PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS CUIDA DA GENTE

JESUS CUIDA DA GENTE



04 de maio de 2022

3ª Semana da Páscoa

EVANGELHO


Jo 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.



MEDITAÇÃO

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Jesus diz ao povo que o Pai tinha lhe confiado muita gente para ele cuidar. E que veio exatamente para fazer a vontade do Pai que o enviou. Ele descreve a vontade do Pai de três formas: que ele, o Filho, não perca nenhum dos que o Pai lhe deu; que aquele que crê no Filho receba a vida eterna; e que o Filho o ressuscite no último dia.

Qual é o projeto de Deus, isto é, qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus se manifesta em relação a Jesus e em relação a nós. E qual foi a tarefa que Jesus recebeu do Pai? O Pai o enviou a nós, nos confiou a ele, pediu que ele não perdesse nenhum de nós e nos ressuscitasse no último dia. O que Jesus finalmente tem para nos dar, para nos comunicar é a vida em plenitude. Um dia ele falou disso: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Essa ‘vida em plenitude’ está dita de várias formas no evangelho de hoje: pão para saciar a fome, água para matar a sede, vida eterna, ressurreição no último dia. São formas de dizer ‘Deus quer dar a vocês a vida em plenitude’. E é isso que Jesus tem para nós.

E qual é a vontade de Deus a nosso respeito, isto é, o que Deus nos pede? O Pai nos pede para ir a Cristo, para crer nele. É assim que podemos ser cuidados por ele, alimentados por ele, conduzidos por ele. É crendo nele, acolhendo-o em nossa vida como nosso Deus e Senhor, que podemos receber o que ele tem para nos dar: a vida em plenitude.

Nós existimos porque Deus pensou em nós, nos chamou à existência. Nossa vida tem um propósito. Não nascemos por acaso. E foi o Pai que nos aproximou de Jesus, seu Filho. O Pai nos confiou a Jesus. É nele que encontramos o modelo acabado do ser humano, em sintonia perfeita com o Pai e em comunhão solidária com seus irmãos de humanidade. E não só nos deu Jesus como modelo-caminho-exemplo, mas no-lo deu também como guia de nossa humanidade. Pela ressurreição, Jesus tornou-se o nosso líder, o nosso mestre. Pedro, no dia de Pentecostes, disse à multidão: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vocês crucificaram”.

         

Guardando a mensagem

Não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos abandonados aos nossos próprios limites biológicos ou sociais. Deus nos deu um pastor, para nos acompanhar, para cuidar de nós. Jesus vem buscar a ovelha perdida e levá-la de volta ao redil, carregando-a nos ombros. Ele nos defende do lobo voraz, pondo em risco a própria vida. Ele dá a vida por suas ovelhas. Ele nos comunica a vida plena, a vida de Deus. Em Cristo, somos herdeiros de Deus. Viver bem é crer nele, amá-lo e segui-lo.

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Pai nos confiou a ti. Ele espera que nós nos aproximemos de ti, que creiamos em ti, que te acolhamos como nosso pastor e guia. Dá-nos, Senhor, que te reconheçamos na fé e te sigamos com perseverança e amor. Também nós temos pessoas que o Pai nos confiou para cuidar, para acompanhar. Nós te pedimos por elas. Nós queremos conduzi-las a ti, pois só em ti a verdade, a graça, a salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Oração de Santo Afonso Maria de Liguori para a Comunhão espiritual:

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”

Comunicando


No próximo sábado, em São Paulo, na Catedral da Sé, vou celebrar a Missa de Páscoa de associados e ouvintes do nosso programa na Rádio 9 de julho. A Missa vai ser ao meio dia.

Segunda-feira que vem, no Recife, teremos o Encontro dos Ouvintes, na Basílica do Carmo, com a Santa Missa às 11 horas. No encontro, haverá uma homenagem especial às mães. Nesta segunda, no Recife, às 11 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

27 comentários:

  1. Anônimo4/5/22 06:41

    Muito grata a Deus e a quem nos proporciona essa santa meditação. Nossa esperança esteja mesmo no Senhor

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/5/22 06:49

    Amém! Glória a Deus por essa meditação diária da palavra de Deus! Deus o abençoe sempre 🤚🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/5/22 07:01

    Diariamente me sirvo dos comentários do evangelho nas minhas homilias. Muito profundos, claros, numa linguagem acessível a todas as pessoas.Parabens!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/5/22 07:03

    Amém! Obrigada Jesus pela vida! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/5/22 07:07

    AMEM MEU JESUS E SALVADOR MEU GLÓRIA A DEUS SEMPRE FIEL NA MINHA VIDA TE AMO MEU JESUS GRÃTIDAO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/5/22 07:12

    Bom dia Padre João Carlos. Que JESUS Cristo lhe dê saúde e paz neste dia. GRATIDÃO PELA VIDA... AMÉM
    FELIZ QUARTA-FEIRA.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/5/22 07:18

    Oi padre João Carlos obrigado por nos ensinar a meditar a palavra de Deus gratidão e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4/5/22 07:33

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um abençoado dia a todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/5/22 07:49

    Eu José Carlos dos santos te suplico senhor bênção pra mim e minha família amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/5/22 07:52

    Senhor Dai-me forcas para carregar a minha Cruz e quando eu cair seja o meu Sirineu e mim ajude a levantar.Que a alegria do Senhor seja minha força e amor de Deus nos fortaleça SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo4/5/22 08:01

    Bom dia padre João Carlos Rosa obrigado pela meditação Belíssima palavra do senhor pela a oração linda Deus abençoe sempre ilumine com muita bençãos saúde senhor grande pastor nossa senhora passa afrente de tidas equipe do senhor

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/5/22 08:17

    Gostaria de receber a revista da campanha da fraternidade do ano de 1998,por favor sou professora e gostaria de apresentar um teatro com o tema do quarto encontro dessa revista, Educação para que

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/5/22 08:19

    Meu gmail marilene.santos1166@gmail.com, envia por favor a revista da campanha da fraternidade do ano 1998

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/5/22 08:44

    Muito obrigado por fazer parte desse seu rebanho padre João Carlos belissima meditação todos os dias que Deus te abençoe sempre,peço oração para mim toda minha família e meus amigos paz e saúde

    ResponderExcluir
  15. Amém bom dia padre João Carlos sua benção🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/5/22 10:51

    Obrigado Jesus por seres o nosso Pastor e guia. Padre Carlos obrigado pelo alimento espiritual de todas manhas, é a minha abenção.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/5/22 13:01

    AMÉM 🙏🙌🙏 DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE SUA VIDA PADRE JOÃO CARLOS 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/5/22 13:23

    Anônimo 04/5/2022 amém padre João vou participar se Deus quiser. Pela Radio amanhecer Deus nosa abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/5/22 19:50

    Só tenho que agradecer a Deus e só Sr padre,que Deus continue abençoando a cada um de nós

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/5/22 23:48

    Amém Jesus gloria vós senhor

    ResponderExcluir
  21. Anônimo9/5/22 11:30

    Bom dia Padre João Carlos....o Sr.e uma bênção em nossas vidas...um dia cheio de bênçãos para o Sr...com.muita paz e Saúde.





    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS