PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa!

Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa!

 



28 de novembro de 2022

1ª Semana do Advento

EVANGELHO


Mt 8,5-11

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

MEDITAÇÃO


Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

Nós fazemos um bom esforço para viver o evangelho de Jesus, para sermos fiéis ao que Deus tem nos ensinado. Ao menos, pensamos assim. O povo de Deus do tempo de Jesus também tinha essa ideia sobre si mesmo. Eles insistiam sempre no conhecimento que tinham do Deus verdadeiro e na exclusividade de serem o povo em aliança com Deus. Jesus, filho de Deus, encarnado naquele mundo religioso e cultural de Israel, também tinha em grande conta a história do povo eleito. Mas, aberto à realidade como ele era, experimentou em várias ocasiões como a fé deles era vivida de maneira egoísta e interesseira. E como, em nome da aliança com Deus, marginalizava-se gente de dentro e todos os de fora.

No evangelho de hoje, Jesus faz uma constatação que deve ter aborrecido muita gente do seu tempo: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O elogio foi feito ao comportamento de um pagão. No encontro que ele teve com o oficial romano, em Cafarnaum, este intercedeu em favor do seu empregado. Este oficial tinha a patente de centurião, tendo sob seu comando uma centena de soldados do império. Claro, era um estrangeiro, um pagão. Ele contou a Jesus que o seu empregado estava de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus, judeu que era, segundo as regras religiosas de então, não podia entrar na casa dele, já que ele era um pagão. Passando por cima dessa barreira, Jesus se prontificou a ir à sua casa para curar o seu empregado. A resposta do pagão foi surpreendente: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”. Foi uma palavra sincera, um reconhecimento de sua condição de pecador, de pagão. E mostrou sua grande fé quando acrescentou: “Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. E até comentou com Jesus sobre sua experiência de dar ordens aos seus soldados e aos seus servos, e de ser prontamente obedecido.

Diante da resposta do pagão, Jesus ficou admirado com a sua fé. Foi aí que ele disse aquela palavra tão surpreendente: “Nunca encontrei alguém que tivesse tanta fé em Israel”. E disse mais: “Eu lhes digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Nessa palavra, Jesus está em sintonia com os profetas, como Isaías, que anunciaram, muitos séculos antes, que também as nações pagãs se integrariam ao povo santo, chegariam também como peregrinos ao monte da Casa do Senhor. Deus quer integrar no seu reino também os outros povos, toda a humanidade.




Guardando a mensagem

Para nós que estamos começando o tempo do advento, Jesus nos aponta, hoje, um exemplo a ser imitado. Jesus elogiou a fé do oficial pagão, dizendo que não tinha encontrado ainda uma fé tão grande no meio do seu povo. Com esse elogio, o centurião pagão está sendo colocado como exemplo a ser seguido por nós. É bom nos darmos conta que, fora do nosso grupo e de nossa tradição religiosa, há quem demonstre mais fé do que nós. E podemos e devemos aprender com eles. Aprendamos com Jesus, que teve uma atitude missionária, apesar dos limites da prática religiosa do seu tempo: dispôs-se a ir à casa do pagão. Aprendamos com o pagão que Jesus elogiou: ele foi solidário com o seu empregado e foi humilde em reconhecer sua condição de pecador. Além disso, esse pagão demonstrou uma grande fé, sugerindo que Jesus apenas desse uma ordem e seu empregado ficaria curado. Fora do nosso grupo, pode haver gente levando a fé mais a sério do que nós. Aprendamos com eles.

Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficamos encantados com teu espírito missionário. Desde o teu nascimento, vemos como os pagãos são acolhidos no caminho da salvação. São tantos exemplos nos evangelhos: a visita dos magos do oriente, aquela história da mulher siro-fenícia, da cananeia, das curas em território estrangeiro, essa história do empregado do centurião em Cafarnaum. E colocaste este pagão como exemplo a ser seguido por todos nós na sua solidariedade, na sua humildade e na sua fé. Ajuda-nos, Senhor, a acolher, sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são do nosso grupo e da nossa tradição religiosa. E a vivermos a nossa fé com maior seriedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita, hoje, durante o dia, muitas vezes, inspirando-se no centurião de Cafarnaum: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo".

Comunicando

Como todas as segundas-feiras, hoje é dia do programa Encontros no meu Canal do Youtube, começando às 20 horas. O programa de hoje está focado na novena da Imaculada Conceição que começa amanhã. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. A fé move montanhas vamos confiar em Jesus Cristo 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Senhor eu não digna que entreis em minha morada,mas dizei uma só palavra minha alma será salva.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção padre senhor eu não sou digna que entre na minha marada maís dizei. uma sò palavra. minha alma será salva amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Sr. Padre João Carlos. Agradeço ao Senhor por me colocar no Seu caminho e pedir que me ajude a crescer espiritualmente e seguir o exemplo do homem pagão. Amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada,mais se disser uma só palavra eu serei salva,sua benção padre.

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏 bom dia 🌻🌷 abençoe minha família 📿📿 e Deus Proteja o senhor 🙏

    ResponderExcluir
  7. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo.
    🙏amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pdre João Carlos .Deus abençoe . SEMPRE 🙏🏿🙏🏽🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🙌🙌🙏

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja Deus por tantas curas !que Deus lhe de a paz ao mundo !

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre sua benção 🙌 Senhor eu não sou digna que entrei em minha morada, mais dizei uma palavra e serei salva 🙏🏼abençoe Jesus e livrai a minha família de todos os males

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, sua benção, ouço todos os dias a meditação do santo evangelho e uma benção em nossas vidas, peço que abençoe minha família, muito obrigado que deus o abençoe grandemente 🙏🙏📿📿

    ResponderExcluir
  12. Sirlei Siqueira Gonçalves Pinto,de Silvânia Goiás

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos e muito obrigado pelos ensinamentos, Deus continue iluminado seus caminhos.🤲 Senhor eu não sou digna que entrei em minha morada mais dizei uma só palavra eu serei salva.🤲🙏🙇❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos obrigado pelo evangelho de hoje fico muito grata que Deus lhe abençoe sempre paz e bem .

      Excluir
  14. Senhor eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    Jesus conhece o coração de cada um, não importa o que você foi ou o que nós somos, independente do tempo que estamos vivendo, quando abrimos nossos corações reconhecemos nossa pequenez e O suplicamos, Ele vai lá no fundo entende a nossa realidade, estende as mãos e se for para nossa salvação, Ele atende nossas necessidades.
    Quando participamos da Santa celebração Eucarística dizemos também todas as vezes testemunhando esta verdade de fé, "Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo!"
    Devemos proclamar esta frase com muita fé afirmando que assumimos que somos pecadores mas acreditamos no Amor Misericordioso do Pai, recebemos o Seu perdão e todo Seu Amor, também quando afirmamos que somos Santos e pecadores, mas através de Jesus Eucarístico seremos salvos, não importa a enfermidade ou o que seja que nos atrapalhe de sermos "dignos" para entrar na Sua presença, fazer parte do mesmo Corpo, o Pão vivo que desce do céu, assim nos convida a participar do banquete com as iguarias celestiais na morada do Pai.
    Ele sabe da nossa fé é da nossa vontade de sermos limpos, purificados, curados e de seguirmos nossa caminhada mesmo nas dificuldades que ainda virão, como Jesus leu o coração daquele centurião enxergou tamanha fé, Ele sabe da nossa vontade, dedicação e determinação de fé também, e já nos garantiu que nos acompanhará até nosso último dia,.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre Deus nos abençoe, nossa senhora rogai por nós.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre, que Jesus sempre abençoe o Senhor para que possamos ter todos os dias essa meditação, pois nos ajuda a iniciarmos o dia com paz, coragem e muito amor no coração ❤️❤️

    ResponderExcluir
  18. Anônimo 28/11/22 09:04 senhor eu não sou digna do que entreis em minha casa mas direi uma palavra e os jovens que estão mergulhados nas drogas sejam curados do vicio!

    ResponderExcluir
  19. E Zaqueu, o pecador, recebeu a Salvação na sua 🏡 casa.
    Glória a Deus

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou diguino que entre na morada mai dezei umas palavras minhas alma será salva

    ResponderExcluir
  21. Senhor eu não sou digna que entreis em minha morada mas dizei uma palavra e minha alma será salva.
    Eu creio Senhor mas aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  22. Linda e verdadeira a palavra de Deus.
    Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  23. É verdade senhor não signo de entrar em minha morada maís dizer uma só palavras e serei
    salva

    ResponderExcluir
  24. Obg padre João por mais essa belíssima meditação que o senhor o abençoe muito,
    .Senhor eu ñ sou digna de que entreis em minha morada, mas dizeis uma só palavra e sereis salvo. Amem e gracas à Deus.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelos seus ensinamentos a fé move montanha

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre sua benção obrigada padre pelo seus ensinamento

    ResponderExcluir
  27. Deus bondoso, eu LHE agradeço por todas as curas. No entanto, me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, da alegria, da santificação, da purificação, da oração, da fé, da humildade, da justiça e da proteção. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Olá padre João Carlos que Jesus aumente a minha fé

    ResponderExcluir
  29. Boa noite a todos. Sua benção Padre João Carlos. Gratidão por este compartilhamento de missão. Abraço

    ResponderExcluir
  30. Que a minha fé alimente cada dia mais

    ResponderExcluir
  31. Padre João Carlos estou passando pôr uma dificuldade que todos os dias chorou minha ispossa foi embora dê casa pôr conta dê tratamento dá minha irmã e eu errei muito com ela mais amor que ria lipedir uma oração pra ela vouta porque eu amor meu nome é Romilson e o dela é Rafaeli me ajuda pôr favor eu te em pro senhor eu não sou Diguinho de que entres em minha morada maís afe que tenho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS