PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três palavrinhas que nos põem no clima do advento.

As três palavrinhas que nos põem no clima do advento.




27 de novembro de 2022

1º Domingo do Advento


EVANGELHO


Mt 24,37-44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.
42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.



MEDITAÇÃO


Portanto, fiquem atentos, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor (Mt 24, 42)

Este é o primeiro domingo do Advento. Esse novo tempo litúrgico – o Tempo do Advento – bem poderia ser chamado de Tempo da Espera. Ele nos ajuda a celebrar a espera de Jesus. Ele veio no mistério da encarnação: o verbo se fez carne no seio de Maria. Revivemos essa expectativa do povo santo: Jesus, o Salvador, vem! Ele virá em sua segunda vinda: voltará glorioso, colhendo o que plantou. Cultivamos, nesse tempo, os sentimentos e os compromissos que nos preparam para o encontro com o Senhor que vem definitivamente.

O profeta Isaías nos ajuda a compreender que, além dele vir, nós também estamos indo para ele. Todas as nações da terra estão a caminho da Casa Senhor, edificada sobre o Monte Santo. Todos nos encontraremos como filhos na Casa de Deus que brilha no alto, nos convocando a subir de mãos limpas e corações desarmados. O convite é este: Vamos ao encontro do Senhor que vem!

A gente sempre espera coisas boas, coisas muito boas: o casamento feliz, o trabalho abençoado, o filho que vai nascer, uma velhice com saúde. Esperar, todo mundo espera. Mas, tem gente que não espera bem.

Há quem espere ‘de cara pra cima’, distraído, disperso. ‘De cara pra cima’, a gente não espera bem. Casamento não é sorte, é construção penosa do amor e do perdão. Um filho não é fruto do acaso: é obra do amor, acolhido com planejamento e compromisso. Tem-se que estar atento, para não se perder as boas oportunidades na escolha do cônjuge, no diálogo para enfrentar as dificuldades.

FIQUEM ATENTOS, diz Jesus no evangelho de hoje. Não fiquem ‘de cara pra cima’ como o povo no tempo de Noé. Hora de despertar, diz a Carta aos Romanos. Guarde a palavra: ATENTOS!

Há quem espere ‘de braços cruzados’, passivo, deixando o tempo passar. ‘De braços cruzados’ não se espera bem. Um bom emprego não cai do céu. Exige preparação: estudo sério, profissionalização, reciclagem permanente. Sem esforço, sem compromisso não se constrói nada de sério. ESTEJAM PREPARADOS, diz Jesus no evangelho de hoje. Na hora em que menos se pensar, o Filho do Homem virá! Estar preparados é aguardar a sua volta nos mexendo para resolver as coisas, nos comprometendo com o que nos ajuda a crescer na fé e na caridade. Guarde a palavra: ATIVOS!

Há quem espere ‘cavando a própria cova’, destruindo o próprio futuro, comprometendo o próprio desenvolvimento. ‘Cavando a própria cova’ não se espera bem. Não se terá um velhice sadia se empanturrando de enlatados ou estacionado num sofá. Colheremos amanhã o que plantamos hoje. FIQUEM VIGILANTES, diz Jesus no evangelho de hoje. Sabendo que o ladrão vai arrombar a casa, não se dorme, se vigia. A carta aos romanos faz uma lista de ‘ladrões’ que podem assaltar a casa: comilanças, bebedeiras, orgias sexuais, imoralidades, brigas, rivalidades. Guarde a palavra: VIGILANTES!


Guardando a mensagem

Advento é o tempo da espera. Estamos esperando Jesus. Celebramos a espera amorosa do povo fiel e de Maria que acolheram o Senhor, em sua encarnação. Celebramos a espera vigilante do Senhor que vem definitivamente. Do evangelho de hoje, podemos ficar com três palavras: ATENTOS, ATIVOS e VIGILANTES. Atentos para nos manter antenados com os sinais de Deus e acolhedores dos impulsos do Espírito Santo que nos levam a aguardar o Senhor que vem. Ativos para nos manter comprometidos com a nossa conversão, com a prática dos mandamentos de Deus, com a vida de fé na comunidade cristã, com a caridade. Vigilantes para nos afastarmos do que não presta e barrar o mal que pode nos afastar de Deus e dos irmãos. É assim que vamos ao encontro do Senhor que vem!

Portanto, fiquem atentos, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor (Mt 24,

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que tempo precioso este que estamos começando a viver na liturgia. O advento é o tempo da espera. Põe, Senhor, no nosso coração aqueles mesmos sentimentos e compromissos que estavam no coração de tua santa mãe Maria nos meses de tua gestação. Foi ela quem melhor te esperou, com tanta fé, tanto amor, tanta caridade. Basta lembrar o cuidado que ela teve com sua prima idosa, Izabel. Dá-nos, por sua intercessão, sintonizar com toda a Igreja que, com o Santo Espírito, insistentemente clama: Maranatha, vem Senhor Jesus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

O que você poderia fazer (ou deixar de fazer) para celebrar bem este tempo do advento? Peça ao Espírito Santo que o(a) inspire na escolha de um propósito concreto para viver bem esse tempo santo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Padre boa noite, como é bom ouvir sua reflexão sua palavra, me deixa deixa tão próxima de Jesus e procuro agir da forma que o Senhor nos ensina. Ser melhor e fazer o melhor ao próximo. Obrigada. Sua benção e Deus o abençoe 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção padre que Deus nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. lhe peço senhor a minha cura física e espiritual e financeira e proteja todos da minha família . Obrigado meu Deus Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Que essas palavras do Santo Evangelho perdoe os nossos pecados,amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos que Jesus abençoe todos nós sempre e o senhor sempre na sua trajetória paz e bem 🙏🙏❤❤

    ResponderExcluir
  6. Marineide Rodrigues Bom dia Padre João Carlos que Jesus abençoe sempre na sua caminhada paz para todos nós sempre

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João CARLOS obgdo 🙏🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Que fiquemos,ativos ,atentos e vigilantes na espera do Senhor

    ResponderExcluir
  9. SENHOR guiai minha família para sua igreja e que EU POSSA estar levando à palavra de DEUS para todos. ME abençoe com minha missão 🙏🙏📿📿💒💒

    ResponderExcluir
  10. AMÉM.
    Bom dia Padre João Carlos.
    Paz , saúde e serenidade em sua vida
    hoje e sempre.
    Tenha um excelente domingo com saúde e paz...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, muita significativa a sua reflexão sobre as leituras do primeiro domingo do advento.

    ResponderExcluir
  12. Meu Senhor é Meu Deus. Minha Santa Mãe Nossa Senhora. Peço pela vida da minha filha e pela manutenção do seu casamento. Intercedo entregando minhas orações. Amém

    ResponderExcluir
  13. Carlão Padre grande reflexão isto nos anima a continuar construindo e protegendo nossa casa comum

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pela meditações. Deus te abençoe sempre. Gratidão

    ResponderExcluir
  15. Bom dia João Carlos, obrigado por fazer parte do nosso dia , com sua meditação da palavra ,sou sua fã .

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João! Muito obrigada pelas meditações👏 Senhor abençoe a minha familia e capacita- me Senhor com Teu Santo Espirito🙏 Amém🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    A Palavra de DEUS é muito clara, não sabemos quando exatamente será o retorno Glorioso de Jesus Cristo, Más precisamos estar sempre preparados, sempre obedecendo e respeitando os Seus mandamentos, procurando viver sempre no estado de graça, confessando, comungando e perseverando na caminhada cristã, estaremos sempre de bem com DEUS e com o próximo, pois nossa confiança e esperança deve estar na Trindade Santa.
    Assim quando chegar o arrebatamento aqueles que se prepararam fazendo sua parte com o Senhor serão separados daqueles que não entenderam, aqueles que não se atentaram, se deixaram distrair com os prazeres da carne nas coisas mundanas, ou como a maioria fez na época de Noé, não estão dando atenção para as vozes dos profetas e não aceitaram o chamado para viver os princípios do Reino aqui na Terra, para estarem aguardando vigilantes entendendo o propósito de salvação,.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus nos oriente a viver esse tempo de atentos, ativos e vigilante na espera do senhor, que Deus ilumine a mim e minha família,nos dando, paz, amor, saúde, acima de tudo união,o desejo de nossa mãe,que Deus a levou, obrigada por tudo, que Deus abençoe sempre o senhor. Abraço, amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Juberlita Ferreira,(São José do Egito-PE) Bom dia Pe.João Carlos, sua bênção, muito edificante suas meditações da Palavra do Senhor.Muita luz para guiar o seu rebanho .

    ResponderExcluir
  20. Oração pela minha mãe Maria Araújo da Rocha meus filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos muito obrigado pela meditação de hoje suas reflexões nos fazem mais próximos de Deus .
      Que Deus lhe abençoe um
      grande abraço🤗.

      Excluir
  21. Anonimo 27,/11/2022 /11:24 senhor que o teu Espírito santo nos conceda o dom da vigilancia oque o Evangelho de hoje nos fala inspira em nos o entender a palavra vigilância.

    ResponderExcluir
  22. O entendimento das grandes treis palavras; atentos, ativos e vigilantes, ficaram muito claras! Temos que nos preparar para a segunda vinda do senhor!

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre que o senhor nos acompanhem sempre 🙌🙌🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Amém,peço a Deus que e que todos reze para que eu fique curado desse H.pilory, esofagite, hérnia de hiatal e gastrite.

    ResponderExcluir
  25. Obg padre João, o senhor n tem ideia como fico feliz ao receber suas meditações, e repasso para muitas pessoas, que Deus abençoe grandimente sua vida e seu sacerdócio.

    ResponderExcluir
  26. Oração pelo Fabiano Passos de Araújo está em coma devido cair da moto hemorragia na cabeça chaval Ceará

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Padre Joao Carlos. Suas reflexões nos fazem mais próximos de Deus. Gostaria que adicionasse minha esposa no grupo para também receber diariamente as meditações. Número do celular 75-98200-2457

    ResponderExcluir
  28. Boa noite padre João Carlos a sua benção que linda homilia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS