PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Amamos o trabalho e valorizamos a partilha

Amamos o trabalho e valorizamos a partilha



05 de outubro de 2022

Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.


MEDITAÇÃO

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, numa situação de desemprego. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade. 


Guardando a mensagem

Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos. 

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

Rezando a palavra

“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)

Vivendo a palavra

Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.

Comunicando

E o terço mariano, como vai? O desafio desse mês do rosário é rezá-lo diariamente. No formulário que enviei com a pergunta 'Você topa o desafio?', temos 1.120 pessoas que responderam "sim". Parece que você ainda não respondeu. Bem, vou lhe enviar o formulário pela última vez. Só lembrando: a oração é a primeira ação missionária. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

70 comentários:

  1. Abençoado seja o nosso dia que Deus esteja sempre com todos nós ele é nosso pastor e nada nos faltará . 🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.

      Excluir
    2. Muito obrigada Sr.Padre pelo aliment

      Excluir
    3. Eu estou rezando todos os dias só o começo do terço um bom dia eu moro na Bahia

      Excluir
    4. Padre João Carlos
      Aqui Ivan
      Fortaleza-Ceara
      Todos os dias eu acompanho a meditação e compartilho com meus amigos.Gosto muito da palavra e o Sr.faz nos acreditar que Deus é bom e maravilhoso.

      Excluir
    5. Amém, Que este espírito santo esteja presente no nosso presidente pra conduzir a nação e que Deus abençoe nosso povo pra sermos mais solidário.

      Excluir
    6. JBom dia Padre João ! Estou já rezando o santo Rosário desde uns dez anos atrás . A oração nos fortalece . Um abração !

      Excluir
    7. Bom dia senhor padre estou rezando.

      Excluir
    8. Abençoado seja tu que anuncia o Reino de Deus ao mundo inteiro.

      Excluir
    9. Boa noite. sou de Santos SP ouço sua palavra diariamente e a transmito para amigas q Deus o proteja e o Espírito Santo de Deus o ilumine para. nós enriquecer sempre c suas reflexões. Estou rezando o terço todas as manhãs

      Excluir
    10. Amém, muinto obrigada. Sinto me agrada

      Excluir
  2. José Lúcio de Araújo5/10/22 04:34

    Que evitemos o "automático" e rezemos o Pai Nosso sentindo a riqueza espiritual dessa Grande Oração, como o Pai nos ensinou.

    ResponderExcluir
  3. Amei ter encontrado o link, pois ele me vai ajudar a fazer parte do grupo. Amei

    ResponderExcluir
  4. Amei ter encontrado este site. Estou a aprofundar os meus exíguos conhecimento e a encontrar o sentido da palavra. Ouvia a oração e não entendia . Ajuda- me Senhor padre … assim consigo crescer espiritualmente. Como o Senhor é maravilhoso. Este pão permanecerá para sempre. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre Bom dia sim estou rezando o terço todos os dias a madrugada

      Excluir
    2. Sim estou rezando o terço todos os dias de madrugada meu nome é Eliane de João pessoa Paraíba bairro Marcos Moura

      Excluir
    3. Bom dia padre João Carlos eu estou rezando o terço todos os dias e agradeço a Deus por esta oportunidade obrigado

      Excluir
  5. Que assim como os discípulos podermos diser Senhor encina nos aresar.está é unica oração que Jesus nos ensinou o pai nosso.à oração de um diálogo com Deus...pai nosso que estás no céu dai nos hoje o pão 🍞 de cada dia.que bela oração.que nos asina a ser fraterno.perdoar nossos irmãos.partilhar o pão 🍞 com os irmãos que pasando feme...obrigada pe.João carlos por nos ensinar e a sentir o vredaderiro sentido da oração...Maria José de Luiz Gomes RN.

    ResponderExcluir
  6. Que assim seja bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre, Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo, aqui em nossa cidade, os legionários de Maria atendendo sua dica e sugestão, estão todos empenhados a rezarem o terço diariamente em comunidade, neste mês Mariano dedicado ao Santo Rosário. Um forte abraço, que Deus abençoe sempre. Salve Maria...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, rezo o terço todos os dias.E hoje vou meditar sobre o pai nosso. Pai nosso que estais no céu .......




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezo o terco todas as noites me chamo maria de fatima.de caucaia Ceará Bom dia

      Excluir
    2. Sou Maria Helena

      Excluir
    3. Rezo o terço peço oração por toda minha família

      Excluir
    4. Sim eu rezo todo dia o terço 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    5. Amei u evangelio

      Excluir
    6. Meu nome é Maria Aparecida Mendes Rodrigues

      Excluir
    7. Tenho Rezado todos os Dias

      Excluir
    8. Estou a adorar e a aprofundar o meu saber. Começo a entender o sentido da oração. Gratidão Senhor

      Excluir
  9. Bom dia padre João Carlos eu topo sim rezar o terço Mariano todos os dias. obrigado por fazer parte da minha vida de cristão.

    ResponderExcluir
  10. Oi ,Padre João eu ,rezava antes, e sei que. Jesus Cristo, São José o provdente carpinteiro, e Nosa bem aventurada Maria Santíssima, ficam contentes com nossa oração, e nossa ida é abençoada pelo seu, por syas palavras o evangelho de hoje, eu quero me confessar e voltar a,rezar hoje mesmo o terço. Reze por mim e minha família 👪. Deus Abençoe a seu ministério sacerdotal de Amor 😍 a palavra que salva, e exifica a alma. Obrigado envie e seu formulário que responderei com alegria 😹

    ResponderExcluir
  11. Ass.Celio José da Silva e família no comentário acima!!!

    ResponderExcluir
  12. Rezamos o terço hoje e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu quero sim rezar o terço todos os dias🙏🙏

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos ! A sua benção ! Eu estou rezando com o senhor o terço ! E peço saúde pra minha familia

      Excluir
    3. Eu rezo o terço todos os dias

      Excluir
    4. sim eu aceito

      Excluir
  13. Bom dia padre ainda não tinha começado a rezar o terço mas hoje começo se Deus quiser, gosto muito de ouvir suas mensagens uma amiga me envia todos os dias

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Rezo o terço Mariano todos os dias. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Leonice Souza bom dia padre João Carlos sua benção. Padre João eu vou quere mande pelo aplicativos. Padre João obrigado pela as oração e também concelho que osenhor mim da

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos eu muito feliz proque estou sabendo que seu amigo en Cristo esta vai esta aqui o padre Reginaldo eu gosto muito dele ja que não posso ir agora a são Paulo pedir a Deus para ele vir proque era meu sonho ver opadre Reginaldo ao vivo proque eu amor seu trabalho e maravilhoso ouvir palavras de Deus através do de vcs amém amém leonice Souza Jaboatão do Guararapes.

    ResponderExcluir
  17. Cristiano Cricco
    Sim estou rezando o Santo Terço todos os dias na Rádio Amanhecer .
    Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  18. Ouço todo dia o Programa "Manhã de Luz", do padre Alex Nogueira, rezo terço todo dia desde a pandemia, quando Papa Francisco pediu. A oração é a única coisa que acalma meu coração

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos. Rezo o terço todos os dias e também ouço a meditação da palavra com o senhor. Agradeço a Deus por sua generosidade. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  20. Não apenas no mês missionário, mas todos os dias , rezo o terço.
    Obrigada por suas reflexões.

    ResponderExcluir
  21. Que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora nos ilumine e dê firmeza para conseguirmos rezar o terço diariamente.

    ResponderExcluir
  22. Tem como me enviar o formulário? Onde está?

    ResponderExcluir
  23. Que Deus abençoe esses dons que tem de sempre alimentar o povo de Deus precisamos.

    ResponderExcluir
  24. Estou fazendo o desafio do mês rezando o terço

    ResponderExcluir
  25. Como consagrada da comunidade Obra de Maria, rezar o rosário faz parte da nossa regra de vida. Muito obrigada pelo incentivo e levar tantas pessoas a se aproximarem mais da mãe de Deus, com a reza do santo terço.
    Estou passando um período com minha filha que mora na Austrália. Continuo acompanhando sua meditação diária da palavra. Deus te abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Florival Primo - Montes Claros MG5/10/22 08:23

    O Pai Nosso, pela singeleza, profundidade e facilidade de entendimento, é a mais ampla e completa Oração. Com as explicações na Meditação de hoje, mais ainda. Parabéns, padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  27. Obriga, Pe. João Carlos, por seres o missionário que leva a Palavra de Deus nos lares e que toca nos corações e mente das pessoas.
    Com a graça de Deus e Nossa Senhora, estou fazendo a reza do terço. Que nosso Bom Deus continue abençoando o senhor e sua missão.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Padre João Carlos eu ouço todos os dias a sua palavra que é muito importante pra mim obrigada Padre João Carlos!..meu nome é Célia Dias

    ResponderExcluir
  29. Adriana de itanhandu MG eu escuto todos os dias sua padre João Carlos é muito bom para nossa alma Deus abençoe o senhor amém

    ResponderExcluir
  30. Estou sim resando o terço todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde senhor padre rezo o terço todos os dias.Angola.

      Excluir
  31. Bom dia Padre, sua benção. Estou rezando o terço todos os dias. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  32. Sou Claudia Gonçalves do DF
    Sim acertei o desafio já faço deste entrei que na legião de Maria .,o pão nosso de cada dia nós daí hoje,salve Maria

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde padre sua benção. Sim estou rezando o terço todos os dias sempre obrigada padre João Carlos pelas meditação da palavra todos os dias muito edificante para glória do Senhor Jesus Cristo 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  34. Sim pd , rezo o Rosário todos os dias
    Rezo cinco terços ,de segunda a sábado ,no domingo ,dois terços
    Abcs

    ResponderExcluir
  35. É maravilhosa as reflexões todo dia abrigado padre João Carlos

    ResponderExcluir
  36. Estou lendo todos os dias tá sendo maravilhoso sou do Paraná Pato branco

    ResponderExcluir
  37. Oi padre João Carlos peço orações para minhas filhas e meu filho e todos os teus filhos e filhas do mundo todo e a vossa benção

    ResponderExcluir
  38. Boa noite,Padre João Carlos. Sua benção. Sou de Santos litoral paulista Recebo a meditação todos os dias e repasso para todos meus contatos até mesmo para fora do país. As meditações são remédios para nossa alma. Louvado seja Deus pela sua vida. Gratidão.Sou a Nalva Bueno

    ResponderExcluir
  39. Boa noite p joao carlos eu rezo o terço todo dia e leio a meditação sou mirian de fortaleza

    ResponderExcluir
  40. Padre Deus abençoe por me ensinar sobre a palavra de Deus Eu rezo o terço todos os dias e agora com mais amor e fé em Deus todo poderoso.abracos dessa sua fã Izilda Solange. Boa noite

    ResponderExcluir
  41. Boa noite padre João Carlos muito obrigado pelo o evangelho que o senhor manda todos os dias e aceito reza o terço

    ResponderExcluir
  42. Li o evangelho todos os dias e estou rezando 1misterio por dia que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS