PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sermos bons samaritanos para os caídos de hoje

Sermos bons samaritanos para os caídos de hoje




03 de outubro de 2022

Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco e companheiros mártires


EVANGELHO


Lc 10,25-37

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!”
28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.
E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

MEDITAÇÃO


Então Jesus lhe disse: “Vá e faça a mesma coisa” (Lc 10, 37)

O evangelho nos conta, hoje, a parábola do bom samaritano. Um texto que tem tudo a ver com São Francisco de Assis, festejado amanhã, e com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, da qual, amanhã, celebraremos o segundo aniversário. Dois anos atrás, nesta data, o Papa assinou este documento no túmulo de São Francisco, na cidade de Assis. Nesta encíclica sobre a fraternidade e a amizade social, o Papa dedica um capítulo inteiro precisamente à parábola do bom samaritano. Assim, demos hoje a palavra ao nosso Papa.

“Conta Jesus que havia um homem ferido, estendido por terra no caminho, que fora assaltado. Passaram vários ao seu lado, mas… foram-se, não pararam. Eram pessoas com funções importantes na sociedade, que não tinham no coração o amor pelo bem comum. Não foram capazes de perder uns minutos para cuidar do ferido ou, pelo menos, procurar ajuda. Um parou, ofereceu-lhe proximidade, curou-o com as próprias mãos, pôs também dinheiro do seu bolso e ocupou-se dele. Sobretudo deu-lhe algo que, neste mundo apressado, regateamos tanto: deu-lhe o seu tempo. Tinha certamente os seus planos para aproveitar aquele dia a bem das suas necessidades, compromissos ou desejos. Mas conseguiu deixar tudo de lado à vista do ferido e, sem o conhecer, considerou-o digno de lhe dedicar o seu tempo.

Com quem te identificas? É uma pergunta sem rodeios, direta e determinante: a qual deles te assemelhas? Precisamos reconhecer a tentação que nos cerca de nos desinteressar pelos outros, especialmente dos mais frágeis. Digamos que crescemos em muitos aspectos, mas somos analfabetos no acompanhar, cuidar e sustentar os mais frágeis e vulneráveis das nossas sociedades desenvolvidas. Habituamo-nos a olhar para o outro lado, passar à margem, ignorar as situações até elas nos caírem diretamente em cima.

Assaltam uma pessoa na rua, e muitos fogem como se não tivessem visto nada. Sucede muitas vezes que pessoas atropelam alguém com o seu carro e fogem. Pensam só em evitar problemas; não importa se um ser humano morre por sua culpa. Mas estes são sinais dum estilo de vida generalizado, que se manifesta de várias maneiras, porventura mais sutis. Além disso, como estamos todos muito concentrados nas nossas necessidades, ver alguém que está mal incomoda-nos, perturba-nos, porque não queremos perder tempo por culpa dos problemas alheios. São sintomas duma sociedade enferma, pois procura construir-se de costas para o sofrimento.

É melhor não cair nesta miséria. Fixemos o modelo do bom samaritano. É um texto que nos convida a fazer ressurgir a nossa vocação de cidadãos do próprio país e do mundo inteiro, construtores dum novo vínculo social. Embora esteja inscrito como lei fundamental do nosso ser, é um apelo sempre novo: que a sociedade se oriente para a prossecução do bem comum e, a partir deste objetivo, reconstrua incessantemente a sua ordem política e social, o tecido das suas relações, o seu projeto humano. Com os seus gestos, o bom samaritano fez ver que «a existência de cada um de nós está ligada à dos outros: a vida não é tempo que passa, mas tempo de encontro».[57]

Esta parábola é um ícone iluminador, capaz de manifestar a opção fundamental que precisamos tomar para reconstruir este mundo que nos está a peito. Diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. Qualquer outra opção deixa-nos ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada. A parábola mostra-nos as iniciativas com que se pode refazer uma comunidade a partir de homens e mulheres que assumem como própria a fragilidade dos outros, não deixam constituir-se uma sociedade de exclusão, mas fazem-se próximos, levantam e reabilitam o caído, para que o bem seja comum".


Guardando a mensagem

É ainda a palavra do Papa Francisco: “O samaritano do caminho partiu sem esperar reconhecimentos nem obrigados. A dedicação ao serviço era a grande satisfação diante do seu Deus e na própria vida e, consequentemente, um dever. Todos temos uma responsabilidade pelo ferido que é o nosso povo e todos os povos da terra. Cuidemos da fragilidade de cada homem, cada mulher, cada criança e cada idoso, com a mesma atitude solidária e solícita, a mesma atitude de proximidade do bom samaritano”.

Então Jesus lhe disse: “Vá e faça a mesma coisa” (Lc 10, 37)

Rezando a palavra

Rezemos uma das preces com que o Papa encerra a sua bela Encíclica:

Senhor e Pai da humanidade,
que criastes todos os seres humanos 
com a mesma dignidade,
infundi nos nossos corações um espírito fraterno.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro, de diálogo,
de justiça e de paz.
Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias 
e um mundo mais digno,
sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.
Amém.

Vivendo a palavra

Em setembro, o desafio foi ler diariamente o evangelho do dia. No último dia do mês, fizemos um balanço. 1.008 pessoas responderam o formulário enviado, resultando o seguinte:
473 pessoas leram o evangelho todos os dias (48,8%),
247 pessoas leram o evangelho quase todos os dias (25,5%),
72 pessoas começaram, mas pararam pelo caminho (7,4%),
Os outros disseram que não sabiam do desafio ou, por várias razões, acabaram não lendo o evangelho cada dia.


Comunicando

Bom, começou outubro, o Mês do Rosário e já lançamos o novo desafio: rezar diariamente o terço mariano. Com a Meditação, estou lhe enviando um formulário de compromisso. Quem topar o desafio deixe seu nome na lista.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

80 comentários:

  1. O meu bom dia a todos, a meditação de hoje é muito forte realmente é muito difícil encontrar pessoas solidárias o amor ao próximo está cada vez mais escasso. Que Deus toque no coração daquelas pessoas que só pensam em si próprio/a vamos praticar o bem ajudando a quem precisa não precisa ter muito para ajudar alguém. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza quem ama a Deus é não ama ao próximo Jesus esse não é digno de mim🙏❤️jacinta Maria Melo

      Excluir
    2. Eu aceito o desafio ss

      Excluir
    3. Eu aceito o terço...🙏💙

      Excluir
    4. Eu aceito o desafio com certeza

      Excluir
    5. Vera Lucia Lourenço da Silva
      Eu aceito o desafio com certeza

      Excluir
    6. Aceito o desafio 😃

      Excluir
    7. Eu aceito rezar o terço todos os dias.

      Excluir
    8. Eu aceito o desafio.

      Excluir
    9. VENSEL DE SOUZA3/10/22 10:59

      Eu aceito e vou me esforçar muito para rezar o Terço todos os dias, especialmente em prol de nossa Nação o Brasil e de nossa Igreja!

      Excluir
    10. BOM DIA Padre João Carlos. DESAFIO ACEITO, me comprometo à rezar neste mês Missionário o Santo Terço Mariano todos os dias. sua bênção. Santo André- SP.

      Excluir
    11. Desafio aceito

      Excluir
    12. Eu aceito espero receber.

      Excluir
    13. Eu aceito o desafio e já reso o terço mariano todos os dias.

      Excluir
    14. Eu aceito o desafio. Pois já rezo o terço todos os dias.

      Excluir
    15. Sim.Assumo o compromisso de ler o ler o Terço Mariano!

      Excluir
    16. Sou fã do padre João Carlos. E quero fazer parte do desafio. Aliás já rezo todos os dias o santo rosário 📿📿

      Excluir
    17. Eu aceito o desafio

      Excluir
    18. Eu também aceito o desafio! REZAREI O TERÇO TODOS OS DIAS!🙏🏻

      Excluir
    19. Yara Rangel, escreveu acima!

      Excluir
    20. Eu aceito o desafio.

      Excluir
    21. Eu aceito

      Excluir
    22. Marisa eu aceito o desafio

      Excluir
    23. Eu aceito o desafio, tenho fé que vou conseguir.

      Excluir
    24. Boa noite Maria Ivanice.Eu aceito o desafio de rezar o terço. Eu e minhas irmãs já rezamos toda noite.

      Excluir
    25. Eu, aceito o desafio. Reso o terço todos os dias

      Excluir
    26. Aceito o desafio. Ellen Costa

      Excluir
    27. Terezinha de Maria4/10/22 05:02

      Aceito o desafio. Amém!

      Excluir
    28. Aceito...alias já aceitei!!

      Excluir
    29. Eu aceito o desafio

      Excluir
    30. Aceito o desafio

      Excluir
    31. Eu aceito o desafio

      Excluir
    32. amém meu Deus

      Excluir
    33. A maior riqueza buscar deus lançado no próximo a mem

      Excluir
  2. Vamos buscar Deus pensando no amor ao próximo aleluia aleluia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aceito o desafio , André de Ivinhema MS 🙏🙏

      Excluir
  3. Eu aceito o desafio , já estou rezando o terço todos os dias e continuando a meditar o evangelho do dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia na graça de Deus .Desafio aceito

    ResponderExcluir
  5. Aceito o desafio vou rezar o terço todos os dia e ler a meditação

    ResponderExcluir
  6. Eu aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção, Q Deus o abençoe sempre com as bênçãos e as graças do céu .
    Graças a Deus eu rezo o terço mariano de manhã e a noite rezamos em família já faz muitos anos rezo tbm o terço da misericórdia e o terço das santas chagas e leio o evangelho as leituras e o salmo do dia todos os dias, leio tbm a homilia, muito gratificante quanto mais conhecemos mais amamos a palavra de Deus. O evangelho de hoje é uma lição de vida que devemos praticar todos os dias dentro de nossa própria casa com nossos vizinhos e em nossas comunidades. Obrigada padre por nós orientar a termos mais compaixão com o próximo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia nas graças de Deus. amém
    Aceito o desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Francisca Silva Ribeiro

      Excluir
    2. Eu aceito o desafio. Obrigada Senhor por tamanha benção

      Excluir
    3. Bença padre eu aceito sim rezar o santo terço,🙏🙏🙏

      Excluir
  9. Aceito o desafio de 4ezar todos os dias o santo terço! Rosemeri Melo e Souza Aracaju Sergipe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João sua benção. Padre João Carlos eu entendi no evangelho de hoje que nós temos que seguir o mesmo caminho do nosso pai ajuda as pessoas sei olhar a quei. Proque eu também ja tive um bomasimdente na rua foi cuidado com muito carinho pela pessoas entao cei o quanti e passar e não cuida das pessoas mais graças a Deus meu pai feis nos corocao

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua benção. Eu entendi que nós temos que seguir o mesmo caminho da nossa família ajuda as pessoas sei olhar a quei assim eu foi criada pela minha família se bom não e defeito e gualidade amém.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos tenha um ótimo segundo para o senhor cheia de muita benção e saúde de sua associada leonice Souza .

    ResponderExcluir
  13. Outubro também é o mês que devemos assumir a missão que nos foi confiada no Batismo. Que a leitura orante e que o Rosário nos leve a sair de nosso comodismo religioso para irmos "as regiões montanhosas" e servirmos aqueles que necessitam de alguma coisa, seja material ou espiritual!

    ResponderExcluir
  14. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana abençoada pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  15. Bom dia meu nome é Geny ,Deus seja louvado por pessoas como o senhor padre João Carlos , que o Senhor Deus continue te abençoando e protegendo, para que possa continuar sua missão, grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Maria Francisca Silva Ribeiro

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos. O evangelho de hoje é um alerta para os filhos de Deus porque hoje perderam-se muitos valores e o egocentrismo Lala mais alto. Que pratiquemos mais o amor. Eu todos os dias. Eu todos os dias faço

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, todos os dias eu leio o evangelho e rezo o terço Mariano . Temos a obrigação de ajudar ao próximo, sem pedir nada em troca. Estou sempre disposta a ajudar as pessoas que precisam de mim, graças à Deus. Sua benção Padre .

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre sua bênção, sou Ana do quilombo município de nossa senhora do livramento, mt todos os dias escuto o evangelho e me ajuda mt peço oração pelos meus filhos

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, meu nome é genice, aceito o desafio. Todos os dias eu rezo o terço Mariano e leio o evangelho. Estou sempre ajudando a quem precisa de mim, graças à Deus.

    ResponderExcluir
  21. Angela de São Paulo Aceito esse desafio já reso o terço Mariano todos os dia, e fiz também o desafio de ler o evangelho todos dias de setembro! Abensa padre João Carlos!!!!

    ResponderExcluir
  22. Andréa Prado ,bom dia ,sua benção PADRE TOPO O DESAFIO VOU REZAR O TERÇO TODOS OS DIAS E JÁ LEIO O EVANGELHO 🙏

    ResponderExcluir
  23. Marluce Cantisani3/10/22 08:43

    Bom Dia, padre João Carlos, sua benção. Aceito o desafio, sempre rezo o terço Mariano, às 18h, vou fazer o possível pra cumprir diariamente.

    ResponderExcluir
  24. Eu como cristão, gostaria muito de ver o Papa Francisco não abraçar Maduro, que impõe ao povo da Venezuela a fome e miséria. Não apoiar Lula, que quer fazer o mesmo no Brasil. Que mais Padres mostrasse aos fiéis, o que acontece ao povo no comunismo, que usa a palavra Democracia, para confundir aos que tem menos conhecendo. Que distribuisse um pouco a riqueza do Vaticano.

    ResponderExcluir
  25. Aline maria, quero participar do desafio.

    ResponderExcluir
  26. Aceito participar do desafio 🙏

    ResponderExcluir
  27. Mari Rodrigues, eu aceito o desafio de rezar o terço todos os dias.

    ResponderExcluir
  28. Eu aceito com muito amor pq já reso o terço todos os dias

    ResponderExcluir
  29. Eu aceito o desafio, pois já rezo o terço todos os dias com meus familiares em live.

    ResponderExcluir
  30. Deus bondoso, eu LHE agradeço por ser nordestino. No entanto, me ensine seguir o caminho do evangelho, do amor, do serviço, da compaixão, da caridade, da misericórdia, da graça e da santificação. Me ensine alcançar a vida eterna. Me ensine vencer o sofrimento e o pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Ó meu bom e amado, Jesus; perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem da vossa infinita misericórdia. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Uma abençoada noite de descanso a todos , eu já terceiro dia do desafio do terço com a graça de Deus irei continuar até o fim do mês

    ResponderExcluir
  33. Sayonara Vera Cruz: Desafio aceito com maior prazer.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! Com a graça de Deus e a intercessão de Maria, rezo o terço todos os dias 🙏

    ResponderExcluir
  35. Aceito rezar o terço.

    ResponderExcluir
  36. Como faço para baixar a meditação diária em áudio?

    ResponderExcluir
  37. Luiza Marilac: Sim, eu aceito o desafio.

    ResponderExcluir
  38. Desafio aceito!

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigado senhor padre pela palavra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS