PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Aprendendo com Jesus e com João: somos servidores dos irnãos

Aprendendo com Jesus e com João: somos servidores dos irnãos




06 de janeiro de 2023

Tempo do Natal antes da Epifania


EVANGELHO

Mc 1,7-11

Naquele tempo, 7João pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.



MEDITAÇÃO


Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias (Mc 1,8)

No calendário popular, hoje, 06 de janeiro, é Dia de Reis, a comemoração da visita dos Magos a Belém. No calendário litúrgico da Igreja no Brasil, esta festa, chamada de Epifania, ficou para domingo que vem. Epifania é a manifestação de Jesus como salvador de toda a humanidade. É o que contemplamos na visita dos Magos do Oriente ao Menino Jesus. 

O evangelho de São Marcos, lido hoje, apresenta Jesus que vai se batizar com o profeta João, no Rio Jordão. Quando Jesus saiu das águas, o céu se abriu e desceu sobre ele o Espírito Santo. E ouviu-se uma voz do céu confirmando que ele era o Filho Amado.

João Batista tinha dito que, depois dele, viria alguém mais forte do que ele. Só de prever o encontro com Jesus, João declarou não ser digno nem de se abaixar para desamarrar as suas sandálias. Lavar os pés do seu senhor era o serviço do servo, do criado. João estava dizendo que não se sentia digno desse serviço, tão elevado era o Messias que ele estava anunciando.

João mostrou-se muito humilde. Mas, Jesus foi mais longe ainda. Você se lembra da cena do lava-pés? Jesus levantou-se, tirou o manto, cingiu-se com uma toalha, abaixou-se e foi lavar os pés dos seus discípulos. Uma cena muito forte. Jesus, o Senhor, faz o papel de servo, de criado, lavando os pés dos seus subordinados. Mesmo Pedro estranhou aquilo e não queria que Jesus lavasse os seus pés.

O gesto de Jesus de lavar os pés dos seus discípulos sublinha o modo como ele exerceu a sua missão: abaixando-se ao assumir nossa condição humana, servindo, lavando-nos os pés, purificando-nos do pecado, tomando o nosso lugar na cruz.

Jesus abaixou-se para nos encontrar em nossa pequenez, em nossa humanidade. Ele fez-se servo. Ele nos lavou com o derramamento do seu Santo Espírito. Respondamos a esse amor com um amor sincero, mesmo sabendo que não somos dignos nem de sermos seus servos, de nos abaixarmos para desamarrar as sandálias dos seus pés.


Guardando a mensagem

Meditamos, hoje, sobre o amor de Jesus que se manifestou em vir a nós, com tanta humildade, colocando-se na fila dos pecadores, para receber o batismo de João. Assim, já vamos nos preparando para celebrar a Epifania do Senhor, a sua manifestação como salvador de toda a humanidade. É a mensagem da história da visita dos Magos que vamos celebrar domingo que vem. 
Ele fez-se servo obediente, como disse o profeta Isaías. São Paulo também falou dessa condição de Jesus, na carta aos Filipenses: ele foi servo obediente até à morte de cruz.
 O nosso amor a Cristo nos leva à sua imitação. Assim, amemos de verdade os nossos irmãos, como o Senhor nos ama. Nós somos também servidores dos nossos irmãos. 

Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar as suas sandálias (Mc 1,8)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
mostraste grande humildade indo se batizar com João Batista. João, sabendo de tua grandeza, achou que não era digno nem de se abaixar para desamarrar as tuas sandálias. E nós ficamos lembrando que toda a tua missão foi essa de servo, de servidor, lavando os nossos pés, com grande amor e humildade. Tu nos purificaste com o sacrifício de tua cruz. Nós nos damos conta que esse é o caminho que precisamos trilhar, à tua imitação. Dá-nos, Senhor, a graça de sermos também servidores dos irmãos, testemunhando nossa comunhão contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Em preparação da celebração deste domingo, a Festa da Epifania do Senhor, adiante a leitura do evangelho: Mateus 2,1-12.

Comunicando

Domingo próximo, Festa da Epifania, celebro a Santa Missa das 17 horas, na Igreja de Pontas de Pedras, município de Goiana, PE. Na segunda-feira, Festa do Batismo do Senhor, faço Show na festa de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Anônimo6/1/23 04:36

    Bom dia Sr. Padre João Carlos. Que tenha muita saúde. Peço oração de acção de Graças para a minha filha que hoje completam 16 anos de casados. Amém

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/1/23 04:52

    Feliz Dia de Reis para todos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/1/23 06:14

    Feliz dia de Reis! VIVA JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/1/23 06:15

    Bom dia! Muito obrigado pela meditação.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/1/23 06:25

    A sua benção padre João que o senhor tenha um dia cheio de paz e saude

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/1/23 06:49

    Bom dia!!!A sua bença Padre João Carlos. Muita luz, Saúde e Paz para o Senhor. Obrigada pelas meditações. Feliz dia de Rei.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/1/23 06:50

    Bom dia,padre João Carlos a sua benção.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/1/23 06:51

    Bom dia Padre peço oração para meus netos e filhos tbm peço uma oração especial para minha nora que tá internada com muitas dores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/1/23 21:43

      Deus abençoe todos os que grei nele e aqueles que não ilumine sempre nosso dia a dia amém

      Excluir
  9. Anônimo6/1/23 07:08

    Bom dia padre , Deus abençoe seu dia, amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, estamos na eminência de não podermos mais professar a nossa fé. Sabe qual é a tristeza? De ter visto Bispo como o de Aparecida e Padre como na igreja de meu bairro, ( deixei de frequentar) torcer contra um Presidente de direita e apoiar abertamente abertamente, um assassino e ladrão. E também o silêncio de todos na situação em que estamos,como se estivermos em paz. Interessante também é que o comunismo afeta a todos e não só ao povo. Inocentes estão sendo presos e bandidos no governo, e os anti- Cristo na Igreja.

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Novamente meditando o Batismo do Senhor, podemos observar a perfeição Divina, pois analisando Jesus Cristo não precisava do batismo de João, Ele um DEUS homem, ainda mais sabendo que não tinha o Poder do Espírito Santo.
    Más, podemos constatar que mais uma vez Ele nos deixa o exemplo demonstrando humildade e vencendo o orgulho, igualando- se a nós homens de carne e sangue, diminuindo- se e abaixando na frente de seu primo, como todos os outros faziam.
    Que a cada dia possamos ser mais e mais humildes, vencendo todo tipo de soberania, grandeza, orgulho, Status, etc,.
    Todos nós somos irmãos (iguais, semelhantes) perante DEUS, por isso devemos ajudar uns aos outros, sem julgamentos, sem disputas desnecessárias, sem intolerância qualquer, enfim devemos nos unir e não nos separar do bem querer de DEUS, assim também o Pai Criador falará: Tu és meu filho amado, em ti posso me alegrar, colocar minha confiança,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/1/23 09:42

      Parabéns, amigo,você falou tudo, deixemos de julgar e sigamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso Pai e Salgado e.

      Excluir
    2. Anônimo6/1/23 09:42

      Salvador

      Excluir
    3. Anônimo7/1/23 08:52

      Bom Dia padre Carlos .sou grata por ter o privilégio de participar todos os dias ,a meditação da palavra . Sou ministra da Sagrada Comunhão . Com muita tristeza desde a pandemia estou sem servir . Ando com os pés meio adormecidos e muitas vezes fico insegura . Peço oração
      . Terça feira próxima vou fazer uns exames confiando em Deus Maria e Santa Filomena não vai dá nada demais . Quero voltar . Já confirmei o meu Sim . Deus o abençoe com saúde e sabedoria .

      Excluir
  12. Bom dia Pe. João Carlos!
    Peço-lhe a benção não só pra mim mas pra todos da minha família em especial a minha prima Vitória q foi vítima de erro médico e hoje está se recuperando de mais um problema que é uma bactérias resistente q ela adquiriu e também pedir pelo meu genro Silvio Romero q hoje retorna para São Paulo pra q Deus de ao mesmo uma boa viagem.
    Feliz dia de Reis pra todos nós!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/1/23 07:55

    Purifica-me Senhor nas tuas águas, para
    que eu aceite as coisas que não posso mudar, coragem pra mudar as eu posso e sabedoria pra saber a diferença entre as duas.
    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/1/23 08:09

    Gostaria muito de receber todos os dias à palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/1/23 08:40

    Bom dia Padre João Carlos gratidão pelo seu ensinamento acistindo sempre seu comentário sinto uma paz no coração

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/1/23 08:49

    Que a mesma luz que iluminou os 3 Reis magos,ilumine sua caminhada na divulgação do Santo Evangelho,amém!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/1/23 10:01

    Bom dia Padre João Carlos! A sua bênção. Inicia mais um ano e continuamos seguindo e meditando a Palavra de Deus e prendendo a cada dia a meditacao da Palavra. Como é bom acessar o blog, ler e meditar a palavra. Que Deus lhe abençoe todos os dias.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/1/23 10:37

    Bom dia. Feliz dia dos Reis!!!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/1/23 10:47

    Bom dia Padre João Carlos minha Bênção sou de Pernambuco essa passagem do Evangelio é muito importante pra nós porque ensina a Humildade a Gratidão por Jesus se mostrar um Servo pra nós aprender o caminho a seguir com o coração aberto e deichar Jesus entrar porque ele sim não tem pecado se doou por nós na cruz isso é o verdadeiro amor e João com sua fé e sabedoria Batizou Jesus e Jesus Recebeu o Espirito Santo quando o céu se abriu e apareceu uma pomba braca é o Espirito Santo de Deus ele dai por diante ira cumprir a sua missão de cura e ser traido sabendo de tudo ele lavou os pés dos seus servos até o de Judas que ia trailo mas com muito amor e humildade era assim Jesus ele se fez servo nesse momento pra encinar a nós a ter humildade e amor ao prossimo como ele nos amou e ama só que nós somos pecadores nem chegamos a tanta humildade e muitos nem perdão sabe pedir são orgulhosos outros tem cobiça inveja e guarda magua no coração muito obrigada padre João Carlos cada dia eu mesmo doente da mente por conta dos Avc tomo remedio controlado não falo certo aqui eu vejo a palavra em cima e coloco mas as vez erro só que Deus faz minha cabeça pensar e falar o que aprendo com o Senhor ontem as irmãs da Legião de Mria veio aqui fazer oração com eu e o que eu aprendeu na sua palavra ontem eu encinou a elas eu praticou o Evangelio da Escada com os anginhos elas leu e depois falou o que elas pensavam e depois perguntou a eu o que eu achava do Evangelio eu deu a Explicação que o Senhor encinou e elas falou irmã a Senhora ta aprendendo mas do que nós e sem poder ir pra capela eu falou mas eu não fico sem Rezar e tô acompanhando a meditação do padre João Carlos e eu tambem acompanho padre a Familia melo daqui no youtub nas quartas feiras eu sou a intercesoura das Familias com a Graça de Deus minha Bênção e que Deus cubra o Senhor com o Manto Sagrado dando livramentos nós não pode julgar ninguem falo muito a meus filhos e netos só Deus é que pode Julgar termino com a palavra Gratidão Deus por nos acordar e olhar esse céu Maravilhoso sabendo que a vida é uma passagem e conformada com tudo Deus é Maravilhoso o céu é Misterio de Deus lindo tudo que ele faz Amem

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/1/23 16:30

    Olá padre João Carlos que bela explicação viva os Réis magros .aumente a minha fé o mistério de Deus é benção. Peço oração pra meu esposo.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/1/23 17:54

    Boa tarde, Padre João, peço a sua benção! !

    ResponderExcluir
  22. Anônimo6/1/23 18:06

    Padre João Carlos peço a sua bênção

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/1/23 18:07

    Padre gosto de lhe ouvir e as suas meditações

    ResponderExcluir
  24. Deus do amor, eu LHE agradeço pela vida de Santo André Bessette. Entretanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do testemunho, da fé, da verdade, da humildade e da vida eterna. Me ensine pregar o evangelho. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine ser um bom filho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/1/23 21:49

    Eu quero agradecer por tudo que Deus fes por nós pormin e portada minha família e por muito milagre que ja alguém se e por amigos e família

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/1/23 09:27

    A sua benção Padre João Carlos. Peço orações para mim, pois estou com uma causa a ser resolvida. Preciso muito alcançar essa benção. Salve Jesus! Tenho Fé que vou alcançar essa vitória!!!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8/1/23 07:20

    Sua bênção Padre João Carlos, Feliz Dia dos Reis Magos, viva o nosso Rei Jesus Cristo, que Ele nos conceda humildade e pureza de coração.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS