PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três tentações no seguimento de Cristo

As três tentações no seguimento de Cristo


28 de setembro de 2022

Quarta-feira da 26ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO

Lc 9,57-62

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.




MEDITAÇÃO

Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus (Lc 9, 62)

Jesus está a caminho de Jerusalém. Com ele, vai um grupo de discípulos e discípulas, pessoas que se sentem chamadas a caminhar com ele, a percorrer o seu mesmo caminho. Outros vão se incorporando pela estrada. Podemos pensar que todo o ministério de Jesus é como uma grande viagem, uma grande caminhada. É no caminho que os discípulos aprendem sobre o Reino de Deus.

Estamos diante de um texto sobre o nosso seguimento de Cristo. Seguir Jesus não é uma peregrinação sem consequências, uma viagem de lazer e turismo ou um intervalo de simples deleite espiritual em nossa correria. Caminhar com Jesus, seguir com Jesus a Jerusalém, é percorrer um caminho de identificação com ele e sua missão. Assim, é preciso disposição para aprender, para se corrigir, para enfrentar os desafios e tentações que estão presentes no caminho e ir com ele até o fim. Compreende-se, então, que, neste início da caminhada que vai ocupar vários capítulos do evangelho, o evangelista Lucas reuniu, simbolicamente, três tentações a serem vencidas pelos que que estão caminhando com Jesus.

A primeira tentação é o entusiasmo sem compromisso. Alguém se mostrou inteiramente disposto: “eu te seguirei por onde fores”. É preciso passar do primeiro entusiasmo para o compromisso de viver o estilo de vida de Jesus. Quando se parte em viagem, tudo parece maravilhoso. Mas, o caminho mostra-se exigente. É quando as motivações entram em crise. Não serve um seguimento de Jesus por interesse em segurança, em prosperidade, em dar-se bem. Assim, já teria começado errado. Foi o que Jesus disse: “O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça!”. Seguir Jesus é viver como ele, que, peregrinou buscando em primeiro lugar o Reino de Deus, com espírito de simplicidade e serviço.

A segunda tentação é esconder-se atrás de uma boa desculpa para não caminhar com Jesus. Muita gente fica adiando essa viagem, esse caminho com o Senhor, encontrando desculpas. No tempo de Jesus, a autoridade paterna era decisiva. Se o pai não aprovasse, dificilmente o filho ou a filha daria um passo. O peso da família era fundamental. Então, muita gente se escondia atrás dessa autoridade da família para adiar a adesão ao evangelho e à entrada na comunidade cristã. Alguém disse que seguiria Jesus, mas primeiro ia esperar que seu pai deixasse esse mundo. A gente sempre pode encontrar uma desculpa para não seguir Jesus com toda seriedade. Achamos que não temos tempo agora, por causa do trabalho, dos filhos pequenos, do marido ou da mulher, da família. Jesus foi claro e exigente: “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos. Mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. O Reino de Deus é vida para nós, nossa família, nossos amigos. É o sentido para o nosso trabalho, para nossas doenças, para nossas lutas.

A terceira tentação é desistir da caminhada. Muitos estão no caminho com Jesus, mas ficam com vontade de voltar, de não prosseguir. Ficam olhando pra trás. ‘Parece que estou perdendo isso ou aquilo’. São como o povo hebreu no deserto: livraram-se da escravidão do Egito, mas o Egito ainda estava neles. Ficavam reclamando de Moisés, com saudade das sopas de cebola do Egito. Muitos desistem, não perseveram, no meio das dificuldades ou das distrações. Olha a palavra de Jesus: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


Guardando a mensagem

Jesus está a caminho de Jerusalém. O evangelista Lucas dedica longos capítulos a esta peregrinação. A caminhada de Jesus à cidade santa, lugar de sua paixão e de sua ressurreição, marca a história de Jesus e dos seus seguidores. Ser discípulo ou discípula é estar a caminho com Jesus para Jerusalém. No evangelho de hoje, são apresentadas três tentações que se apresentam aos seus seguidores. Alguns dispõem-se a seguir Jesus cheios de entusiasmo, mas sem perceber ou sem querer abraçar as dificuldades do caminho. Outros arrumam desculpa para adiar sua adesão de verdade ao Senhor, pondo a culpa no tempo, na família, no trabalho, na saúde. Outros ficam tentados a desistir e voltar. É o problema da perseverança.

Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus (Lc 9, 62)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
Dom Hélder Câmara dizia com propriedade: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”. Então, nós te pedimos, Senhor, essa graça das graças: não interrompermos o que começamos com tanto entusiasmo em nossa vida cristã, em nossa caminhada de batizados, mas ir contigo até o fim, como teus discípulos e missionários. Dá-nos, Senhor, passar do primeiro entusiasmo para uma fé provada e forte. Que nenhuma desculpa nos detenha na acolhida do teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia e releia o evangelho de hoje, procurando perceber que mensagem está lhe trazendo. Lembre do nosso compromisso, neste mês, de leitura do evangelho do dia.

Comunicando

Depois, no facebook, veja fotos e vídeos do show de ontem, em Araripina. Hoje, à noite, presido a Santa Missa de ação de graças pelos 60 anos da presença salesiana na Paróquia de São José, na cidade de Carpina.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Que Deus nos dê muita paciência, tolerância, humildade para resistir com firmeza as dificuldades que aparecem no nossos caminhos, nas nossas vidas. Com fé tudo é superado .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção gostaria de oração para mim e minha família 🙏 que Deus abençoe sempre sua vida e a dá.sua família 🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. meu nome e ornilda soares de Recife PE estou pedindo oração pra mim e minha família 🙏❤️ e queria também oração pra meu.filho para ele saí dessa bebida

    ResponderExcluir
  4. Jesus Cristo seja louvado e a sua Mãe Maria Santíssima e São José seu caríssimo esposo

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Senhor Jesus dá-me força e coragem pra enfrentar as diversidades da vida🙏🏼um dia abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  6. Que Deus nos ajude a segui-lo sempre, sem desculpas alguma.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção. Aqui e leonice Souza Jaboatão do Guararapes pe. No evangelho de hoje eu entendi que seguir Jesus Cristo ê deixa tudo para trás não é ficar apegado as coisas do mundo mais deixo agraca entra no coração e dizer um sim verdadeiro amém.

    ResponderExcluir
  8. Proque assim ele o fes deixou família e também a sua casa pro um amor melhor e dice se que mim seguir pegar tua cruz e seguir Assis tu pedir tua vida mais ganha avida eterna então nos também devem fazer o mesmo desapego dos bens materiais eu acho assim amém.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus nos dê a perseverança na caminhada de fé para seguir a Jesus Cristo com amor

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos a sua bença .

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Santo dia à todos! O evangelho de hoje é muito esclarecedor para aqueles que como eu, estão iniciando a caminhada com Cristo.
    Obrigado Pe João Carlos por nos trazer um pouco mais de luz a essa mensagem tão linda!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde pé João Carlos
    Preciso de saúde e libertação pra minha
    Família alcoolismo e drogas.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Pe.João Carlos, estou muito feliz por ter assumido o compromisso de ler o evangelho todos os dias, sinto minha vida mudada,sem angústia e sem aquela tristeza que estava me tirando a vontade de seguir com a minha vida e cuidar das outras coisas!!

    ResponderExcluir
  15. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Contudo, me ajude sofrer com paciência. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do despojamento, da humildade, da evangelização, da obediência, da sabedoria, da gratidão, da misericórdia e da perseverança. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos a sua benção que bela homilia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Tua benção padre João Carlos,souoradora da cidade de Porto Real RJ te acompanhe todos dias atráves da meditação enviada por um amigo.

    ResponderExcluir
  18. Pe.Joao Carlos bom dia e a paz, peço oração pela saúde de minha irmã Amanda, está com desgaste óssea nos braços,tem sofrido muito com fortes dores,e pelo vício de beber do filho .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS