PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você conhece o significado da escada de Jacó?

Você conhece o significado da escada de Jacó?


05 de janeiro de 2023

Tempo do Natal antes da Epifania


EVANGELHO


Jo 1,43-51

Naquele tempo, 43Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. 44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.



MEDITAÇÃO


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)

Jesus chamou Felipe para segui-lo. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe contou que tinha encontrado o Messias, Jesus de Nazaré. Mesmo cheio de preconceito contra o povo de Nazaré, Natanael acompanhou Felipe que o levou até Jesus. Na verdade, Jesus já o conhecia, para admiração de Natanael. Foi quando Jesus lhe disse que ele iria presenciar coisas muito maiores. “Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1, 51).

Para entender essa palavra de Jesus a Natanael é preciso lembrar o sonho de Jacó, contado no livro do Gênesis cap. 28. Jacó, em viagem, dormindo ao relento, teve um sonho. Viu uma escada apoiada no chão e com a outra ponta tocando o céu. Por essa escada, os anjos de Deus subiam e desciam. Lá, no topo, da escada, lá em cima no céu, estava Deus sentado no seu trono. E ele se apresentou a Jacó. Disse que era o Deus de Abraão, seu antepassado, Deus de Isaac, seu pai. E que lhe daria toda aquela terra por onde ele e sua família peregrinavam.

Qual será o significado desse sonho de Jacó? O que seria essa escada da terra ao céu com os anjos subindo e descendo por ela? Esse sonho foi uma profunda experiência de Deus em que o Senhor revelou ao seu servo uma comunicação direta entre o céu e a terra, entre Deus e o seu povo. Estava aberto um canal de comunicação direta com o Senhor. Os anjos são seus mensageiros, vêm da parte de Deus. E levam a Deus nossas preces, os nossos rogos, nossos louvores. O céu aberto e os anjos indo e vindo pela escada é o tempo novo da comunhão entre o céu e a terra, entre Deus e os seus servos. Esse tempo sonhado por Jacó chegou plenamente com a presença de Jesus entre nós.

É o que Jesus disse a Natanael: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Note essa parte: os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. O Filho do homem é Jesus. Jesus nos abriu as portas do céu. A escada é ele mesmo. Jesus é a comunicação perfeita com o Pai, é aquele que nos liga ao Pai, é por ele que o Pai nos fala e se comunica conosco. Note que em todas as orações da Igreja, concluímos sempre dizendo: “Por Cristo, nosso Senhor”. ‘Por Cristo’ quer dizer por meio dele. Ele é o mediador entre o céu e a terra, a escada por onde nos comunicamos com o céu e por onde o Pai se comunica conosco.


Guardando a mensagem

Quando Natanael começou a seguir Jesus, o Mestre lhe disse que ele iria ver o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Era uma referência ao sonho de Jacó, a comunicação direta entre o céu e a terra. Com Jesus, temos agora um canal de comunicação direta com Deus, o Pai, uma escada por onde podemos ascender ao céu. Lembre o que Jesus falou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. É por ele que chegamos ao Pai. É por ele, que o Pai nos abençoa e nos conduz. Ele é o mediador entre o céu e a terra. Ele é a escada.

Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje podemos nos colocar no lugar do teu discípulo Natanael. Disseste a ele que já o conhecias, antes mesmo dele te ser apresentado. Tu nos conheces antes mesmo do nosso nascimento. E, com a tua vinda, morte e ressurreição, abriste definitivamente um caminho para o Pai. O caminho és tu mesmo. É por ti que vamos ao Pai. É por ti que o Pai nos abençoa e nos perdoa. Então, vamos dizer como Natanael disse: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Pense, durante o dia de hoje, no significado da escada de Jacó. “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do Céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo” (Ef 1, 3).

Comunicando

Hoje, como todas as quintas-feiras, é dia da Santa Missa, às 11 horas, com associados e ouvintes, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. Para colocar suas intenções, use o formulário que estamos lhe enviando, pelo whatsApp.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


37 comentários:

  1. Anônimo5/1/23 04:32

    Josefa gomes do Recife sua benção padre e gratidão por me envia a meditação da palavra do Senhor Jesus que alimenta minha alma e alegra meu coração que Deus te abençoe peço oração por mim e tds da minha família e pra o senhor

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/1/23 04:48

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre a nossa família amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/1/23 05:39

    Bom dia Padre! Que Deus abençoe o senhor, e abençoe todos nós 🙏
    Peço oração para mim, para os meus filhos e por toda minha família. Em nome de Jesus. Amém 🙏
    Muito obrigada. Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/1/23 05:52

    Bom dia Pe. João Carlos sou Grata todos dias por receber a meditação do Evangelho me sinto fortalecida e abençoada através da tua sabedoria, palavras reflexivas sobre o evangelho. Deus te guarde e abençoe sempre amém!🙏🏽🙏🏽✝️🤝🏾😇

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/1/23 06:25

    Pe. JOAO CARLOS,, suas meditações nós transmite paz e Luz. Deus te abençoe sempre.!!!! Zilmarcio Cordeiro - Pedra Lavrada - PB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/1/23 12:18

      Padre João Carlos,obrigada por
      nos esclarecer e fazer Que entendemos as palavras de nosso
      Sr. Jesus Cristo

      Excluir
  6. Obrigada só gratidão por tudo.. peço agradecimento por tudo

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/1/23 07:05

    Bom dia Pe João Carlos, a sua bênção! Gratidão por receber sua meditação!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/1/23 07:06

    Sou Gilmar de Arcoverde Pe, peço orações e sua bênção para minha família

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/1/23 07:07

    Cristiano Cricco
    Bom dia a todos
    A sua benção Padre João Carlos
    Nesta Santa Missa rezemos pelo Ano que está iniciando
    Deus nos intercede sempre um bom tempo para nós que trabalho na roça sempre essa chuva abençoada.
    Por todos nós da AMA
    Por todos os Padres Salesianos e às Irmãs Salesianas
    Pela saúde do Padre Bráz Carnielli que está internado na UTI da Congregação Salesianas de Dom Bosco.
    Abraço a todos
    Bom dia .

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/1/23 07:11

    Bom dia padre João Carlos 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/1/23 07:35

    Amém 🙏
    Padre João Carlos que Deus continue lhe abençoando e a todos nós aqui na terra

    ResponderExcluir
  12. Amém bom dia padre sua benção, linda a meditação de hoje muito edificante obrigada Jesus pelo seu amor por nós obrigada Padre João Carlos por seu carinho e dedicação que JESUS O Abençoe sempre 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    A vontade de DEUS é que sejamos como Natanael, Cristãos autênticos, sem falsidade, aquele que ouviu e acreditou fielmente que Jesus iria passar algum dia, quando debaixo daquela figueira e ficou orando e esperando até o Salvador aparecer, e quando chegou aquele momento tão esperado, o recebeu exclamando: "Rabi, Tu és o Filho de DEUS !"
    Devemos também escolher qualquer figueira que for (Templo, altar, capela, monte, quarto, sala, etc..) não importa qual, más orar sem cessar, entrar na intimidade sem desistir e jamais murmurar, temos que confiar que a Graça, a súplica que pedimos, clamando a infinita Misericórdia do Pai no tempo dEle alcançaremos e como Ele prometeu ainda contemplaremos com nossa fé perseverante, coisas maiores do alto.
    Aguenta firme meus irmãos, minhas irmãs, Ele virá, Ele não tardará,.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/1/23 07:45

    Bendito seja Deus nesta manhã Padre João Carlos por nos conceder a meditação da palavra

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/1/23 07:55

    Bom dia padre

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/1/23 08:03

    Obrigada padre pelas orações ela e uma benção pra mim que Deus lhe abençoe proteja sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/1/23 08:17

    Bom dia Padre João Carlos leio todos os dias amenssem do evangelho Deus abençoe com saúde. Peso oração pela minha família 👪 Marlene Campos

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/1/23 08:33

    Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe os meus pecados 🙏

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/1/23 08:49

    Bom dia Pé Jonas eu oro e peço orações pelos mais pobres e humildes abandonados que vivem nas ruas sem moradia e por todo o povo brasileiro para que se apazigue as brigas políticas e que o socialismo ou comunismo cheque ao nosso país em difinitivo, que Nossa Senhora interceda por nós.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/1/23 09:17

    Bom dia Padre suas bênçãos enche de muitas alegrias e forças e que Maria possa na frente cuida de todos nois e do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/1/23 09:27

    Bom dia padre João Carlos gosto muito das suas explicações do Evangelho. Que nosso senhor derrame bênçãos sobre os governos de nosso paiz. Maria cubra nós com seu manto.amem

    ResponderExcluir
  22. Gratidão!!! Pelo Dom da minha vida, hj meu niver, louvo e agradeço a Deus todas as bênçãos recebidas, amém!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/1/23 11:39

    Peço Sua Benção Pe João Carlos. Para Alan Freire e toda a família Amém

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/1/23 11:50

    Bom dia padre sua benção ! Peço oração pela cirurgia da minha irmã, Rosangela de Resende Silva, do coração no próximo dia 11

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde Padre e a todos. Agradecer muito ao Senhor por esse dia e pela melhora da minha mãezinha. Senhos q possamos ser sempre gratos por todas as bençãos. Que Deus nos abençoe sempre a todos

    ResponderExcluir
  26. Anônimo5/1/23 15:13

    Linda mensagem bíblica amém e a música também.
    Deus abençoe sempre vocês guerreiras e guerreiros de Jesus Cristo de Nazaré o coração do mundo inteiro e de todos nós. Amém.
    Gosto muito de suas explicações sobre a palavra de sobre a palavra de Deus 💥👐😇😅😅😚

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/1/23 15:15

    Depois te ligo acho que ñ chegou ainda a minha hora...sua bênção em nome do pai do filho e Espírito Santo de Deus. Amém

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/1/23 15:44

    As suas medicações dão me paz e luz

    ResponderExcluir
  29. Anônimo5/1/23 15:45

    Padre eu gosto de ouvir e reencaminho p as pessoas amigas

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5/1/23 15:47

    Padre Joao Carlos você tenho sido uma grande pessoa as suas palavras fazem bem obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  31. Anônimo5/1/23 20:21

    Peço a sua benção padre João Carlos para mim e minha família (meu filho,minhas netas Beatriz, que é especial e Eduarda e pra minha nora.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5/1/23 20:35

    A sua benção ,sou de Campinas sua palavra diária da a mim e minha filha muita Paz,Reflexão, Entendimento, agradeço a Deus por ter colocado o senhor em nossas vidas

    ResponderExcluir
  33. Anônimo5/1/23 21:21

    É a primeira vez que participação o senhor.a sua benção......

    ResponderExcluir
  34. Anônimo8/1/23 10:30

    Nossas orações serão sempre bem vindas para o Senhor.
    Luiz Gonzaga Coelho Pereira



    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS