encinamentos
ResponderExcluirPrimeiro alimento do dia, a palavra, segundo evangelista Marcos 3, 20-21, gloria vós Senhor. Amém. Maceió - AL Eduardo Amorim.
ResponderExcluirBom dia vou tentar conseguiracompanhar este evangelho góstei muito sou de Porto real estado dorio
ResponderExcluirObrigada Padre, pelas palavras de luz, logo cedo! Como é bom sentir o amor de Deus em nossas vidas. Essas palavras nos inspiram e é muito bom ser inspirado pela palavra de Deus no início do dia, pois, o dia torna-se mais abençoado 🙏🏼
ResponderExcluirLindas palavras Padre e que nos sirva como exemplo de ser seguidor de Jesus, e amar mais do que tudo na vida...
ResponderExcluirParabéns Padre João Carlos, é extremamente prazeroso todos os dias receber vossas mensagens, elas nos alimentam espiritualmente e aumentam nossa fé.
ResponderExcluirComo eu faço pra receber ?
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos e que Deus o ilumine sempre. Um bom dia a todos e q Deus nos abençoe a todos
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos!
ResponderExcluirPaz e bem a sua benção
Falo de Parnaíba Piauí
Sou muito grata de participar do evangelho do dia.
Bom dia!
ResponderExcluirDeus seja louvado 🙏
ResponderExcluirBom dia pe joão Catlos a sua bênção!
ResponderExcluirNão lhe conheco pessoalmente.
Um amiga envou o Sto Evangelho de hoje.
E a homilia maravilhosa.
Obrigada pela palavra que o Senhor nós trás todos os dias e que também mandamos os nossos contacto
ResponderExcluirLouvo e agradeço por tudo
Que o Senhor continue a derramar chuva de benção neste lindo ministério de servir a Deus
Ó Deus, luz do ser humano, eu LHE agradeço pela vida de todos os sacerdotes. No entanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do serviço, do amor, da santificação, da perfeição, da fé, da purificação, da redenção e da virtude. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirBoa Noite pe. João Carlos eu sou a Terezinha de Belém do Pará . Eu lhe agradeço pelas meditações que recebo todos os dias , como é bom ouvir essas belas palavras que nos fortalece espiritualmente .
ResponderExcluirUm grande abraço pe. João Carlos e que Deus lhe abençoe sempre.