PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Já houve um Elias em sua vida cristã.

Já houve um Elias em sua vida cristã.

 



10 de dezembro de 2022

Sábado da 2ª Semana do Advento

EVANGELHO


Mt 17,10-13

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

MEDITAÇÃO


Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Por muito tempo, o povo de Israel cultivou o sentimento da vinda do Messias. Havia uma expectativa muito forte, no tempo de Jesus, de que o Messias chegaria a qualquer momento. É verdade que nem todos coincidiam, em suas esperanças, sobre quem seria e o que ele faria. O Messias era uma promessa de Deus e a sua vinda seria a solução para a sofrida vida daquela gente. Assim, muitos esperavam que fosse um grande líder político e militar. Com certeza, enfrentaria os romanos e acabaria com aquela dominação opressora. Outros apostavam que seria um homem de Deus ‘ultra-santo’, sem nenhuma aproximação com os pecadores e as maldades desse mundo.

Jesus era o Messias que o Pai enviara. Messias é uma palavra que quer dizer “ungido”. Ungir é uma cerimônia em que a pessoa é consagrada com óleo para uma missão. O Messias é aquele que Deus ungiu para a grande missão de restaurar Israel.

Em certo sentido, o estilo de Messias que Jesus exerceu não preencheu as expectativas do povo do seu tempo. Ele não era um sacerdote do templo, como podiam esperar os saduceus. Era um leigo, carpinteiro de profissão, vindo do interior. Não era um líder político-militar, como os zelotes esperavam. Era um profeta que pregava a mansidão, o perdão e a solidariedade com os pequenos. Não era um ilustrado professor da Lei, levando o povo a praticá-la com rigor, como esperavam os fariseus. Ensinava o povo com parábolas e pregava a lei do amor. Dessa forma, os grandes grupos religiosos de Israel não reconheceram Jesus como Messias.

Os Mestres ensinavam que antes que o Messias viesse, viria Elias. Elias foi um dos maiores profetas do povo de Deus e era sempre lembrado como alguém que restabeleceu a religião de Israel, ameaçada pelos cultos dos estrangeiros. Elias tinha vivido, vários séculos antes. Eles, lendo o livro do profeta Malaquias, entendiam que Elias voltaria antes que o Messias chegasse. Está assim no livro do profeta Malaquias: “Eis que eu envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do Senhor” (Ml 3, 23). 

E Jesus explica aos seus discípulos que, de fato, Elias já veio. Foi João Batista, pelo que ele deu a entender. Não que ele tenha voltado em João Batista, isso não. É que João Batista fez o papel de Elias, aproximando o povo do seu Deus, preparando a chegada de Jesus. Disse Jesus: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram”. E falou do modo como maltrataram João. O profeta, coitado, foi degolado na prisão de Herodes. E Jesus avisou que eles, tratariam mal, a ele também, o Filho do Homem.


Guardando a mensagem 

Este evangelho é um bom aviso para nós. Ficamos sempre esperando alguma coisa muito grande acontecer, para finalmente vivermos como convertidos. Não reconhecemos o Elias, que é quem prepara o caminho para o nosso encontro com Jesus. E nem reconhecemos o próprio Senhor que está no meio de nós. Ele se apresenta manso e humilde, renunciando as armas do poder. Elias já veio. O Messias também. O que é que estamos esperando para acolher o Reino de Deus que ele está anunciando?

Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o papel de Elias de preparar os caminhos para a tua chegada foi realizado por João Batista. João foi o Elias que preparou os teus caminhos. Muitos fazem hoje esse papel, preparando o povo para o encontro contigo. Nós te bendizemos pelos Elias de hoje. Que eles não desanimem, pela pouca reação dos seus irmãos. Estamos seguros que também nós podemos e devemos fazer esse papel de Elias, ajudar as pessoas a abrirem o seu coração para te acolher como Messias e Salvador. Dá-nos, Senhor, paciência, sabedoria e perseverança para sermos Elias hoje, evangelizadores dos nossos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que você pode identificar quem foi Elias na sua vida, quem preparou você para o encontro com Cristo? Anote, no seu caderno espiritual, ao menos três nomes de pessoas que foram Elias na sua vida. E reze por eles. 

Comunicando

Ontem, fiz show na cidade de Monteirópolis, estado de Alagoas. No domingo, faço show em Ibimirim, cidade do sertão pernambucano. Em Salvador, vou estar no dia 15. Em Fortaleza, no dia 18. 

Um final de semana abençoado. 
Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Um excelente final de semana com Deus presente em sua vida e no seu coração, Padre João Carlos. Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Amém,Padre.🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém 🙏🏼bom dia padre João Carlos sua benção. Um final de semana abençoado pra todos nós 🙌 Deus o Abençoe sempre 🙏🏼

    ResponderExcluir
  4. Amém padre 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Meu Elias na caminhada: Dom Carlos Verzeletti, Ir. Celeste Gislandi e Ir. Matilde Alves

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João carlos. O meu elias evangelizador são: as padres os bispos e minha mãe meu pai.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre Carlos, Deus o abençoe pelos ensinamentos é uma riqueza muito grande. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Anônimo 10/12/22 11:14 Bom dia padre João carlos todos os dias eu tenho um Elias que me prepara para o encontro com o nosso salvador e eu só gratidão! !

    ResponderExcluir
  9. A onde vai ser Padre João Carlos o seu show em Salvador que horas!Sua abençoada🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Olá padre João todos os dias eu tenho um Elias que me ensina a ser mais forte na caminhada de Evangelização. Padre João Carlos você é um Elias na minha vida gratidão

    ResponderExcluir
  11. Amém!🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém padre sua benção A Paz de Cristo com amor de Maria nossa mãezinha do céu .

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre ,a primeira Elias foi a minha mãe,que com a graça de Deus, está com 87 aninhos, tanto eu ,como meus 7 irmãos nos mostrou o caminho ao Cristo

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite pe. João Carlos obrigado pela meditação de hoje.
    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Sua benção padre o senhor está sendo meus Elias todos os meus dias me dando força para vencer todos os obestaculos

    ResponderExcluir
  16. Pesso oração para o Rafael e para a Cristina

    ResponderExcluir
  17. Sr. Padre Carlos, peço oração para minha família.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre as suas orações fazem bem

    ResponderExcluir
  19. Peço oração para Helder

    ResponderExcluir
  20. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Amém 🙏🏼 🙌 🙏🏼
    Padre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS