PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI!

SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI!



03 de maio de 2022

Festa de São Felipe e São Tiago


EVANGELHO


Jo 14,6-14

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.


MEDITAÇÃO


Se vocês pedirem algo em meu nome, eu o realizarei (Jo 14, 14)

Como estamos, hoje, celebrando os apóstolos Felipe e Tiago, retomamos o evangelho de João no capítulo 14. Felipe, antes de seguir Jesus, tinha sido discípulo de João Batista. Foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Seguiu a indicação do profeta de que Jesus era o Messias. Tiago, filho de Alfeu, é chamado de “irmão do Senhor”, provavelmente um primo de Jesus. Foi uma grande liderança da Igreja em Jerusalém.

Na parábola da videira, Jesus fala da nossa comunhão com ele. Mas, ele sempre insiste na união que há entre ele e o Pai. Ao apóstolo Felipe, que estamos festejando hoje, ele disse: “Felipe, quem me viu, viu o Pai”. Na ceia, Jesus ficou insistindo que as suas palavras não as diz por si mesmo, mas são palavras que ouviu do Pai; e que o que pedirmos em seu nome, o Pai concederá. E disse: “acreditem-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim”.

Quando falou da videira, disse o seguinte: “se permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem e lhes será dado”. Como assim? Permanecer em Cristo é a condição para dar muito fruto. Que fruto será esse? Com certeza, tornar-se discípulo do Senhor. Esse é o maior fruto. Vejam o que ele disse: “Nisto meu Pai será glorificado: que vocês dêem muito fruto e se tornem meus discípulos”. Dar muito fruto é igual a tornar-se discípulo. De fato, essa é a dinâmica do ramo na videira. Quanto mais o ramo enxertado adere ao tronco, identifica-se com a videira, é um com ela, melhor fruto dará. Quanto mais o cristão une-se a Cristo, seu Senhor, identifica-se com ele, é um com ele, melhor discípulo se torna, mais fica parecido com o Mestre em suas atitudes e em suas opções. Nesta condição, tudo o que ele pede, o Pai concede, pois o Pai ama o Filho. E nós somos filhos no Filho, em Jesus. Em Cristo, o Pai nos ama e nos reconhece como filhos. E tudo nos concede, se pedirmos em seu nome.

Toda a oração da Igreja é feita ao Pai, por meio de Cristo. Assim, terminam as nossas orações: 'Por Cristo, nosso Senhor', ou 'Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo'. Tudo é por meio de Cristo. Ele mesmo disse: “Sem mim, vocês nada podem fazer”. Podemos dizer de outra forma: “Com ele, nós tudo podemos”.

Guardando a mensagem

O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Conhecer a Deus é tudo o que queremos e precisamos. Mas Jesus lhe fez ver que nele, encontramos o Pai. É Jesus quem nos revela o Pai. E é por ele que chegamos ao Pai. Quanto mais estamos unidos e identificados com Cristo, mais fruto podemos dar, isto é, tornarmo-nos seus discípulos. E é na condição de discípulos, ramos identificados com a videira, que tudo o que pedirmos ao Pai em nome de Cristo, ele nos atende.

Se vocês pedirem algo em meu nome, eu o realizarei (Jo 14, 14)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
vamos guardar, hoje, alguns belos ensinamentos do teu apóstolo Tiago, que hoje estamos celebrando. Em sua carta, no Novo Testamento, ele escreveu: "Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação. Alguém, no meio de vocês, está sofrendo um contratempo? Recorra à oração. A oração fervorosa do justo tem grande poder" (Tg 5). Obrigado, Senhor, pelos ensinamentos dos pastores que pusestes à frente do teu rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Acolhamos o estímulo que o Evangelho de hoje está nos dando quanto à oração e assumamos com fidelidade o Terço diário neste mês mariano. Aliás, domingo passado, o Papa Francisco, na oração mariana do meio dia, na Praça de São Pedro, fez um apelo a este respeito: "Gostaria de convidar todos os fiéis e as comunidades a rezarem o Terço todos os dias de maio pela paz", disse ele revelando sua apreensão com a guerra na Ucrânia.

Comunicando

Todos os dias, às 18 horas, rezamos o Terço Mariano, pela Rádio Amanhecer, com uma grande participação de associados e ouvintes. Para participar conosco, baixe o aplicativo da rádio no seu celular. Se o seu caso for o iPhone, baixe o aplicativo Rádios Net.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Anônimo3/5/22 06:00

    Jonne Junior

    ResponderExcluir
  2. Jonne Junior3/5/22 06:05

    Rezemos pelo fim da guerra e por todos nós leitos dos hospitais

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/5/22 06:26

    Amém! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/5/22 06:35

    DEUS te abençoe Padre! Obrigado pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/5/22 07:16

    Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos Sempre em Oração para o Amor na Fé e na Palavra de Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos através da Oração e Fidelidade aos grupos do Terço dos Homens.🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/5/22 07:21

    Padre João Carlos,que Jesus os ilumine vc tem o dom da palavra,suas reflexões mostra a nós a mensagem de Jesus com mais clareza e mais verdade.

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra uma família muito querida com o falecimento da sobrinha que Deus conforte a todos 🤍

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/5/22 07:36

    Bom dia Padre João Carlos.
    Que as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo estejam sobre ti. Desejo-lhe uma terça-feira abençoada por Deus e com amor no seu coração e na sua vida.
    FIQUE COM DEUS.
    CAMPINAS SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/5/22 07:50

    Amém peço orações pra todas as pessoas que que estão passando por momentos difíceis e pela a paz do mundo e que Maria nos cubra com seu manto de amor.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/5/22 08:05

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor dai nos a paz Na Ucrânia e no mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/5/22 11:27

    Obrigado padre João Carlos por fantas mensagens que faz muito bem para mim me faz crescer na fé.
    Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/5/22 13:31

    Eu amo as suas meditações e tbm a sua benção todas as manhãs. Seu sacerdócio edifica nossas vidas 🌹. Tenha a certeza das minhas orações 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/5/22 13:32

      Meu nome é Joana Vital RJ Acari

      Excluir
  13. Anônimo3/5/22 13:34

    Eu amo as suas meditações e tbm a sua benção todas as manhãs. Seu sacerdócio edifica nossas vidas 🌹. Tenha a certeza das minhas orações 🙏
    Meu nome é Joana Vital RJ Acari

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/5/22 14:00

    Anonimo03/05/202213:53BBoa tarde padre João carlos que nossa senhora entenderá por o senhor que todos os dias semeia a palavra de Deus no nosso Meio deus nos abençoe e nos livre de todo mal

    ResponderExcluir
  15. Carlos de Petrópolis3/5/22 14:18

    Obrigado Jesus por mais um dia, e também pela minha família. Aumenta senhor a minha fé e peço perdão por todos meus pecados, AMÉM

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3/5/22 16:37

    Boa tarde padre João Carlos minha benção obrigado pela meditação Belíssima senhor manda todos dias Deus abençoe com muita bençãos saúde paz

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/5/22 22:00

    Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pela suas palavras maravilhosas sobre as meditações e reflexão Deus te proteja sempre nos seus trabalhos de evangelizar com muita saúde e paz eu Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/5/22 23:48

    Essas meditações São belas Deus abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS