PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma coisa só é necessária

Uma coisa só é necessária



4 de outubro de 2022

Dia de São Francisco de Assis


EVANGELHO


Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

MEDITAÇÃO


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Normalmente, vivemos ocupados e preocupados com muita coisa. Imaginamos que estamos fazendo muita coisa pela família, pelos outros e até mesmo para Deus. Talvez sua família precise de mais atenção do que de coisas. Com certeza, mais importante do que sua frenética ação é a direção do que você faz.

Jesus entrou num povoado e hospedou-se na casa de Marta. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua palavra. Marta, ocupada com muitos afazeres, reclamou porque sua irmã não a estava ajudando no serviço da casa. Jesus observou que Marta estava muito ocupada com tanta coisa, quando uma só coisa é necessária.

Marta mostrou-se muito trabalhadora, muito preocupada com os afazeres da casa, super atarefada, tudo para receber bem o Senhor. Uma excelente anfitriã. Maria sentou-se aos pés de Jesus, como faziam os discípulos nas escolas dos rabinos. Estava escutando a sua palavra. Como discípula, estava aprendendo, atenta, interessada nos ensinamentos do Mestre. Ouvir a palavra do Senhor é fundamental para encontrar o sentido e a direção do que precisamos fazer. Na palavra do Senhor, o discípulo encontra a orientação de sua ação. Maria é modelo de discípula.

Jesus corrigiu Marta. ‘Uma coisa só é necessária, Marta. Você se preocupa e anda agitada com tanta coisa!’. O que será essa coisa necessária? A coisa necessária foi a que Maria escolheu. Podemos pensar assim: Marta está se ocupando com muitas coisas. Maria está se ocupando de Jesus. Marta atira para todos os lados, nos seus compromissos de dona de casa. Maria, escutando Jesus, está acolhendo uma direção para sua existência e para os seus compromissos.

De verdade, a gente, normalmente, faz muita coisa, corre muito, e sempre há mais o que fazer. O mais importante não é fazer muitas coisas, mesmo que seja para Deus. O necessário mesmo é ocupar-se de Deus, curtir a sua presença, acolher a sua palavra. E assim, encontrar um sentido e uma direção para sua vida e para suas atividades.


Guardando a mensagem

Marta foi uma boa anfitriã, fazendo coisas pra Jesus, ocupada com tantos afazeres na preparação da casa e, quem sabe, do almoço ou do jantar. Maria foi uma discípula exemplar, ocupando-se de Jesus, atenta à sua pessoa, à sua palavra. Como estamos nas proximidades da Semana da Criança, podemos lembrar que o mais importante não é fazer coisas pelos filhos ou enchê-los de presentes. É estar ao seu lado, participar de sua vida e do seu crescimento, estar com eles. Estar presente. Isso é o mais importante. Marta se ocupa com muito trabalho. Precisa fazer como Maria: ocupar-se de Jesus. Sendo hoje dia de São Francisco de Assis, podemos ver como nele esse evangelho ganha atualidade. Acolhendo a graça de Deus em seu coração, o jovem Francisco colocou Deus no centro de sua vida, assumindo, com largueza de coração, a busca da fraternidade e da paz, com simplicidade, convivência com os sofredores e contemplação amorosa da obra de Deus. 

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é muito nobre a ação, como também o compromisso do trabalho e o exercício da missão. É santo o tempo da oração, da escuta amorosa da tua palavra, para encontrar sentido para a ação, pra gente não virar escravo do trabalho, mas sermos sempre operários de tua vinha. Sem a oração, Senhor, nossa correria fica estéril. Fazemos muito e colhemos pouco. Com a oração, nosso esforço ganha luz e sentido. Fazemos menos e colhemos mais. Senhor, dá-nos um pouco de Maria, porque de Marta já temos bastante. Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos no Mês Missionário, um mês para nos ajudar a crescer no compromisso da missão. E a missão se faz com o anúncio, o testemunho, a caridade, sustentados pela oração, pela contemplação. E é aqui que pode entrar a oração do terço mariano.

Comunicando

Lembro o desafio desse mês: rezar, diariamente, o terço mariano. No formulário que enviei com a Meditação de ontem, 923 pessoas já responderam positivamente, aceitando o desafio. E você, também vai topar o desafio? Então, ponha seu nome na lista. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

69 comentários:

  1. Deus no comando em nossa vida 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM!!!, é VERDADE!!! Verdade VERDADEIRA!!! o nosso DEUS DEVE ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR EM NOSSA VIDA!!!

      Excluir
    2. A palavra de Deus nos conforta é fortalece cada dia mais a nossa fé.

      Excluir
  2. Amém!
    Gostei imenso desta meditação, sinto-me renovada.

    ResponderExcluir
  3. Maria escolheu a melhor parte.muitas vezes corremos muntos agitados e esquecemos das coisas maeis importante que escutar a voz de Deus que nos chama a coda momento.Maria sim estava atenta a voz de Deus foi a colhedora.fraterna.com Jesus Cristo largou tudo para escutar apalavra de Deus.devemos esta atentos em todos os momentos.para escutar a voz de Deus.no dia.dia.ser acolhedor da palavra e praticarmos ajudando os mais nesecitados ser misericordioso para com as passoas.viver o evangelho..obrigada pe.João carlos pela linda reflexão esta mim ajudadando munto..Maria José de Luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim

      Excluir
    2. Eu aceito o desafio . Deus no controle de td

      Excluir
    3. Eu Lindalva de lima aceito

      Excluir
    4. Já rezo todo dia.

      Excluir
    5. Vou rezar sim🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    6. Amém 🙏

      Excluir
  4. Eu aceito o desafio Deus mo controle de tudo

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eu aceito o desafio.Deus abençoe a todos.

      Excluir
    2. Fé, paz e harmonia para todos.

      Excluir
    3. Eu rezo todos os dias o santo terço

      Excluir
    4. Agradecida por nós ajudar na caminhada para o Pai. amém vamos rezar o terço diariamente pela paz no mundo amém

      Excluir
    5. Vera Gheller. Aceito rezar o terço.

      Excluir
    6. Que o Senhor Jesus Cristo dê a vitória ✌ ao nosso presidente Cristão Jair Messias Bolsonaro. Seja REELEITO.

      Excluir
    7. Aceito rezar o terço Mariano.

      Excluir
    8. Aceito rezar o terço Mariano

      Excluir
  6. Amem Deus abençoe a todos nós 🙏🙏🏿🙏❤🌷🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Bom dia paz e bem, a benção padre João Carlos, eu topo o desafio amém

      Excluir
    3. Quero ser como Maria mais Marta tem tomado conta de mim vem Maria ensinar a emtender melhor as coisas de Deus🙏

      Excluir
    4. Contrabalançarar Maria e Marta

      Excluir
    5. Amém que assim seja hoje e sempre!

      Excluir
    6. Amém 🙏 🙏 🙏

      Excluir
    7. Eu aceito o desafio e agradeço pela oportunidade. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!!

      Excluir
    8. Eu aceito o desafio

      Excluir
    9. Quanto ao terço já o rezo sempre. Tenha uma noite abençoada!

      Excluir
  7. Maria Aparecida Pereira de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  9. Gratidão padre por duas palavras iluminada na minha casa todos os dias.amém.

    ResponderExcluir
  10. Amém, bom dia 🙏😇🛐 bença 📿📿

    ResponderExcluir
  11. Bom dia João Carlos, sua meditação diária, já faz parte do meu dia. É a primeira coisa que faço ao despertar, Que Deus continua abençoando o senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia eu rezo todos os dias o terço há muitos anos mais teu desafio me pós mais ânimo e muito obrigado pela sua orientação que me fortalece todos os dias obrigado padre joao carlos Deus o abençoe

      Excluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Meu primeiro alimento é da alma. É a Oração, a Palavra e Meditação. Depois procuro voltar aos afazeres domésticos focada nos ensinamentos do Mestre. Como sei para onde quero ir, procuro me comportar como se já estivesse lá.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e meditação todos os dias, as pessoas que envio aceita com muito amor a palavra de Deus, tenho pessoas evangélicas que recebem com muita alegria. Deus continue iluminando os caminhos do Senhor. Eu aceito o desafio, sem a oração não podemos caminharmos.🤲🙇

    ResponderExcluir
  14. Já cultivamos o hábito de rezar o terço diariamente, eu e meu marido. É muito gratificante. Se passar da hora de rezar, já sinto um vazio.

    ResponderExcluir
  15. Dai-me Senhor sabedoria de Maria, pois María escolheu a melhor parte, escutar Jesus. Obrigada Padre João Carlos pela Belíssima reflexão.🙏🤝🙋🌻🌻

    ResponderExcluir
  16. Através de um aplicativo eu acompanho as demais leituras bíblicas diária: Salmo, Primeira Leitura. No Domingo: Primeira e Segunda Leitura, Salmo e Evangelho. Como também vejo o jornal indo que o Senhor envia.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos,meu ex-aluno em Carpina. Vejo que cumpre o chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo com muito amor e e compromisso. Sou um orador do terço pela manhã ao acordar e a noite antes de dormir,este sendo o terço da libertação. Paz e bem para sua vida prezado amigo.Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  18. Quem escreveu o texto acima fui eu Geraldo Margela Correia,ainda participante da AFS-Associacao Fraterna Salesiana.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Sou a Ir.teresinha da Congregação de São Pedro Canisio Muito obrigado pelas suas reflexões do Evangelho que repasso para várias pessoas. Vou participar este terço vou rezar nas intenções das Vocações. Um Grande abraço fraterno .Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia como faço para baixar o áudio da meditação diária

    ResponderExcluir
  21. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌 Deus o Abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  22. É uma benção ter todo dia ao nosso alcance a Palavra de Deus, suas reflexões e meditações. Obrigada Senhor pela vida de pessoas tão maravilhosas e sábias. Desafio aceito. Sou Teresinha de Jesus.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos sou Francisco José moro em boa vista roraima eu topo o desafio

    ResponderExcluir
  24. Ouço todo dia a meditação da palavra com o senhor. É muito gratificante e me dá força na caminhada. Topo o desafio de rezar o terço todos os dias. Deus o abençoe padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos! Que a presença constante do Espírito Santo de Deus esteja sempre presente na vida do senhor! Todos os dias eu e meu esposo já rezamos o terço Mariano graças a Deus!

    ResponderExcluir
  26. Sebastião e Fátima!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia a todos. Agradeço diariamente minha irmã Ilda por tere apresentado ao senhor Padre. É mais una benção das tantas que diariamente iamente. Rosangela C Miranda

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre João Carlos muito obrigado pelos seus ensinamentos estou aprendendo muito com ó Sr que Deus te abençoe hoje e sempre com esse Dom ok sua benção

    ResponderExcluir
  29. Que maravilha viver na palavra do senhor. Muito agradecido senhor padre.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre João Carlos eu topo o desafio

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Pe. Aceitamos o.desafio. Edivania de Salvador e Margarida, Areia Branca -Piritiba -BA

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Pe. João Carlos estou muito feliz em receber a palavra de Deus tds os dias é sempre momento de crescimento na fé. Agradeço muito por esta graça que o senhor vos abençoe hj e sempre.

    ResponderExcluir
  33. Agradeço mesmo de coração poder receber a palavra de Deus. Moro em Capão da canoa .RS grande abraço.!!!

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, sua benção Padre João Carlos, rezo o terço Mariano , lhe confesso que as vezes não rezo todo dia. Mais irei participar dessa campanha de rezar o mês todo. Um abraço e que Deus continue lhe dando forças para continuar a sua jornada . Messias Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Padre João Carlos mim chamo severina migusta também estou resando ou santo terço todos os dias u senhor e uma Benção em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  36. A sua benção, Pe João Carlos!
    Sim , eu também estou no desafio e também participei do anterior 🙏

    ResponderExcluir
  37. Eu rezo o terço todos os dias.

    ResponderExcluir
  38. Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Francisco de Assis. Entretanto, me ajude ter uma boa conduta. Me ajude fugir do pecado e da agitação. Me ajude seguir o caminho do apostolado, do serviço, da fé, da catequese, da graça, da pregação, da verdade e da hospitalidade. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude escutar e viver o evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  39. Todos os dias eu rezo o Terço da Divina Misericórdia e o terço Mariano...

    ResponderExcluir
  40. Sim padre com certeza aceito o desafio. Até porque já rezo o terço a algum tempo Lúcia de Fortaleza Ceará.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite padre João Carlos que bela homilia obrigada pela palavra. As vezes me sinto uma Marta.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS