20 de janeiro de 2023
Sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum
Dia de São Sebastião, mártir
EVANGELHO
Mc 3,13-19
Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
MEDITAÇÃO
Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar (Mc 3, 14)
Meditamos, ontem, como Jesus começou a estabelecer um novo momento no seu ministério, ao pedir uma barca e afastar-se um pouco da multidão que o comprimia, ali à beira mar. Àquele povo movido pela busca de curas e milagres, ele respondeu com a pregação do evangelho. O evangelho comunica o propósito de Deus, a sua vontade. Bem-aventurado o que ouve e pratica a Palavra do Senhor. A barca de Pedro é já uma representação da Igreja, realizando sua missão no mundo (o mundo, você lembra, está representado pelo mar).
Não sei se você leu o sonho de Dom Bosco com a Grande Barca que é a Igreja e como, numa feroz perseguição no mar, isto é no mundo, ela encontrou segurança atracando no meio de duas colunas, a Celebração da Eucaristia e a Devoção à Virgem Maria (Se não leu, dê uma olhadinha no texto da Meditação de ontem).
A cena de hoje, no evangelho, é o que segue após o encontro com o povo à beira mar. Jesus sobe o monte e chama alguns. E escolhe doze para que fiquem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. É o que está no evangelho de Marcos.
Designou doze. Doze é o número do povo de Deus organizado. Israel tinha doze tribos. Estas se organizaram, simbolicamente, em torno de doze patriarcas, os filhos de Jacó. Doze são também os Juízes do Antigo Testamento, bem como os profetas maiores. Doze, então, é o número da organização, da liderança. Parece que o trabalho de Jesus começa a ter um novo nível de organização, com essa escolha dos doze. O seu grupo mais próximo, com quem ele vai peregrinar habitualmente e a quem vai dedicar uma maior atenção à sua formação, é formado por doze lideranças. Eles serão a referência para todos os seus discípulos, seus seguidores.
Escolheu doze para ficar com ele e para enviá-los a pregar. Ficar com ele é a condição de discípulos, dos que estão aprendendo sobre o Reino de Deus. Serem enviados a pregar é a condição de missionários, de apóstolos. Em seu nome, eles vão dar continuidade à missão. Ter escolhido doze não quer dizer que não havia outras lideranças reconhecidas. Certamente, havia. As mulheres, por exemplo, que também eram discípulas, tinham suas funções no grupo e, mais tarde, tiveram um papel muito importante no testemunho da ressurreição e na formação das comunidades.
Certamente, a escolha não agradou todo mundo. Alguém não foi escolhido e ficou meio emburrado. Alguém pode ter considerado a escolha um tanto equivocada e com razão (Judas Iscariotes, por exemplo, não parece ter sido uma boa escolha). Mas, quando Jesus não estava mais presente fisicamente, depois de sua ressurreição e ascensão, foram esses líderes que, mesmo tateando, mas com a força do Espírito Santo, sustentaram o testemunho sobre o Messias e espalharam o seu evangelho pelos quatro cantos.
Guardando a mensagem
Jesus estava conduzindo o povo de Deus para um novo momento de organização. A escolha dos doze é um sinal do seu trabalho de restauração do povo de Deus. Com a escolha dos doze, estão lançadas as bases de organização da igreja cristã. É por isso que dizemos que a Igreja é apostólica, porque ela nasce do testemunho, do ensinamento e da liderança dos apóstolos que Jesus escolheu e formou. Os bispos da Igreja são os apóstolos de hoje, aqueles que o Senhor escolheu e lhes deu participação na sua autoridade. Na atuação dos apóstolos de ontem ou de hoje, independentemente de suas fraquezas ou virtudes, vemos o Bom Pastor Jesus que nos ensina, nos abençoa e nos conduz, na força do seu Santo Espírito.
Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar (Mc 3, 14)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
chamaste os doze, pessoalmente. Eles seguiam sempre contigo. Tu tinhas o cuidado de explicar-lhes as parábolas, as coisas do Reino. E eles te acompanhavam com toda boa vontade. Mas eram fracos como nós e te deram muita dor de cabeça. Na hora da paixão mesmo, houve quem dissesse até que não te conhecia, além daquele que te traiu. Mas, tu não desististe deles, nem os desautorizaste. Tu, Senhor, conheces a nossa fraqueza e, ainda assim, confias em nós. É o mistério de tua encarnação. Hoje, Senhor, queremos te pedir, de maneira muito especial, pelos nossos líderes, nossos diáconos, padres e bispos e pelo Papa, o bispo da Igreja em Roma e referência de unidade para todo o teu povo santo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze pelas vocações, para que o Senhor da Messe não deixe faltar operários à sua Igreja: lideranças leigas, religiosos e consagrados, diáconos, padres, bispos.
Comunicando
Domingo que vem - Domingo da Palavra de Deus - , celebro a Santa Missa na Basílica Salesiana do Sagrado Coração de Jesus, no Recife, nos horários de 07 e 10 horas, com transmissão pela Rádio Amanhecer. Neste mesmo domingo, à noite, faço show na cidade de Itaquitinga, nos festejos de São Sebastião.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirImaginemos a alegria dos 12 escolhidos naquele tempo, ao mesmo tempo paramos para pensar na responsabilidade e na determinada decisão que cada um assumia a partir daquele momento, deixar tudo do mundo e seguir somente os conceitos e os ensinamentos de Jesus.
Ainda hoje Ele nos faz o mesmo convite, que fez aos doze apóstolos, da mesma forma, afirmo que ainda é uma responsabilidade muito grande, porquê sabemos que não existe meio cristão, a isso eu faço eu aceito, aquilo, este eu não pratico ou faço mais ou menos.
Não, desculpem a minha sinceridade más, ou somos Cristãos verdadeiros e autênticos, seguidores de Cristo assumindo o nosso discipulado, ou não somos.
Claro, somos todos pecadores, falhos e imperfeitos, más a cada segundo precisamos estar nos esforçando para sermos melhores de coração, muitas vezes caímos más temos que levantar, temos que ter um ideal, um objetivo, uma perspectiva profética, ou seja:
Temos que ser sal da terra e luz para o mundo, e só conseguiremos isto evangelizando, pregando, testemunhando e nos permitindo sermos evangelizados, colocando DEUS em primeiro lugar nas nossas vidas e priorizando as coisas do alto, melhor dizendo, escolhendo as coisas edificantes da eternidade e deixando as passageiras da carne, só assim estaremos assumindo essa missão de fé, e seremos conduzidos e protegidos junto ao Espírito Santo de DEUS até a salvação,.
S. Sebastião, rogai por nós! Dá-nos força e coragem pra vencer os desafios diários. Amém!
ResponderExcluirSão, Sebastião, rogai, por nós, amém 🙏🙏
ExcluirQue a misericórdia de Deus caia sobre o mundo e abençoe todas as famílias, que Deus te abençoe muito Padre João Carlos 🙌🏼🙏🏼
ResponderExcluirAmém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌
ResponderExcluirJesus, Deus e Senhor nosso, dai-nos a graça de vivermos e fazermos Tua Santíssima vontade. Fortalece-nos com Teu Santo Espírito e não nos deixa sucumbir em meio às tempestades desse mundo pagão e tenebroso.
ResponderExcluir🙏 Bom dia padre João Carlos, sua benção
ResponderExcluirSenhor Jesus, no início deste dia, me coloco em tuas mãos, coloco os meus filhos em tuas mãos, coloco principalmente em tuas mãos o DENNER BRITO DA SILVA Senhor Jesus coloca tuas mãos benditas ensanguentadas abertas sobre o Denner Brito da Silva neste momento AMÉM.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção 🙏
ResponderExcluirAmém 🙏🙌
ResponderExcluirsão Sebastião oras por dos bois amém meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos pela meditação diária q tanto nos ajuda. Muita gratidão ao nosso Deus, q Ele nós abençoe a todos amém
ResponderExcluirPai do Céu, eu LHE agradeço pela vida de São Sebastião. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do apostolado, do conhecimento, da misericórdia, da aliança, da libertação, da evangelização, da fidelidade e das leis. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirSão Sebastião nos abençoe e nos proteja. São Sebastião rogai por nós.
ResponderExcluir