PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Domingo da Palavra de Deus

O Domingo da Palavra de Deus




22 de janeiro de 2023

3º Domingo do Tempo Comum

Domingo da Palavra de Deus



EVANGELHO


Mt 4,12-23.

12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.
18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram.
21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.


MEDITAÇÃO


Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo (Mt 4, 23)

Neste terceiro Domingo do Tempo Comum, estamos celebrando o Domingo da Palavra de Deus. Além do mês da Bíblia, em setembro, e o Dia da Bíblia em 30 de setembro, temos também o Domingo da Palavra de Deus. Neste ano, o tema é 
"Nós vos anunciamos o que vimos" (1 Jo 1,3).

O evangelho de hoje - Mateus 4 - nos conta como Jesus, ao saber da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum e começou a pregar o Reino de Deus. Os primeiros seguidores eram pescadores e Jesus os convidou a pescarem gente, com ele. O texto do evangelho de hoje termina com um pequeno resumo da atividade de Jesus: ele andava por toda a Galileia, ensinando, pregando, curando.

Podemos, hoje, manter o foco nessa atividade de Jesus: a pregação. Lemos no v. 17: “Daí em diante, Jesus começou a pregar dizendo: Convertam-se, porque o reino dos céus está próximo”. Então, em sua pregação, Jesus convocava à conversão, à mudança de vida, em vista do reino que estava próximo. No v. 23, lemos: “Jesus andava por toda a Galileia, ensinado em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”. Então, pregava o evangelho do reino e, em realização de sua pregação, curava o povo de suas enfermidades. Assim, o reino ficava bem compreendido como intervenção salvadora de Deus. Na 1a. carta aos Coríntios, Paulo escreveu: “De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa-nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória para não privar a cruz de Cristo de sua força própria”. Então, é verdade, nas leituras de hoje, podemos ter um foco especial na pregação de Jesus.

Ao que parece, Jesus não pregava apenas repetindo as palavras dos pergaminhos, dos livros santos. Bom, em Nazaré, como certamente em todas as Sinagogas, o vemos partir da leitura dos textos sagrados. Mas, a novidade era a atualização que ele fazia daquelas palavras. Em Nazaré, por exemplo, ele disse: “Hoje se cumpriram as palavras que vocês acabaram de ouvir’’. Essa era a novidade de Jesus. Ele anunciava uma palavra viva, cheia de sentido para a vida dos seus ouvintes. Não era um repetidor dos escritos e da tradição, carregando o povo de obrigações com a Lei, como os fariseus. Nele, aquelas palavras se realizavam. Por ele, as antigas promessas tornavam-se vida. Pela sua pregação, as pessoas compreendiam a Palavra como manifestação do amor misericordioso de Deus. Por isso, se admiravam como ele falava com autoridade, não como os escribas.

O Papa Francisco, em 2019, escreveu uma Carta Apostólica marcando o terceiro Domingo do Tempo Comum para a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Nessa Carta, ele chamou a atenção para o fato do Espírito Santo tornar viva e atual a palavra escrita. Escreveu ele: “Para alcançar a finalidade salvífica, a Sagrada Escritura, sob a ação do Espírito Santo, transforma em Palavra de Deus a palavra dos homens escrita à maneira humana. O papel do Espírito Santo na Sagrada Escritura é fundamental. Sem a sua ação, estaria sempre iminente o risco de ficarmos fechados apenas no texto escrito, facilitando uma interpretação fundamentalista, da qual é necessário manter-se longe para não trair o caráter inspirado, dinâmico e espiritual que o texto possui.» (Carta apostólica do Papa Francisco “Aperuit illis”, sobre o Domingo da Palavra de Deus).




Guardando a mensagem

Estamos no Domingo da Palavra de Deus. Jesus, ao iniciar sua missão, começou a pregar a conversão, em vista do reino que estava chegando. Andava pelas sinagogas da Galileia, pregando o evangelho do reino e curando as enfermidades do povo. São Paulo afirmou que Cristo o mandou pregar a boa-nova da salvação. O conteúdo da pregação é o anúncio do reino de Deus que chegou, com Jesus, como reconciliação, vida plena, perdão, salvação. O povo distinguia claramente a pregação de Jesus da pregação dos fariseus. Jesus, com os textos e a tradição da fé do seu povo, comunicava o tempo novo que estava chegando, pela misericórdia de Deus. Os fariseus, repetindo as normas e os mandamentos dos livros ou da tradição, colocavam pesadas cargas nas costas do povo. O Espírito Santo é quem vivifica a Palavra. Ele, que inspirou os autores sagrados, continua inspirando a Igreja e os seus filhos a compreenderem e a acolherem a mensagem divina para as suas vidas. O Espírito Santo continua nos ajudando a acolher a Palavra da Salvação, particularmente na pregação litúrgica e na leitura orante da palavra de Deus (a lectio divina).

Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo (Mt 4, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estamos felizes por estar celebrando hoje o Domingo da Palavra de Deus. Tu és o Cristo, o ungido pelo Espírito Santo para a missão. Assim, não és apenas um grande pregador da Palavra de Deus, mas tu és a própria Palavra, o Verbo feito carne. Dá-nos, Senhor, o teu Santo Espírito para compreendermos as Escrituras e para te conhecer e amar ainda mais. O Papa Francisco falou pra gente ter mais confiança na ação do Espírito. Ele continua a realizar a sua inspiração quando a Igreja ensina a Sagrada Escritura, quando o Magistério a interpreta de forma autêntica e quando cada um de nós faz dela a sua norma espiritual. Senhor, livra-nos do fundamentalismo, que interpreta tudo ao pé da letra, sem o discernimento do Espírito e da inteligência humana. E não deixes viver indiferentes às tuas abençoadas palavras com que nos conduzes como bom pastor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Ponha a sua Bíblia, hoje, em destaque, na sua casa. Nela, leia o evangelho de hoje: Mateus 4, 12-23.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Obrigada pela palavra que nos vivifica...abençoado dia do Senhor🙏 Paz e Bem🙏

    ResponderExcluir
  2. Amém, obrigado pelas palavras de salvação

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem a todos

    ResponderExcluir
  4. Amémm, Deus abençoe, bom domingo

    ResponderExcluir
  5. Amei ler a palavra amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Jesus mesmo sabendo que João fora preso, continua pregando o Evangelho, ensinando e espalhando a Palavra Sagrada, curando as enfermidades de todos, porque sabia que estava protegido por DEUS Pai todo Poderoso.
    Precisamos ter a mesma vontade, mesma determinação de anunciar a Boa notícia, tanto é que neste início da pregação de Jesus, Ele chama os quatro discípulos primeiros os pescadores, pois o número 4 significa totalidade, significando que somos todos chamados a deixar tudo que sabemos não agradar a DEUS para assumir apressadamente nossa missão, nosso discipulado como pescadores de homens, porque muitos ainda vivem como pagãos e se encontram na escuridão, necessitam encontrar a Luz que desde o Antigo Testamento o Profeta Isaías já revelava, assim ter a confiança e a esperança em DEUS, então aclamamos:
    Senhor nós cremos mas aumentai a nossa fé, manda o Vosso Espírito Santo, ai de nós se não evangelizarmos,.

    ResponderExcluir
  7. Deus seja louvado , Bom dia padre e a todos os irmãos .

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre João Carlos pelas palavras sempre esclarecedoras. Um domingo abençoado a todos nós amém

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo evangelho todos os dias.. abraços padre e minha bença 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Pesso pela saúde e libertação de Dona Demas q está internada estado gravíssimo no hospital São José de Jaraguá do sul

    ResponderExcluir
  11. Deus da esperança, eu LHE agradeço por ser batizado. Entretanto, me ajude seguir o caminho do profetismo, do discipulado, da luz, da alegria, da união, da felicidade, da humildade, da conversão, da cura, da evangelização e da fraternidade. Me ajude fugir do pecado e do orgulho. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude falar com sabedoria. Me ajude vencer o sofrimento e a opressão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre por nós envia a reflexão do evangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela a meditação de hoje

    ResponderExcluir
  14. Que Jesus abencoe nossa famila e nossa semana!!Bom dia!!🙏💕

    ResponderExcluir
  15. Deus abencoe a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos e muito obrigado pelos ensinamentos, como às pessoas ama receber a palavra de Deus, tem gente que vêm agradecer e fala que essa meditação ajuda Ela no dia dia, que maravilha. Que Deus continue iluminando seus caminhos Padre João Carlos. Gratidão sempre pela meditação.🤝🙏🙏🙋

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS