PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que você prefere: ser curado ou ser perdoado?

O que você prefere: ser curado ou ser perdoado?





05 de dezembro de 2022

Segunda-feira da 2ª Semana do Advento


EVANGELHO


Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

MEDITAÇÃO


Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Nós começamos essa segunda semana do advento com o apelo da conversão. João Batista preparou o povo para receber Jesus, convidando-o a consertar seus caminhos errados, confessar os seus pecados e batizar-se no rio Jordão. É o advento: preparar o encontro com Jesus, consertando a estrada esburacada e cheia de curvas de nossa vida, pela conversão dos nossos pecados.

E quem pode perdoar os nossos pecados? O evangelho de hoje tem a resposta. Os fariseus acharam que Jesus estava blasfemando. Ele perdoou os pecados do paralítico. Havia muita gente ouvindo Jesus, o local estava lotado. Um grupo trouxe um paralítico e arrumou um jeito de apresentá-lo ao Mestre. Desceram o doente pelo telhado. Jesus viu a fé deles e disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Foi o bastante para uma onda de críticas. “Só Deus pode perdoar os pecados!”, murmuraram os fariseus.

O perdão dos pecados é a obra de Jesus no sacrifício da cruz. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Senhor fariseu, é verdade, é Deus quem perdoa! É Deus quem foi ofendido. E Deus nos perdoa, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Quem perdoou o paralítico foi o próprio autor da salvação. E até o curou de sua doença. Mas, fez ver que isso não era mais importante do que o perdão dos pecados. E até mesmo o curou para mostrar, como ele disse, que “o filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados”.

Nós recebemos o perdão dos nossos pecados, em primeiro lugar, no batismo. É a nossa primeira conversão. O batismo é o banho purificador pelo qual o Espírito Santo nos lava do pecado. E como continuamos a pecar depois do batismo, precisamos de uma segunda conversão, que precisa ser contínua em nossa vida. Para voltar à comunhão com Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão, chamado também de sacramento da penitência. Aqui, entra o neofariseu de hoje com a mesma crítica: ‘Só Deus pode perdoar os pecados!’, tentando desqualificar esse serviço exercido pelos ministros da Igreja.

Jesus, o filho de Deus, nos reconcilia com o Pai, por meio do seu sacrifício redentor. E ele encarregou os seus apóstolos para darem continuidade na história a esse ministério de reconciliação. Depois de ressuscitado, tendo soprado sobre eles comunicando-lhes o santo Espírito, ele disse: “A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados”. Os ministros da absolvição (os bispos e os padres) realizam esse ministério em nome de Cristo. Eles participam do seu sacerdócio. Em seu nome, escutam a confissão dos pecados dos seus irmãos, em seu nome os aconselham, em seu nome conferem a absolvição dos seus pecados. É claro, só Deus pode perdoar os pecados, senhor neofariseu! E ele o faz por meio dos seus ministros. Foi assim que Jesus deixou.


Guardando a mensagem

Este tempo do advento nos avisa que precisamos preparar a nossa vida para o encontro com Cristo, como quem conserta uma estrada com muitas curvas e buracos. É o grande apelo de conversão dos nossos pecados. E como nos livramos dessas estradas tortas do pecado, sobretudo do pecado mortal que nos afasta da comunhão com Deus? Resposta: pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados. A nossa primeira conversão é celebrada no batismo. Nele, somos lavados do pecado, pelos méritos da paixão do Redentor. Para nos ajudar a reencontrar a graça de Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão ou penitência. Nele, celebramos a nossa segunda e permanente conversão. Arrependidos, confessamos/dizemos os nossos pecados e recebemos a absolvição dos ministros da Igreja que fazem isso em nome de Cristo. Assim, somos reconciliados com Deus e com a comunidade eclesial, a quem também ofendemos com nossos pecados.

Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras com que pedimos perdão dos nossos pecados, no início da Santa Missa.

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Se a gente parar pra pensar um pouco e abrir espaço para a ação do Espírito Santo em nós, logo compreendemos nossas falhas e nossos pecados. É o que a gente faz no Exame de Consciência. Dê uma paradinha em algum momento no dia de hoje e faça seu Exame de Consciência. Pergunte-se: Em que eu estou falhando com o meu Deus?

Comunicando

No programa ENCONTROS de hoje, em meu canal do Youtube, teremos a presença do Pe. Sérgio Lúcio, salesiano, reitor e pároco do Santuário de N. Sr.a de Fátima, de Porto Velho, Rondônia. O assunto é o tempo do advento e a nossa preparação para o natal. O programa começa às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Pai Amado glorioso Deus nesta manhã, venho pedir perdão do meus,pecados e os pecados da minha familia. Amém🙏🙏🙏 Perdão Senhor Jesus, perdão e misericórdia🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Que Deus perdoe os nossos pecados para que a nossa caminhada seja muito iluminada 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Senhor meu Deus, todo poderoso, Perdoa nossos pecados Senhor. Entra Senhor em minha vida e de minha família. Rogo a vós Senhor o perdão de nossos pecados e de toda a humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos senhor Jesus perdoam os nossos pecados

    ResponderExcluir
  5. 🙏🙏🙏🙏🙏Perdão senhor, por meus pecados

    ResponderExcluir
  6. Perdão Senhor pelos meus pecados e os pecados da minha mãe,e dos pecados dos meus familiares falecidos 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Anônimo 05/12/226:1senhor eu creio mais almentai aninha fé!

    ResponderExcluir
  8. Que o Senhor nosso Deus perdoe os meus pecados, da minha familia, purifica os nossos corações oor intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Deus nos perdoe pelos nossos pensamentos e atitudes que não vos agradam.Senhor ! Piedade.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia senhor Jesus peço perdão dos meus pecados as vezes peço por pensamentos. Perdão senhor!

    ResponderExcluir
  11. Deus eterno todo poderoso perdoe os meu pecados e tenha misericórdia de mim 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Senhor, perdão, perdão, perdão. Peço orações por minha saúde e a saúde de todos da minha família.

    ResponderExcluir
  13. perdão senhor Jesus pelos meus pecados e os pecados do mundo inteiro 🙏🙏🙏🙏😇

    ResponderExcluir
  14. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe os meus pecados e me conduza a vida eterna 🙏

    ResponderExcluir
  15. Que o senhor perdoe os nossos pecados e nós ilumine e abençoe sempre

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Jesus curou aquele paralítico, porque enxergou uma fé imensa naquele coração e também pela confiança nas orações e na determinação daqueles amigos que não encontrando espaço, não medindo esforços resolveram introduzi- lo pelo telhado o levando na cama. Mas ao mesmo tempo fez a leitura do coração daqueles que duvidaram do Poder dado ao DEUS Filho pelo próprio DEUS Pai e os indagou, aproveitando para nos fazer entender que, é mais importante a cura da alma do que a cura física, pois o Próprio Jesus nos fala é melhor entrar no Reino do Céu sem um dos membros ao invés de ter todos aqui e perder a Salvação.
    Por isso que não devemos duvidar do instrumento ordenado pelo próprio Pai para escutar as nossas confissões, nosso arrependimento dos nossos pecados e interceder junto ao Pai das misericórdias por nós, ou seja, mesmo que enganamos o humano com palavras, o irmão o padre ou qualquer outro que seja, jamais enganaremos a DEUS, pois Ele já fez a leitura do nosso coração antes mesmo de pensarmos, o Senhor já sabe a resposta e podemos confiar que sempre será o melhor para nós e para os nossos,.

    ResponderExcluir
  17. Perdão senhor pêlos meus pecados me perdoa paí santo

    ResponderExcluir
  18. Perdão, senhor Jesus pelos meus pecados e de toda minha família.

    ResponderExcluir
  19. Perdão senhor Jesus pelos pecados de minha Irmã. Que de a ela o descaso eterno e que eu sinta paz no coração ❤️

    ResponderExcluir
  20. Senhor aumenta a minha fé para através dela eu vencer na minha vida,cuida Senhor de mim e de minha família.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos eu já recebi a conta de Natal 👍🙌

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto muito de ouvir o Padre as orações fazem bem

    ResponderExcluir
  23. Boa noite gosto muito de ouvir o programa do Padre João Carlos obrigado pelos seus encinamento gratidão

    ResponderExcluir
  24. Senhor Jesus Cristo perdoa nossos pecados e nós conduza a todos a vá eterna Amém 🙏🏿

    ResponderExcluir
  25. Quero a cura espiritual
    para poder enxergar a cura material

    ResponderExcluir
  26. A paz do senhor que maravilha Padre é vê anunciando o reino de Deus 🔥 meu coração se transborda minha alma se alegra em nome do senhor Jesus te proteja e te guarde ♥️🙋🕊️ u

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS