PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os pequeninos acolhem o Reino de Deus

Os pequeninos acolhem o Reino de Deus




29 de novembro de 2022

Terça-feira da 1ª Semana do Advento

EVANGELHO



Lc 10,21-24


21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.


MEDITAÇÃO



Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)

Jesus gosta dessa palavra “pequeninos”. Pode ver que. o tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social do seu tempo: pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.


Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.


No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentem conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, de seus ensinamentos e de seus milagres.


Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.



Guardando a mensagem


Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.


Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,

na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.


Comunicando


Começamos o tempo do advento, tempo de preparação para a acolhida de Jesus que vem. Amanhã, começa a novena da Imaculada Conceição nas comunidades. E daqui a pouco chega a novena de natal. São iniciativas que nos ajudam a viver esse tempo do advento como tempo de conversão.


29 comentários:

  1. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo que sempre tem nos ensinando com as suas palavras, para tornar nós pessoas melhores e sermos dignos de entrar em seu Reino 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção padre vamos louvando sempre o senhor e gradeando.pir todos dias a prende o a vageluco dá palavra dele obrigado senhor amém 🙏✋

    ResponderExcluir
  3. Eu te louvo pai por ter me ensinado todos os dias a viver a tua palavra, amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, sua bênção. Senhor quero aprender cada vez mais a vivenciar as obras das palavras sabias do Senhor, assim seja amém.....

    ResponderExcluir
  5. Eu te louvo, o Pai que está no céu e na terra.Um bom dia Padre João Carlos a sua benção.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Todos os dias eu leio seu evangelho e espalho por Olinda. E muito bom ouvir o evangelho antes de começar o dia. Obrigada! Padre João Carlos. Deus o abençoe muito.

    ResponderExcluir
  7. Sou Zezé Paiva.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos .eu te louvo e te agradeço meu senhor jesus .Glória elouvor à te meu senhor ! 🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre,muito obrigada por nos presentear com a santa palavras todas as manhãs peço a Deus que abençoe a mim e ao meu marido no nosso novo trabalho que vamos iniciar. Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre gratidão por tantas palavras sábias obrigado por nos ajudar a entender melhor a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite pe. João Carlos
      Obrigado por me enviar a santa palavra do evangelho todos os dias sua bênção padre.

      Excluir
  11. "Eu te louvo ó Pai..." Sempre tive como um dos textos prediletos epea pequena passagem do Evangelho. E hoje com esta meditação especial , ficou ainda mais especial ...
    Deus seja Louvado !

    ResponderExcluir
  12. Amem um dia abençoado

    ResponderExcluir
  13. O que seria da Igreja e Padres se ninguém tivesse dinheiro? E toda riqueza do Vaticano? Jesus, não apoiava a soberba, a maldade não o dinheiro, que é necessário para socorrer quem não tem. Na Venezuela por exemplo, todos que não fazem parte do poder estão morrendo de fome, por não ter como comprar a comida. E é o que vai acontecer no Brasil, se o comunismo imperar. Não teremos liberdade pra professar nossa fé. Acorda cristão, Jesus também disse " faça a sua parte, que eu ajudarei" .

    ResponderExcluir
  14. Que alegria poder acompanhar a catequese maravilhosa que nos proporcionar todo santo e abençoado dia. Obrigada Pe. João Carlos. Que Deus o abençoe e proteja, lhe conceda sempre sábias palavras para que continues a missão evangelizadora. Paz e bem!!!!

    ResponderExcluir
  15. Um abençoado dia a todos e peço oração para meu neto João Gabriel qu6 está hospitalizado e precisa fazer uma cirurgia pois quebrou o braço.

    ResponderExcluir
  16. Amém bom dia padre João Carlos. Que Deus o Abençoe lhe dano sabedoria e discernimento pra passar a palavra do Senhor Jesus a todos nós obrigada Jesus pelo seu amor obrigada Padre Deus o abençoe sempre 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre João Carlos pois tenho todos os dias sua palavra que alivia o meu coração e fé muitos q quem passo sua palavra

    ResponderExcluir
  18. Bom dia 🌹 padre João Carlos bendito seja o nome do nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  19. Anônimo 29/11/22 9:06 eu te louvo pai senhor do céu e da terra ,porque escondesse essas coisas a os sábios e inteligentes, e as revelastes a os pequeninos.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre,q DEUS nos abençoe nós dê sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gloria ATI Señor Jesús ..buenos días ,bendecido día para todos , un abrazos desde la Distancias

      Excluir
  21. Hoje somos nós que podemos ouvir essa palavra. Gratidão meu Senhor do Céu e da Terra. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde padre João Carlos.
    DEUS TE ILUMINE SEMPRE por está mostrando e explicando a palavra de seu filho amando.
    Sou grata por te conhecer através da mídia.

    ResponderExcluir
  23. Emanuel Santana da Silva29/11/22 14:17

    Boa tarde João Carlos gosto muito da sua meditação todos os dias eu escuto e compartilho com todas pessoas do grupo do WhatsApp. Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  24. Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida dos pequeninos. Entretanto, me ensine seguir o Espirito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da justiça, da humildade, da paz, da fidelidade e da união. Me ensine viver e pregar o Evangelho. Me ensine fugir do mau. Me ensine glorificá-Lo e louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Eu te louvor pai que estais no céu e na terra 🙏🏼 pra sempre seja louvado eternamente 🖐️🙏🏼

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada padre Carlos .por estas lindas mensagens ,que tem consolado a minha alma e de mas pessoas.🙏🙏👋

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS