PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ao terminar o Mês da Bíblia, um alerta.

Ao terminar o Mês da Bíblia, um alerta.



30 de setembro de 2022

Dia de São Jerônimo


EVANGELHO


Lc 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.



MEDITAÇÃO


Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).

Muitas comunidades não mostram crescimento em seu caminho de identificação com o evangelho do Senhor. Entra ano e sai ano, e continuam patinando no mesmo egoísmo, nos mesmos desentendimentos, na mesma mediocridade. Comunidades e cristãos, também.

Olha só o que temos no Evangelho de hoje! Jesus comparou localidades da Galiléia onde ele investiu a maior parte do seu trabalho missionário (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) com cidades pagãs que talvez tivessem sido mais receptivas ao Evangelho (Tiro e Sidônia).

Corazim e Betsaida eram localidades da Galiléia, na terra de Jesus. A Galiléia foi a área de maior atuação do nosso Mestre. Por aquela região, ele circulou muitas vezes, pregou em suas sinagogas, curou muita gente. Tiro e Sidônia eram localidades fora da área de Israel, consideradas terras de pagãos. Mesmo que estivessem nas fronteiras do povo eleito, eram comunidades estrangeiras. É bem verdade que Jesus fez diversas incursões pelo território dos pagãos, pelo estrangeiro.

Corazim e Betsaida, como as outras localidades da Galiléia por onde Jesus circulou com tanto zelo e prioridade, não responderam ao Mestre com entusiasmo, com adesão vibrante, com muitas conversões. Mostraram-se frias, apáticas, reticentes. Em Nazaré, Jesus chegou a se queixar que “o profeta só não é bem recebido em sua própria pátria”.

A experiência dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus, foi a adesão entusiasta dos pagãos em muitos pontos do Império Romano. Paulo e Barnabé logo experimentaram isso em Antioquia, na vizinha região da Síria. E depois, Paulo e os outros apóstolos, largaram-se mundo afora nas cidades da área do Mar Mediterrâneo, sempre encontrando pouca adesão nas sinagogas dos judeus e vibrante acolhida entre os pagãos.

Estamos terminando o Mês da Bíblia e fizemos um grande esforço para estudar o livro de Josué. A Palavra de Deus é um convite permanente ao seguimento de Cristo: segui-lo como discípulos e missionários. A Palavra continua sendo semeada. É justo que o Senhor espere frutos de conversão, de vida nova, de vida cristã convicta, lluminosa, comprometida. 



Guardando a mensagem

Corazim e Betsaida, hoje, podem ser você, eu, sua família, sua comunidade. Apesar do trabalho de missionários, de sacerdotes e de tantas oportunidades que temos tido de conhecer o Evangelho, pode ser que se veja pouco crescimento e conversão entre nós. Pode ser que nós estejamos imitando Corazim e Betsaida, que apesar de terem tido Jesus pregando e libertando pessoas em seu meio, não se tocaram para uma verdadeira conversão. Se esse for o caso, a repreensão profética desses ais podem se aplicar a nós. 

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
talvez, nossa vida tenha traços de Corazim e Betsaida, localidades que resistiram à tua presença, ou mantiveram-se apáticas, mesmo escutando tua pregação e vendo os teus milagres. Senhor, se esse for o nosso caso, nós te pedimos, sacode-nos com o teu Espírito para que vençamos a acomodação, a preguiça, a desconfiança... Queremos seguir-te com entusiasmo, enfrentar a vida ao teu lado, com fidelidade e destemor. Concede-nos, Senhor, que cresçamos mais no conhecimento de tua Palavra, corrigindo-nos naquilo que houver de menos evangélico em nossa vida e entusiasmando as pessoas com quem convivemos a te amarem e a te seguirem de todo o coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Hoje é dia de São Jerônimo, estudioso e tradutor da Bíblia Sagrada. Com essa comemoração, fechamos o Mês da Bíblia. Nesse clima, não deixe de ler o evangelho do dia. 

Comunicando

Último dia de setembro. Hora de balanço. O desafio deste mês foi ler, diariamente, o evangelho do dia. Use o formulário que estou lhe enviando para marcar uma resposta a esta pergunta: Como foi a sua vivência do desafio deste mês? Não deixe de marcar sua resposta. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Que a nossa sexta feira seja muito abençoada , que as nossas vidas sejam iluminadas e que Deus esteja sempre no comando de toda a nossa trajetória pela vida 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção prá mim e minha mãe que Deus abençoe sempre sua vida e sua família também e 🙏🌷

    ResponderExcluir
  4. Mes de iniciar vida nova.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João le o EVANGELHO é muito importante para nós cristãos é ter intimidade com Deus é alimento diário. Deus lhe abençoe de sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem o mês dedicado bliblia 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙌🙌🙌

      Excluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bênção.o evangelho de hoje nos cahama atenção de como devemos ser.como chamamos de Deus.muintas veses somos as duas coisas na nossa vida .temos que ter cuidados e viver só a vontade de Deus com os nossos irmãos sofridos no meio deles ser a presença de Jesus.danado seus exemplos de bonos missionários.Maria José de luiz Gomes RN

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre,pra mim foi muito gratificante.obrigada muito obrigada, quê Deus abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas São suas mensagens . Bom dia

      Excluir
    2. Bom dia Padre, já tinha o hábito de quando acordo ouvir a palavra e acrescentei ler também. Este final de semana, decidimos se queremos continuar com liberdade para irmos às massas Igrejas e podermos compartilhar Palavra de Jesus. Nas redes sociais, tenho visto pessoas que se dizem católicas e votam em comunista. Atualmente tem País comunista prendendo Padres e proibindo falar na Bíblia. Acorda cristãos. Estamos numa guerra do bem contra o mal. Vamos eleger quem não tirou nossa liberdade . Todos outros estão do lado escuro da vida, do sofrimento da miséria. Enganam até serem eleitos. Que Jesus tenha misericórdia de nós e interceda junto a nosso Pai.

      Excluir
    3. Amém

      Excluir
    4. Gratidão por suas palavras que nos inspiram em momento de escolhas tão importantes para nosso país. Que prevaleça o amor, a justiça e a solidariedade. Que todos sejam vistos e considerados em seus direitos e humanidade.

      Excluir
  8. Amém, bom dia 🌻🌷 neste dia Deus abençoe a todos nós 📿🛐✝️📿

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre ,meu nome é Cristiane e esse mês de setembro li a carta de Tiago ,uma carta pequena ,porém belíssima ,que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Abençoado dia! Sua benção! Pe. João Carlos, esse mês dedicado às Sagradas Escrituras, foi para eu um tempo de maior reflexão sobre a oração e ação que devo ter para com o meu próximo: o amor, o perdão e a caridade.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João sua benção. Padre João eu não tenho bíblia proque na a chuva deixeu minha bíblia com poblema caiu as folhas mais para mão pedir o estudo bíblico eu estou te acompanhado pelo aplicativo agradece pro te as palavras de Deus através do senhor e uma maravilhoso amém. Leonice ana

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos,minha felicidades e todos os dias poder ter a oportunidade de viver essa palavra que o senhor deixar tão claro para nossas vidas,que Deus te abençoe e te guarde hoje e sempre amém 🙌🙏o mês da Bíblia foi de muita experiência pra minha vida viver o evangelho 🙏🙏.

    ResponderExcluir
  13. Este mês particularmente foi o mês da minha reconciliação e comunicação com as crianças da catequese.Agradeço a Deus por isso e por me manter com fé diante de tantos desafios. Obrigada, padre, que Deus o proteja

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, li o desafio de lê a Bíblia, todos o mês de setembro, em suas orações peça a mim por eu ter uma vida sem sofrimento, para que Deus mim oriente minha vida, sem a minha mainha, que Deus a levou, continuo sofrendo. Obrigada por tudo, que Deus abençoe sempre o senhor.Abraco.

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    Jesus falava assim com algumas cidades conforme citou os nomes, referindo diretamente a aquele povo que presenciou maravilhas através de Seus ensinamentos e contemplaram milagres e prodígios nas terras onde Ele visitou, assim foi orientando a todos, que valorizassem a graça recebida, a fé testemunhada, que aproveitassem os exemplos e valores deixados por Ele, pois tiveram a oportunidade de conhecer a Verdade enquanto muitas outras não tiveram a mesma chance.
    Hoje nos fala da mesma forma, ou seja, instruídos pela Sagrada escritura sabemos o que é o certo, vivendo pela luz do Evangelho encontramos o discernimento e obtemos forças para negar o pecado e convencidos de toda Graça Santificante não precisamos murmurar em momento algum, desta forma nos afastando das coisas erradas do mundo conseguiremos nos doar mais e mais para as coisas do Alto.
    Só assim temos a certeza que estamos valorizando a presença Divina do Pai, que sabemos para provar Seu Amor, entregou Seu único Filho na Cruz para nos salvar e continua oferecendo o Espírito Santo para nos acompanhar, com Sua presença Eucarística vem nos purificar. Agindo assim, obedecendo o propósito de DEUS dificilmente iremos desapontá lo,.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Padre João foi muito bom e gratificante poder ler o evangelho todo dias desse mês vou continuar a ler obrigado por tudo que Deus abençoe o senhor e a nós todos

    ResponderExcluir
  17. Nesta semana recebi uma mensagem que me entristeceu muito, que dizia: o Papa é comunista porque aconselhou o povo da Itália a votarem nós deputados da esquerda. Quem pode dizer de que lado está o comunismo? De quem ajuda aos pobres? De quem orienta para a amar o próximo como a si mesmo? É uma grande calúnia da direita, se realmente é direita. Que acha Pe. João?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos a sua bença que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  19. Que a palavra do evangélico entre todos os dias em nossas vida nos transformando em um ser melhor, para sermos dignos de ser chamado de seu filho Pai . Amém 🙏

    ResponderExcluir
  20. Presado padre João Carlos este desafio nós ensina muito eu consegui ler todos os dias e aprendi muito porque algo que não sabia agora aprendi com a graça de Deus irei continuar a cada dia uma abençoada tarde e peço a sua benção

    ResponderExcluir
  21. Foi maravilhoso ler o evangelho o mês todo!
    Mim sinto muito feliz ouvir a mensagem todos os dias, mim sinto renovada!🙌👏👏

    ResponderExcluir
  22. Esta meditação é maravilhosa, ajuda -nos a compreender melhor o Evangelho , e compartilhando estamos tbm evangelizando ,pois nossa missão é evangelizar
    Obg pd João Carlos ,por tanta dedicação

    ResponderExcluir
  23. Olá padre que Deus ti ilumine obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine fugir do pecado. Me ensine seguir o caminho da penitência, da fé, da meditação, da salvação, da humildade e da luz. Me ensine escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei muito, Foi maravilhoso essa experiência de lê o evangelho todos os dias deste mês. Obtido padre João Carlos, sua bênção. Que Deus abençoe sempre esse trabalho seu evangelizando humanidade amém

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente agradeço a Deus por me dar a oportunidade de assumir esse desafio de ler todos os dias o evangelho, e segundo parabenizar o Pe.João Carlos pelo incentivo, hoje me sinto uma nova criatura, a ansiedade passou,a angústia e a tristeza que quase me tirava a vontade de viver.Hoje sou uma pessoa renovada pronta pra voltar pra igreja e viver uma nova vida.Muito obrigada Pe. João Carlos,se não fosse o seu incentivo hoje eu não estaria dando esse depoimento! Que Deus abençoe sempre sua vida!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS