PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Descubra quem foi a ovelha que se perdeu.

Descubra quem foi a ovelha que se perdeu.

 


06 de dezembro de 2022

Terça-feira da 2ª Semana do Advento

EVANGELHO


Mt 18,12-14


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.


MEDITAÇÃO


O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18, 14)

Neste clima de advento, que nos fala de conversão, Jesus conta a história do homem que tem cem ovelhas e uma delas se perde. O pastor deixa as noventa e nove nas montanhas e vai procurar a que se perdeu. Se a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. Jesus resumiu as lições de sua pequena história dizendo: “O Pai não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Você certamente já se perdeu alguma vez, ou não? Todo mundo, quando criança, alguma vez se perdeu dos pais. E pode lembrar o sofrimento que é se sentir perdido, sem ter mais a referência do pai ou da mãe. A criança fica apavorada, sobe uma angústia no peito, é um sofrimento impressionante. De repente, se sente sozinha, sem direção. Tem que procurar alguma saída, mas nem sabe por onde começar. Sente-se abandonada, assustada e desamparada. Essa é a condição da ovelha perdida.

Jesus anunciou que o Reino de Deus estava chegando. Foi assim que ele começou sua missão entre nós. Os evangelhos contam que Jesus, depois da morte de João Batista, voltou para a Galileia e começou a pregar. E era esse o conteúdo de sua pregação: "O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho" (Marcos 12, 14-15). Jesus convidava as pessoas a viverem esse novo momento, em que Deus estava muito próximo e vizinho de todos, o Reino de Deus. Com sua palavra, com curas e milagres, ele foi conduzindo muita gente para o caminho de Deus, para viver no seu amor. Com sua morte e ressurreição, o Pai deu aos que crerem no seu filho a possibilidade de viverem na completa comunhão consigo, como seus filhos.

Toda a obra de Jesus foi restabelecer a comunhão do povo com Deus. A Igreja é o resultado desta obra. É o povo novo que nasce da obra redentora de Jesus. Deus sempre quis abraçar o pecador e reintroduzi-lo em sua casa. O pecador é que se distanciou cada vez mais e não sabia mais retornar. A obra de Jesus foi a reconciliação: fez as pazes entre Deus e o povo. Fez o filho pródigo voltar pra casa. Proporcionou o abraço de reconciliação entre Deus e o pecador. Cada um de nós é único, é única. É a ovelha que se perdeu. Sozinhos, não temos como voltar pra casa. Jesus vem nos encontrar. É essa a sua missão: vir buscar e salvar a ovelha perdida.


Guardando a mensagem

O pecador é a ovelha que se perdeu. E a sensação de estar perdido, de se estar sozinho, de se sentir sem chão você conhece, desde criança, quando se perdia de sua mãe ou de seu pai. Conversão seria, assim, nos reconhecermos desgarrados e perdidos e acolhermos o amor do pastor que vem nos resgatar. Na história que Jesus contou, ficamos sabendo que não fomos esquecidos, que ele vem ao nosso encontro, não descansa enquanto não nos resgata, e nos integra no rebanho de Deus, a sua Igreja. É assim que ele faz conosco, quando nos perdemos, quando o pecado nos afasta de Deus e dos irmãos. É assim que precisamos fazer uns com os outros, não abandonando quem se perde ou se afasta.

O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu és o pastor que estás preocupado e comprometido com o resgate da ovelha que se perdeu. Sabemos que não estamos na conta das noventa e nove, pois também nós precisamos de conversão. Somos, isto sim, ovelhas resgatadas por tua misericórdia, transportadas em teus ombros e inseridas na família de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de participar da grande alegria do teu coração de encontrar e salvar a ovelha perdida; e de estar contigo, apoiando, ajudando e participando de tua missão redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A sugestão, hoje, é que você reze o Salmo 22 (ou 23). É o salmo do bom pastor: O Senhor é o meu pastor, nada me falta.

Comunicando

Dia 15, começa a Novena de Natal. Nós, da AMA (Associação Missionária Amanhecer) preparamos a Novena do Emanuel para rezar com vocês pelo rádio e pelas redes sociais, de 15 a 23 de dezembro. Nós vamos enviar o arquivo para quem quiser imprimir o texto da novena. Também enviaremos o e-book para quem quiser seguir pelo celular. Mas, estamos em dúvida quanto ao horário em que vamos apresentar a Novena: à tarde, como no ano passado (às 15 horas) ou à noite (20 horas)? Gostaríamos de ouvir sua opinião. Está seguindo um formulário para você votar no melhor horário.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

34 comentários:

  1. Bom dia Padre! Muito obrigada por nos fortalecer, todos os dias com Santo evangelho. A sua benção padre🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos ! Muito obrigado por nós fortalecer todos os dias com o Santo evangelho a palavra de Deus é vida é luz e que Deus lhe abençoe sempre .Amém

      Excluir
  2. Quem tem Deus tem tudo na vida ele é o nosso bom pastor louvado sejas nosso senhor 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe meus pecados e me conduza a vida eterna 🙏

    ResponderExcluir
  4. Gosto dos comentários do Sr. Padre gostaria também passasse a receber as meditações sempre pela .manh porque a palavra de Deus vida e luz.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia que o senhor nosso deus seja a minha luz e a.minha salvação obrigado senhor por ma s este dia amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre, Deus o abençoe, em sua missão de evangelizar.Obrigada por nos alimentar com a Palavra de Deus, todos os dia. Deus lhe acompanhe e lhe guarde.

    ResponderExcluir
  7. Às 15 horas é um bom horário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o do itinerantemente muito bom saber que estamos orando e todos os dias possamos acomapanhar todas as Missões que nos indicam as melhores situações UE nos foram dadas

      Excluir
  8. Gosto muito de lê as mensagens das orações mas as vezes não consigo lê todas porque tem,20 grupo de oração no meu whatsapp obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,padre recebo todos os dias a partilha do evangelho,minha irmã de Petrolina manda todas às manhas graças a Deus podemos compartilhar da palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre sua benção 🙌

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Esta parábola nos leva também ao encontro com a do filho pródigo, quando Jesus se refere a uma ovelha perdida, dizendo deixar todas as outras para buscar apenas uma, desta forma nos mostra todo Teu Amor por cada um de nós, afirmando que faz de tudo para não nos perder para o mundo, para o inimigo.
    Então acreditemos que Ele é O grande Pastor e o segredo para não nos perder é a nossa total entrega a Seus cuidados e a confiança de que com o Bom Pastor estaremos sempre seguros, assim cabe a nós não desgarrarmos de perto do Pai, por isso é que precisamos estar em contato direto, focados no Senhor, sempre O seguindo e através da comunhão diária com a Palavra, com a Eucaristia, e continuarmos confiantes testemunhando nossa fé, desta forma demonstrando total obediência seguindo os Seus mandamentos, resumindo com DEUS no coração vivemos em paz e estaremos sempre em segurança, a quem temerei, com o Senhor sendo meu Pastor nada me faltará,.

    É pela graça que fostes salvos mediante a fé e isso não vem de vós é dom de DEUS, Ef (2,8)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre!Seus comentários são mto sábios! Que Jesus continue te abençoando 🙏🏼
    Quanto a novena é preferível 20h,pois muita gente trabalha e ainda tem o terço da misericórdia às 15 h
    H

    ResponderExcluir
  13. Que o bom pastor nos conduza com sua infinita misericórdia.
    Obrigada Pe. João Carlos pela reflexao de cada dia. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Waldirene Aparecida Batista Cruvinel
    Sou do município de Guaxupé MG
    Sou grata pela suas palavras, q são inspiração para nossa vida.
    E uma benção receber a explicação do Santo Evangelho
    Mt obrigada padre João Carlos
    Sobre a novena eu prefiro as 20h
    Um grande abraço
    E que Deus continue sendo o centro de nossas vidas
    AMÉM

    ResponderExcluir
  15. Que Deus na sua gradiosidade esteja sempre presente em nossas vidas. Amém

    ResponderExcluir

  16. padre muito obrigada pelas orações a vida é tão bela e muito prazerosa amém padre

    ResponderExcluir
  17. Anônimo 06/12/2210:02 senhor dai nos sabedoria para que nunca chegue o dia de nos perdermos na caminhada dai nos persevernça e almentai a nossa fé!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia , padre João Carlos.
    Deus lhe abençoe. Acisto todos os dias a sua novena. Eu não encho com suas pregações.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre Joao Carlos recebo o Santo evangelho todos os dias escuto com atenção porque minha visão é pouca. Lhe agradeço muito e compar.tilho com meus amigos do Whatsapp

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde; minha sugestão da preferência de horário é as 20h

    ResponderExcluir
  21. Por favor que a novena de Natal seja feita às 20h

    ResponderExcluir
  22. Padre as suas oraço ajudam me muito peço que ajude minhas filhas netos genros sobrinhos irmaos minha mae e primos tios toda a familia

    ResponderExcluir
  23. Padre o sr e o meu pastor ajudar a minha filha e genro completaram hoje 19 anos de casados

    ResponderExcluir
  24. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, da consolação, da salvação, da libertação, da conversão, da humildade e da purificação. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser um pequenino. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado Padre por rezar por nós 🙌

    ResponderExcluir
  27. Boa noite padre eu gostaria q fosse a tarde

    ResponderExcluir
  28. Paz e bem pra todos nós.
    Padre João Carlos gosto muito de suas explicações sobre a palavra de Deus. A palavra de hoje foi ótima mesmo por que o mundo inteiro esta cheio de ovelhas perdidas só Deus sabe????

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre, eu sou essa ovelha perdida, Jesus me encontrou e aqui estou, gratidão sempre a Jesus. Obrigado Padre pelos ensinamentos, Deus abençoe sempre o Sr Padre.🤲🙇

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! Obrigada padre João Carlos 🙏
    Para eu o melhor horário às 15:00 horas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS