PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

                            



29 de setembro de 2022

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


EVANGELHO


Jo 1,47-51


Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


MEDITAÇÃO


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)


Jesus chamou Felipe para segui-lo. Filipe encontrou-se com Natanael e lhe contou que tinha encontrado o Messias, Jesus de Nazaré. Mesmo cheio de preconceito contra o povo de Nazaré, Natanael acompanhou Felipe que o levou até Jesus. Na verdade, Jesus já o conhecia, para admiração de Natanael. Foi quando Jesus lhe disse que ele iria presenciar coisas muito maiores. “Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1, 51)


Para entender essa palavra de Jesus a Natanael é preciso lembrar o sonho de Jacó, contado no livro do Gênesis cap. 28. Jacó, em viagem, dormindo ao relento, teve um sonho. Viu uma escada apoiada no chão e com a outra ponta tocando o céu. Por essa escada, os anjos de Deus subiam e desciam. Lá, no topo, da escada, lá em cima no céu, estava Deus sentado no seu trono. E ele se apresentou a Jacó. Disse que era o Deus de Abraão, seu antepassado, Deus de Isaac, seu pai. E que lhe daria toda aquela terra por onde ele e sua família peregrinavam.


Qual será o significado desse sonho de Jacó? O que seria essa escada da terra ao céu com os anjos subindo e descendo por ela? Esse sonho foi uma profunda experiência de Deus em que o Senhor revelou ao seu servo uma comunicação direta entre o céu e a terra, entre Deus e o seu povo. Estava aberto um canal de comunicação direta com o Senhor. Os anjos são seus mensageiros, vêm da parte de Deus. E levam a Deus nossas preces, os nossos rogos, nossos louvores. O céu aberto e os anjos indo e vindo pela escada é o tempo novo da comunhão entre o céu e a terra, entre Deus e os seus servos. Esse tempo sonhado por Jacó chegou plenamente com a presença de Jesus entre nós.


É o que Jesus disse a Natanael: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. Note essa parte: os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. O Filho do homem é Jesus. Jesus nos abriu as portas do céu. A escada é ele mesmo. Jesus é a comunicação perfeita com o Pai, é aquele que nos liga ao Pai, é por ele que o Pai nos fala e se comunica conosco. Note que em todas as orações da Igreja, concluímos sempre dizendo: “Por Cristo, nosso Senhor”. ‘Por Cristo’ quer dizer por meio dele. Ele é o mediador entre o céu e a terra, a escada por onde nos comunicamos com o céu e por onde o Pai se comunica conosco.


Guardando a mensagem


Quando Natanael começou a seguir Jesus, o Mestre lhe disse que ele iria ver o céu aberto e os anjos subindo e descendo. Era uma referência ao sonho de Jacó, a comunicação direta entre o céu e a terra. Com Jesus, temos agora um canal de comunicação direta com Deus, o Pai, uma escada por onde podemos ascender ao céu. Lembre o que Jesus falou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. É por ele que chegamos ao Pai. É por ele, que o Pai nos abençoa e nos conduz. Ele é o mediador entre o céu e a terra. Ele é a escada.


Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1, 51)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

Hoje festejamos os anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Na visão que Jacó teve da escada que unia a terra ao céu, ele viu os anjos subindo e descendo por ela. Com a tua obra redentora, Senhor Jesus, chegou esse tempo de comunhão entre o céu e a terra. Agora, sim, agora os anjos mensageiros de Deus e portadores de nossas preces podem estar em plena ação. Pois agora, essa comunicação entre o céu e a terra é possível por meio de ti, mediador da humanidade junto do Pai. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Jesus chamou Felipe para segui-lo. E Felipe chamou Natanael para conhecer Jesus. Se hoje, aparecer uma oportunidade para falar de Jesus a alguém... faça como Felipe. Não se deixe intimidar pelo preconceito. Fale do seu encontro com Jesus a essa pessoa.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Que Jesus seja sempre louvado e os anjos cantem amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bênção obrigada palas as explicações deste lindo Evangelho que mostra a comunicação de Deus através de Jesus,os Anjos,E Natenael...que possamos esta sempre atentos para perceber os sinais de Deus..Maria José de Luiz Gomes RN.

    ResponderExcluir
  3. Só gratidão 🙏🙏🙏!!! Quantas pessoas e amigos passaram e cruzaram meu caminho, que na verdade eram anjos disfarçados. Obrigada meu Pai Celestial por cuidar tão bem de mim

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia, Paz e Bem a todos, Padre João Carlos sempre é tudo de bom ouvir/ler a sua meditação sobre o Evangelho.
    Obrigado ao Pai Eterno por nós fazer crentes em nome do seu amado filho,Jesus,somos todos a Família Cristã

    ResponderExcluir
  5. Que as palavras do santo evangelho nos direcione para uma vida santa.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, que a palavra do Santo Evangelho perdoa nossos pecados e nos conduza a vida eterna nos levando por esta escada até o pai.Tu és o caminho a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    A vontade de DEUS é que sejamos como Natanael, Cristãos autênticos, sem falsidade, aquele que ouviu e acreditou fielmente que Jesus iria passar algum dia debaixo daquela figueira e ficou orando e com uma fé convicta esperando a profecia se cumprir, até o Salvador aparecer, e quando chegou aquele momento tão esperado, o recebeu exclamando: "Rabi, Tu és o Filho de DEUS !"
    Devemos também escolher qualquer figueira que for (altar, capela, monte, quarto, sala, nosso coração, etc..) não importa qual lugar, e orar sem cessar, entrar na intimidade sem desistir e jamais murmurar, temos que confiar que a graça, a súplica que pedimos, clamando a infinita Misericórdia do Pai no tempo dEle alcançaremos e como Ele prometeu ainda comtemplaremos com nossa fé perseverante, coisas maiores do alto, assim deve estar nossa fé, nossa esperança,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙌🏾🙌🏻 Deus nos abençoe

      Excluir
    2. Que o Senhor nos abençoe, hj e sempre. Bom dia Padre.

      Excluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua benção. Aqui e leonice Souza Jaboatão do Guararapes pe padre nesta leitura de hoje eu entendi que nós não devemos te vergonha de falar das palavras de Deus proque ele não teve vergonha de a sumir seu amor pro nos então nos temos a mesma obrigação com mosso Deus amem.


    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Rogo diariamente a meu amado Jesus que interceda junto ao nosso Pai maior para tirar do mundo o comunismo e suas ideias de apoio ao aborto, que acredito matam mais que a pena de morte em alguns Países. Comunismo/ socialismo é miséria, morte atingindo até os nossos Padre como está acontecendo agora, num País próximo. Fico triste ao ver o Papa Francisco abraçar comunistas. Saudades do Santo Papa João Paulo II.

    ResponderExcluir
  10. Na missa de logo mais intenções: pelo êxito da intervenção cirúrgica de Thiago Lucena nesta manhã. Pelo povo da Flórida atingidos pelo furacão IAN. Agradecimento a São Miguel Aecanjo põe graças alcançadas

    ResponderExcluir
  11. Amém palavras da Salvação Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  12. Ó Pai, eu LHE agradeço pela Solenidade de São Miguel, São Gabriel e São Rafael. No entanto, me conceda a graça de servi-Lo santamente. Me conceda a graça de viver na VOSSA presença. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de trabalhar na construção do VOSSO reino. Me conceda a graça de seguir o caminho da verdade, da fé e dos anjos. Me conceda a graça de fugir do pecado e da falsidade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos tenho acompanhado as suas meditações e pretendo recebelas diariamente porque eu amo ouvir, me faz bem. Eu dependo de alguém que diariamente me tem enviado, o que posso fazer pra poder seguir te?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS