11 de novembro de 2022
Memória de São Martinho de Tours
Abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional
EVANGELHO
Lc 17,26-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
MEDITAÇÃO
Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)
Houve o dia de Noé, o dia em que Noé entrou na arca. Esse dia foi um marco, separando a convivência distraída do povo e o dilúvio que acabou com tudo. O dia de Noé foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.
Houve o dia de Ló, o dia em que Ló deixou Sodoma. Esse dia foi um marco, separando a vidinha relaxada do povo e a chuva de fogo e enxofre que sepultou tudo. O dia de Ló foi a intervenção de Deus, o juízo de Deus.
Haverá o dia do Filho do Homem, o dia da revelação de Jesus, a sua manifestação no final da história. Esse dia será um marco, separando o tempo em que todo mundo foi convidado à conversão e a salvação dos justos. O dia do Filho do Homem será a intervenção de Deus, o julgamento de Deus.
Você está entendendo, Jesus está falando de seu retorno. Vivemos na expectativa de sua volta. O tempo da conversão é agora, enquanto o aguardamos. Nesse contexto, Jesus falou da mulher de Ló. ‘Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la’.
A história de Ló está no primeiro livro da Bíblia, o livro do Gênesis. Ló foi o único justo encontrado na cidade de Sodoma. Tudo de ruim havia naquela cidade. O justo foi convidado a sair dali, deixar tudo, abandonar aquela gente. Ló saiu com sua família. Deus poria um fim naquele antro de maldade, violência e perversidade. A família de Ló saiu da cidade. Havia uma recomendação: ninguém olhe pra trás. A certa altura, a mulher de Ló olhou para trás para ver o que estava acontecendo por lá. Não deu outra. Virou uma estátua de sal. Jesus relembrou essa antiga história bíblica e tirou uma lição: "Quem quiser ganhar a sua vida, vai perdê-la".
A chegada do Reino de Deus é como o convite para a saída de Sodoma. Em outras palavras, Jesus pregou desde o início: "O Reino chegou, convertam-se". Conversão é reorientar a própria vida e a vida em nossa volta. Reorientá-la para Deus, em obediência à sua Palavra salvadora. Deixar o velho do pecado e abraçar o novo do perdão e da reconciliação oferecidos agora no próprio Jesus. Dar as costas à Sodoma e caminhar para um novo modo de ser e de viver. Não compactuar mais com a velha situação.
Guardando a mensagem
Quem abraçou a novidade do Reino de Deus deixou para trás o que era antigo, isto é, o que era contrário ao Reino. Não dá pra continuar fazendo média com o que é desobediência a Deus. A mulher de Ló é o exemplo de quem abraça a novidade de Jesus e do seu Reino e fica olhando para trás. Fica com um pé na graça que nos gera novas criaturas, mas continua repetindo os velhos hábitos do Adão pecador. Quem foi gerado novo no Cristo Ressuscitado, superou o velho homem Adão, distanciado de Deus e amigo do pecado. A história da mulher de Ló é um alerta: abraçando o novo que nos chegou pela graça de Cristo, definitivamente nos apartemos do mundo do pecado que ficou para trás.
Lembrem-se da mulher de Ló (Lc 17, 32)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
deu pra entender, na palavra de hoje, que é pra gente não imitar o povo do tempo de Noé, levando na brincadeira a pregação da Palavra; que é pra gente não imitar o povo de Sodoma que não levou a sério os avisos de Deus sobre a vida devassa que estavam levando; que é pra gente não imitar a mulher de Ló, que convidada a sair de Sodoma, a destacar-se completamente daquela cidade de pecado, ainda continuava ligada a ela. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão sincera e da perseverança no caminho da vida nova. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Essa história de Ló é muito interessante. Você vai gostar de conhecê-la nos seus pormenores. Assim, poderá entender melhor as palavras de Jesus. Então, leia, hoje, o capítulo 19 do Livro do Gênesis.
Comunicando
No Recife, começa hoje o 18º Congresso Eucarístico Nacional. Às 8 horas, no Centro de Convenções, começa a visitação das Exposições e Feira Católica. Às 16 horas, na área externa do Centro de Convenções, faço o Show de Boas Vindas e às 18 horas, começa a solene Celebração Eucarística que abre o Congresso. Acompanhe toda a programação pela TV, pelo Rádio ou pelas Redes Sociais. Nossa Rádio Amanhecer vai estar transmitindo todo o evento. Para ouvi-la, é só baixar o aplicativo no seu celular.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Deus tenha misericórdia de nós ajuda nos a não nos desviar mos da palavra do senhor daí nos um coração novo e puro para amar e nunca perder a fé em Jesus Cristo nosso salvador 🙏🏼
ResponderExcluirAssim Seja. Assim É.
ExcluirDeus nós de um coração misericordioso para com nossos irmãos bendito seja Deus
ExcluirPesso orações pela minha saúde meu nome Edithe Magalhães Duarte
ExcluirBom dia padre João Carlos sua benção as palavras que senhor Jesus Cristo mandar saber é obedecer amém 🙏✋ mandei oração para mim e minha família 🙏 meu nome e ornilda soares
ResponderExcluirBom dia padre Carlos a sua benção peço oração pela minha familia
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirTemos que estar preparados sempre, nos esforçarmos para viver no estado de graça e prontos a cada dia, vigilantes e orantes, fiéis a DEUS e a Sua Palavra, transmitindo o Seu Amor ao próximo e não nos deixar prender pelos apegos e ilusões que aprisionam nossa carne na vida mundana.
Quando Jesus retornar, na parusia não teremos mais acréscimos de tempo para resolver o que faltou, nem tão pouco teremos como improvisar nossa salvação, a Palavra nos alerta afirmando que os anjos virão e separarão os previdentes, aqueles perseverantes, fiéis que serão salvos e deixarão os imprevidentes, os infiéis que infelizmente priorizaram as coisas terrenas, passageiras e não se preocuparam em alimentar o espírito, esses serão condenados ao fogo ardente.
Se vivermos iluminados pela fé, obedientes a Palavra do Senhor, guiados pelo Amor do Espírito Santo, servindo a DEUS como uma geração eleita e fazendo o bem sempre, nada temeremos, pois seremos escolhidos, assim receberemos a coroa para o convívio dos eleitos que conquistaram o céu, a felicidade por completa, a Glória eterna,.
Desejo, de coração, que todos tenham a capacidade de interpretação da palavra de Deus e a aceite para que haja conversão verdadeira.
ResponderExcluirBom dia padre ,Deus te abençoe, senhor abençoe também eu e meus filhos , obrigada senhor pelo dom da vida ,amém
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção que que bela Reflexão obrigada
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirLinda mensagem bíblica amém.
ResponderExcluirSe fosse hoje muitos viravam pedra.
Boa tarde povo de Deus.
Deus seja louvado para sempre amem.
ResponderExcluirDesejo um DIA falar com o padre Carlos.
amém
ResponderExcluirMeu Deus ajudar me a mim meu lar meus filhos e netos sobrinhos irmãs e minha Mãe
ResponderExcluirAmém 🙏 🙏 🙏 🙏
ResponderExcluir