PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O anúncio do Reino muda a nossa vida

O anúncio do Reino muda a nossa vida




10 de novembro de 2022

Memória Litúrgica de São Leão Magno

EVANGELHO


Lc 17,20-25

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.



MEDITAÇÃO


O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)


Os fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu que o Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem pode ser apontado aqui ou ali, porque ele já está no meio de nós.

A gente fica esperando o Reino como uma intervenção poderosa de Deus em nosso mundo. Uma coisa forte, visível que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, ficamos imaginando os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas. O Reino é como uma semente de mostarda que vai se tornar uma árvore. É como uma rede de pescar que pega todo tipo de peixe. O Reino é como uma festa de casamento, para a qual estamos convidados. É como o semeador que sai semeando a boa semente em terreno de todo tipo. É como a plantação, onde o inimigo semeou o joio. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece que é um jeito de Deus agir neste mundo.

E Jesus anunciou fortemente o Reino de Deus. Avisou, desde o início, que ele estava próximo, que o seu tempo tinha chegado. A presença de Jesus libertando, restaurando, salvando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio do Reino que chegou é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade estava esperando, o tempo do Messias, o tempo de Deus que Israel esperou por séculos.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.
















Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino está entre nós.

O Reino de Deus está entre vocês (Lc 17, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

na Missa, quando o sacerdote que preside faz a saudação “O Senhor esteja convosco” respondemos “Ele está no meio de nós”. Tu estás entre nós, tu estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos conduzindo no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recordando o evangelho de hoje, reze, muitas vezes durante o dia: “Venha a nós o vosso Reino!”.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, temos hoje a Santa Missa das 11 horas, rezando nas intenções dos ouvintes e associados. Para colocar suas intenções na celebração, use o formulário que nós estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

33 comentários:

  1. Abençoado seja o Congresso Eucaristico que começa amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Daqui da Zona da Mata de Minas estamos unidos em orações pelo 18 congresso eucaristico nacional. Deus seja louvado por seu Filho Jesus estar no meio de nós, nós sustentando com vigor!

    ResponderExcluir
  3. Ore por mim e minha família estou com muitos problemas eu oro todos os dias mas estou precisando muito de oração.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e gratidão Padre João Carlos por nos catequisar a cada dia....VENHA A NÓS O VOSSO REINO.....BOM DIAAA...PAZ E BEM!!! BJSSS Bel e Nenê Diocese de Osasco/SP.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus abençoe todas as família que está precisando o mundo inteiro está doente parabéns padre João Carlos que Deus te abençoe nesse congresso

    ResponderExcluir
  6. Por favor ore pela minha esposa maria zoraida que esta com aushaimer e foi diagnosticada com um câncer de pulmão

    ResponderExcluir
  7. Obrigado senhor por mas um dia na tua presença

    ResponderExcluir
  8. Padre peço oração pelo meu marido ivoneis está com problema sério nas costas, e também pelas minhas filhas e netos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, com saúde e paz para você. Deus abençoe o Congresso Eucarístico que começa amanhã. Um dia abençoado por Deus com saúde e paz para todos da AMA.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Peço oração para o nosso Brasil! Discernimento! Respeito as opiniões e as decisões!
    Peço oração pela minha família, saúde e paz!
    Peço oração para ter muito respeito e carinho no trabalho! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre. Meu nome é Maria Roseane sou de Pernambuco (SURUBIM). Eu acredito sim que Deus está entre nós pelas graças que já recebi, pelos livramentos que já senti e por muitas coisas que passei. Então eu sei que Deus já está entre nós. AMÉM

      Excluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼"Venha a nós o Vosso Reino!"

    ResponderExcluir
  12. Peço oração pra Maria Mendes e Maria Pereira que estão com câncer.

    ResponderExcluir
  13. Peço oração pra Sophia Mendes passar no vestibular pra Medicina.

    ResponderExcluir
  14. Peço oração pra o Papa Francisco e todos os Padres e Bispos do Brasil e no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    O Reino de DEUS, o Poder de DEUS que salva, só é percebido por quem se deixa tocar pelo dom do amor, assim compreende e segue a cultura do Reino, ou seja entende que também veio ao mundo para servir e somos responsáveis pela construção do Reino de DEUS. Através da nossa decisão de viver uma vida nova, e é na constância da intimidade com a Palavra do Senhor e entrega total na perseverança da fé, assim somos conduzidos pelo Espírito Santo. Era assim no tempo de Jesus, e assim continua sendo, sabemos que Jesus sofreu muito para nos salvar e para que tenhamos uma vida plena, não podemos desapontá- lo com nossas decisões erradas, orgulhos, vaidades, ambições, corações duros, falta de perdão, enfim precisamos resistir a cada dia, nos afastando de tudo que nos induz ao pecado, assim cada um fazendo sua parte, vivendo uma vida em DEUS o Reino de dEle continua acontecendo aqui na terra,.

    ResponderExcluir
  16. Peço oração pra o Presidente Lula pela Vitória. Saúde e discernimento pra governar o Brasil. União e Paz para todos os Brasileiros. Amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos sua bola benção. Padre João Carlos tenha uma ótima quinta-feira cheia de muita benção e saúde para o senhor. Leonice Souza Jaboatão do Guararapes pe.

    ResponderExcluir
  18. Pela minha saúde e de todos os enfermos e pela conversão dos meus filhos e do mundo inteiro!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia ,obrigada Padre João Carlos por nos alimentar incansavelmente. A palavra nos mantém vivo na promessa de nosso pai amável.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção,peço em suas orações pela minha saúde e pela minha família que Deus esteja sempre conosco, que Deus abençoe o senhor sempre. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por essas reflexões, me sinto fortalecida e mais próxima de Deus!
    Intenção pela cura total de Leonardo

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre aqui é Eliane de João pessoa Paraíba Marcos Moura bairro eu escuto a sua meditação e mando para todos os meus contatos é uma benção em minha vida e as pessoas que eu mando diz também que é uma benção na vida delas obrigada pelo senhor ser esse i esse homem de Deus que possa evangelizar a gente e todas as pessoas que o senhor possa alcançar que Deus lhe dê a benção Divina de cuidar sempre vive do senhor e de nós obrigada por tudo um grande abraço Deus escolheu a pessoa certa para nos evangelizar

    ResponderExcluir
  23. Padre peço orações para mim e meus filhos / netos / bisneta / estou muito fragilidade .Sofri um golpe e meu coração está muito doido Mas creio no poder de Deus pai todo-poderoso que o que o maligno tira Deus Pai Poderoso nos dá 2vezes mais . Nossa Senhora está com se manto Sagrado me envolvendo e tudo aí de passar obrigada pela atenção.unidos em orações BomDia

    ResponderExcluir
  24. Agradeço a Deus por ter todos os dias essas palavras que fortalece minha fé

    ResponderExcluir
  25. Bom dia, venho pedir oração pra mim e pra minha família, que tire toda negatividade e coisas ruins do nosso caminho, pelos meus exames que vai dar tudo certo ! 🙏🏼

    ResponderExcluir
  26. Peço pela saúde do meu neto thauan tenho fé da sua recuperação amém

    ResponderExcluir
  27. Minha aniversario p meu pai Crispum Lapa 87 anos hje.Amem

    ResponderExcluir
  28. Missa saude Denise e Nilton estao em hospital se recuperando. Gratidao e bencaos Amem

    ResponderExcluir
  29. 🙏🙏por meu filho e sobrinho.

    ResponderExcluir
  30. Sr
    Padre eu sou a Marisia ajudar me a mim e a familia

    ResponderExcluir
  31. Ajudar me meu Deus a mim meu esposo filhas genros e sobrinhos netos irmas e minha mae em.espevial

    ResponderExcluir
  32. Lou Cocozza: maravilhoso!
    Como é bom sabermos que sim! Somos este Reino. Que possamos todos e todas sentir está poderosa é necessária conexão ❤️🙏🏼❤️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS