PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A vitória chega com sua perseverança.

A vitória chega com sua perseverança.





12 de novembro de 2022

Memória de São Josafá, bispo e mártir


EVANGELHO


Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

MEDITAÇÃO


E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)

O juiz e a viúva. A viúva tinha uma causa na justiça. O juiz era iníquo, não temia a Deus, não respeitava ninguém. As chances da viúva eram mínimas. É a situação de muita gente. Tendo um problema sério para resolver, encontra barreiras muito grandes para ultrapassar. Tem diante de si um sistema burocrático, a força do poder econômico, a má vontade de quem deveria encaminhar uma solução... é problema de trabalho, é problema de saúde, é problema de família. Problemas grandes, com pouca chance de solução. Não seria o seu caso?

Bom, na parábola que Jesus contou, a situação estava difícil para a viúva. Ela tinha uma causa na justiça. E o juiz não era confiável. A fama dele era de injusto, sem temor a Deus. Tudo levava a crer que o juiz iria demorar demais a resolver o assunto e, claro, como não tinha compromisso com a justiça, iria prejudicá-la, pois ela era a parte mais frágil, mais desprotegida.

Mas, não foi bem assim. Ela conseguiu que ele julgasse o processo e lhe desse ganho de causa. Olha que surpresa! E o que mudou a situação? Jesus deixou claro: a insistência da viúva. Frequentemente, ela estava na porta do juiz: “Faça-me justiça contra o meu adversário”. O seu pedido insistente, perseverante acabou chateando o juiz. Ele pensou: vou resolver logo isso, senão essa viúva vai acabar com o meu juízo. E resolveu logo. E resolveu dando razão a quem tinha razão, à viúva. Que história interessante!

Por que será que Jesus contou essa história? Com certeza, pra gente não desanimar diante dos problemas, pra gente não cruzar os braços diante de situações difíceis; ir à luta, insistir, lutar pelo certo, pela verdade, pela justiça... A viúva não ficou em casa, se lamentando.... “Estou perdida, eu sou uma pobre viúva, e aquele juiz é um sujeito corrupto”. Não, não ficou se lamentando. Foi à luta, enfrentou o juiz, insistiu, cobrou, encheu a paciência daquele homem... Nada de ficar esperando pra ver no que vai dar, nada de se bloquear imaginando-se sem chance... Ir à luta, enfrentar, cobrar, insistir.

A parábola também pode ser aplicada ao nosso relacionamento com Deus. Mesmo que Deus não tenha nada de parecido com o juiz da história, precisamos ser perseverantes naquilo que pedimos. É que Deus, como bom educador, quer ver a gente se mexendo pra encontrar solução para os problemas; quer que tenhamos um grau de compromisso com o que estamos pedindo; quer que cultivemos sentimento de verdadeira confiança nele.


Guardando a mensagem

A viúva da história de Jesus é um exemplo para nós. Diante de dificuldade quase intransponível, acreditou na sua causa e, de tanto insistir, terminou mobilizando o injusto juiz em seu favor, com o incômodo de sua cobrança persistente. Você mesmo tem coisas difíceis pra realizar, sonhos quase impossíveis pra conquistar. Aprenda da viúva do evangelho. Não fique de braços cruzados. Não se deixe vencer pelo desânimo, pelo cansaço. A vitória depende de sua perseverança, de sua insistência. Deus também, como um bom pai que é, gosta de dar um tempo quando a gente faz um pedido. Ele quer ver a gente se mexer com confiança e perseverança e amadurecer o grau de compromisso com aquilo que estamos pedindo. Só pais inexperientes dão tudo o que filho pede e na velocidade que ele deseja.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quantas lições, aprendemos no teu santo evangelho! Hoje, nos dizes para sermos perseverantes, insistentes, chatos se for preciso, mas não desistirmos diante das dificuldades. E disseste isto comparando também com a oração. Deus não é como aquele juiz. Ele é um pai amoroso. Mas, é um pai que quer o nosso bem, e sabe se o que pedimos servirá mesmo para o nosso crescimento; e conhece a hora oportuna para recebermos o que pedimos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, esse evangelho com alguém. O pequeno vence pela insistência, pela perseverança e pela confiança em Deus.

Comunicando

Este é o segundo dia do Congresso Eucarístico Nacional, acontecendo no Recife. Começa, hoje, o Simpósio Teológico, com conferências e oficinas. À tarde, catequeses públicas. Às 18 horas, o terço rezado em cinco santuários marianos, com transmissão pela televisão. Às 20 horas, começa a Vigília da Juventude. E você nos encontra no stand da AMA, na Feira Católica. Acompanhe tudo pelas redes católicas de televisão, pelo rádio ou pelas redes sociais. Pão em todas as mesas!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Deus abençoe e proteja aos ouvintes deste p rograma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém eu creio

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos sua bênção, peço oração pra mim é família

      Excluir
    3. Creio na misericordia do senhor na minha vida e na vida de quem crer e confia

      Excluir
    4. Amém, a reflexão me ajudou muito

      Excluir
    5. Oi Padre João Carlos peço orações por mim e minha família 👪 👪 👪 deus te abençoe sempre amém ❤️ ❤️ ❤️ ❤️

      Excluir
    6. Oi padre João Carlos eu ouço suas palavras todos os dias eebo suas mensagens fico muito feliz todos os dias, quero pedir orações por mim e minha família sou grata por tudo

      Excluir
    7. Graças a Deus 🙌🙏 obrigado

      Excluir
  2. Sinto. Muito. Por. Favor. Mim. Perdoe. Eu. Ti. Amo. Sou. Grata

    ResponderExcluir
  3. Gratidao. Gratidao. Gratidao

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos! Sua bênção. Como é bom receber a meditação do Santo Evangelho diariamente. Só gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado padre por todos os dias receber a meditação da palavra.

    ResponderExcluir
  6. Louvado seja o Teu Santo Nome meu Deus🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por mandar meditação todos os dia cada dias mais ficou feliz .por saber mais com a meditação tenha o lindo dia muita paz muita saúde Pará o senhor e sua família padre gostaria de oração pra mim e minha família como sei que o senhor recebe minhas comunicação pelo ZAP meu nome é ornilda soares de Recife PE 🙌🌹

    ResponderExcluir
  8. Obrigado padre por manda a meditação adoro ouvila 🧎‍♀️🧎‍♀️🧎‍♀️🙏🙏🙌🙌peço oração é muita sabedoria pra meus filhos. Obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Bom dia obgdo padre João Carlos 🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Bom dia eu sempre confio na palavra deus !tem uma frase de diz !deus tarda mas não falha! E tudo que precisamos é confiar em Deus!

    ResponderExcluir
  11. Que paz e a luz do Senhor esteja sempre em seu caminho Pé. João Carlos! Aprendemos com suas meditações e orações a perseveramos no amor do Pai propagando seus ensinamentos e testemunho de vida. Estaremos sempre confiantes e vigilantes com os nossos clamores espirituais.

    ResponderExcluir
  12. Amém, bom dia! Paz e Bem 📿 abençoe a minha família 📿

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos. Adoro suas msn diárias. Peço par ser incluído no grupo. Obrigado. Paz e bem. Alcedir drum dos santos. Whats: 55996740696. Santana do livramento rs. Brasil. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, obrigada pelas meditações que recebo todos os dias, a primeira coisa que leio antes dos meus afazeres, peço a Deus pelas suas orações pela minha saúde e pela minha família. Amém 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  15. Amém eu creio.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, perdoa nos pai por sermos pecadores e não fazermos conforme sua palavra, somos falhos.Mas ainda é tempo de nos redimirmos e criarmos vínculos contigo.Sabemos que td que pedimos o senhor nos atende, então senhor, que possamos confiar mais em teus preceitos para que o senhor possa depositar confiança em nós.

    ResponderExcluir
  17. Amém Jesus Cristo 🙏 Bom dia bênção de Jesus

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre! Peço que o senhor ore pela nossa Pátria. Para que aqui não seja instalado o comunismo / socialismo no qual reina perseguiçao aos cristãos, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre , Des nós abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia Padre João Carlos! Sim tenho certeza que não vou desistir nunca de ter uma família com saúde e livrar dos problemas que perturba a família, vamos conseguir com fé em Deus vender o terreno e assim ter paz em família.

    ResponderExcluir
  21. O evangelho de hoje mais lindo ainda
    Amem

    ResponderExcluir
  22. Deus dai-nos forças para não desistir de lutar diante das dificuldades, que sejamos perseverantes, ter fé em Deus 🙏 e nunca desanimar. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João sua

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde padre! A sua bênção e que Deus nos proteja sempre!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre, sua bença. Como diz o Evangelho. Quando pedimos à Deus ele quer que a gente se mexa. Mas quando a gente se ver numa situação q é difícil encontrar solução é muito ruim. Eu mesma me sinto presa, não encontro saída. Só Deus mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada padre por essa mensagem tão linda

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS