PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Destrave o seu coração para acolher Jesus que está chegando!

Destrave o seu coração para acolher Jesus que está chegando!



09 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª Semana do Advento

EVANGELHO


Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

MEDITAÇÃO


Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

Nem Jesus Cristo agradou a todo mundo. É um ditado popular que tem sua razão. Apareceu João Batista, austero, duro na pregação… muitos não quiseram levá-lo a sério. Disseram: é um doido, um endemoniado. Apareceu Jesus, alegre, jovial, amoroso na sua pregação… muitos não lhe deram crédito: é um bonachão irresponsável. Foi aí que Jesus fez uma comparação dessa situação com crianças emburradas na hora da brincadeira.

Brincadeira de criança é coisa séria. Nas brincadeiras, as crianças podem representar e reproduzir sentimentos e atitudes que estão à sua volta. A brincadeira é uma fonte de socialização para as crianças, mas também de elaboração da compreensão do mundo que as rodeia. Nas brincadeiras, na forma de brincar, vão sendo cultivadas atitudes positivas e generosas como a partilha, o perdão, a alegria pelo êxito do outro, o cuidado, a atenção ao mais frágil. Mas, também nas brincadeiras, aparecem tendências ruins para a violência, o egoísmo, a ganância, o isolamento, a discriminação.

Jesus comparou o povo do seu tempo com cenas que ele já tinha vivido com seus coleguinhas na infância em Nazaré ou visto nas brincadeiras das crianças nas ruas de Cafarnaum, a cidade onde ele estava morando. A cena era essa: crianças emburradas que não estavam satisfeitas com nada. Olha a palavra dele: “Com quem vou comparar essa geração? Ah, são como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram. Entoamos lamentações e vocês não bateram no peito!”.

As crianças do tempo de Jesus brincavam com as situações que elas viam: festas de casamento, por exemplo; funerais celebrados em família... Podemos imaginar as brincadeiras a que Jesus está se referindo... “tocamos flauta e vocês não dançaram”: brincar de festa, de casamento; “entoamos lamentações e vocês não bateram no peito”: brincar de alguma coisa triste, como enterro, exílio... As brincadeiras de criança imitam o mundo real.

Sempre acontece nas brincadeiras que alguma criança emburrada se negue a participar. No tempo de Jesus, claro, não era diferente. Uns começavam a brincar de festa e outros não topavam. Então, para contentá-los, tentavam brincar de uma coisa mais parada e eles também se negavam a participar. Olha, não tem coisa pior do que criança emburrada, que não quer brincar e fica pondo mau gosto na brincadeira dos outros, não é verdade?

Jesus aplicou esse impasse das brincadeiras infantis ao que estava acontecendo ao seu redor. João Batista era um pregador austero, falava do julgamento de Deus. Um grupo ficou contra e falava mal do profeta. Veio Jesus, que pregou o Reino de Deus como uma festa, frequentava a casa do povo e falava do perdão de Deus. O mesmo grupo ficou contra, emburrado. Negou-se a participar.


Guardando a mensagem

Quem brincou quando criança, sabe o que Jesus está dizendo. E sabe que tem gente que se comporta como criança emburrada... Se for o seu caso, trate de melhorar seu mau humor. Abra o seu coração para o anúncio do Reino de Deus, agora mesmo. Destrave o coração para acolher Jesus e seu evangelho. É hora de entrar na brincadeira...

Com quem hei de comparar esta geração? (Mt 11, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Reino de Deus continua sendo pregado pelos teus missionários. A evangelização é um convite permanente para entrarmos na lógica de Deus. Infelizmente, muitos nos comportamos com desconfiança, com desinteresse, influenciando outros a não aderirem alegremente às propostas que nos fazes. Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Havendo, no seu coração, alguma coisa que não lhe deixa deslanchar na vida espiritual (um mal estar, uma desconfiança, uma dúvida), converse com alguém de sua confiança sobre isso. Você precisa de um estado espiritual de maior leveza e abertura para acolher e viver com alegria o dom de Deus. Lembre do que Jesus nos disse: "Quem não for como criança, não entra no Reino de Deus".

Comunicando

Faltam 6 dias para o início da Novena de Natal. Preparamos uma novena a partir dos textos bíblicos da liturgia de cada dia  antes do natal. Vamos chamá-la de Novena do Emanuel. A Novena será apresentada no rádio e nas redes sociais. Vamos enviar o e-book para todos os que recebem a Meditação. Então, fique tranquilo, você vai receber o e-book por aqui. O e-book é o texto da novena para ser lido no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos, a sua benção. Desperto com sua linda mensagem.Sou Divina,Barbacena MG

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos, paz e bem.Deus lhe cubra de bênçãos. Obrigada por nos trazer a Palavra de Deus e nos ensinar a comprendê-la.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Deus o abençoe gratidão

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos e teremos um Brasil melhor com a Proteção de Nossa Senhora Aparecida 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos, Jacinta maria.sua bênção e gratidão pela suas mensagem e palavras que as vezes é pra min.mais ele é o nosso pastor e nada nos faltará eu tenho fé e passará.como disse o senhor eu procurei Amar mais e servir-lo mais.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado padre João Carlos! Deus lhe abençoe sempre. 🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigado padre João Carlos!!! Deus lhe abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  8. Mara de São Paulo9/12/22 08:41

    Bom dia Padre João Carlos!!! Que Deus continue te abençoando! 🙏

    ResponderExcluir
  9. O senhor tem o dom da palavra,e suas meditações tem um sentido pedagógico leve amável que motiva e auxilia no entendimento. Deus lhe abençoe imensamente.

    ResponderExcluir
  10. Sou Salete comunidade Vasco da gama.do comentário a cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos
      O senhor tem o dom da palavra e parabéns por ser esse grande homem de Deus sou muito grata ao Senhor pelas belas meditações diárias sua benção padre.
      E um Abençoado fim de semana paz e bem .


      Excluir
  11. Pe.Joao Carlos.Sou seguidora pelo Evangelho do dia. E agraciada de muitas Bênçãos. Na força espiritual das orações.
    No momento estou precisando mais ainda.
    Com meu marido em hospital precisando urgente de cirurgias,2..

    ResponderExcluir
  12. 09/12/228:56 senhor vos sabe tudo envia teu Espirito para nos fortalecer na caminhada tem misericordia de mim que sou pecadora deme o dom da fortaleza.

    ResponderExcluir
  13. Pe. João Carlos gratidão por tudo. Lhe peço se possível que em suas orações ore por mim, estou com muita ansiedade as vezes não conseguindo controlar a minha mente, me ajude por favor. Obrigado e sua benção 🙏 meu nome é Eliane Almeida Arruda .

    ResponderExcluir
  14. Sua benção padre João Carlos parabéns por ser esse grande homem de Deus. Peço ao senhor que ore por mim não consigo confiar no meu marido e com isso vivo atormentada eu oro pra Deus me libertar disso. Me ajude! Cinara J. S. da Costa.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito de ler esta leitura Adorei a Novena de Natal a ser Você é criança duas vezes e É verdade tem que ser criança duas vezes né

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Pe João Carlos, sua bênção, obrigada por sua dedicação em transmitir a Boa Nova, o Evangelho que nos dá força e coragem para prosseguir na caminhada, que o Senhor Deus lhe conceda saúde, paz e sabedoria em sua missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de me comunicar com o senhor, pois suas palavras são confortadoras

    ResponderExcluir
  18. Através do evangelho mudamos nossas atitudes e nos tornamos pessoas mais conscientes Agradeço suas palavras , me faz sentir mais leve e mais humana.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Pe.João Carlos…para mim é um privilégio ouvir/ler a palavra do dia via on-line…que N.Sra.lhe Cubra sempre com o seu manto sagrado…

    ResponderExcluir
  20. Pôr favor me desculpa! Mais não quero mais fazer parte.

    ResponderExcluir
  21. Não quero mais, ó tempo que eu tenho vou dedicar meu marido ele estar muito doente estar com câncer 😭😭🙏

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo alívio espiritual que essa mensagem me trouxe. Destravei meu coração para acolher o nascimento de Jesus que se aproxima. Vou retomar a novena que será bom para mim e minha sagrada família! Suas bênçãos reverendo padre!?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS