PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: REALMENTE, ESTAMOS INTERESSADOS EM JESUS?

REALMENTE, ESTAMOS INTERESSADOS EM JESUS?

                                                           



02 de maio de 2022

Segunda-feira da 3ª Semana da Páscoa



EVANGELHO



Jo 6,22-29


Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.
23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.
25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.
28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.



MEDITAÇÃO


Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)

É, Jesus tinha razão. Aquele povo estava atrás de coisas e não dele. Mesmo andando atrás dele, não o estavam buscando, mas buscando as coisas que ele poderia lhes dar.

No dia anterior, Jesus tinha alimentado uma grande multidão com pouquíssimos pães e peixes. Terminado o dia, aquele povo todo tinha ido embora. Mas, no dia seguinte, começou a chegar de novo atrás dele. Quando notaram que ele e os discípulos tinham ido para o outro lado do grande lago, eles pegaram barcos e foram atrás de Jesus. Quando o encontraram, Jesus disse logo: vocês vieram atrás de mim por causa do pão que vocês comeram ontem.

Essa palavra de Jesus, no evangelho de hoje, é muito atual. Aplica-se direitinho a nós e a muita gente. Quanta gente corre, hoje, atrás de coisas que Jesus pode dar! Que ele pode dar, pode. Que ele pode nos conceder graças, fazer milagres em nossa vida, claro que pode. Mas, que andemos atrás de Jesus unicamente movidos por esses interesses, é triste. O nosso interesse não pode estar unicamente nas coisas ou nas soluções materiais ou físicas para os nossos problemas. Continuamos, assim, a ser interesseiros e ingratos. Estamos interessados realmente em Jesus ou nas coisas que ele pode nos dar?

Jesus acolheu bem aquelas pessoas, mas as convidou para um nível mais alto de sua busca. ‘Vocês vieram atrás de mim por causa do pão que se acaba’. “Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna”. Uma palavra atual, não acha? Não falta gente correndo atrás de milagres e curas. Agora, perguntemos se estão se comprometendo com o evangelho do Senhor. Nada. E olha que, infelizmente, não faltam pregadores apregoando milagres em nome de Jesus, mas sem convidar seus fiéis a seguirem Jesus, a praticarem os seus mandamentos.

Jesus ressuscitado se apresentou a dois discípulos que estavam voltando para Emaús. Eles demoraram a reconhecê-lo. No meio das dificuldades, ficamos meio cegos, meio míopes. Jesus está vivo e ressuscitado e vive entre nós, nos comunicando a vida nova. Essa é a boa notícia, o evangelho. A conversão é a primeira resposta que damos ao receber o anúncio do evangelho. E passamos a viver em comunhão com Jesus, escutando-o em sua Palavra, reconhecendo-o na Eucaristia, guardando os seus mandamentos. E assim nos tornamos suas testemunhas, seus missionários. Com nosso testemunho e com o nosso anúncio, ajudamos outros a viverem ressuscitados com Cristo.


Guardando a mensagem

Essa palavra de Jesus - 'Esforcem-se pelo alimento que permanece' - pode também nos fazer um alerta, neste início de semana. Nossa correria de todo dia é, em primeiro lugar, pela busca de nossa sobrevivência. É claro, que essa é uma luta importante, um esforço louvável para ganhar o pão de cada dia. Mas, se esse pão que passa, que não é definitivo, merece tanto empenho, tanto esforço de nossa parte, quanto mais empenho e esforço não merece a busca pelo bem verdadeiro que nos alimenta para a vida eterna. Esse pão é a Palavra de Deus, é a Eucaristia… esse pão é o próprio Jesus. Ele nos disse uma vez: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, não terá mais fome”.

Esforcem-se, não pelo alimento que se perde, mas pelo pão que permanece até a vida eterna (Jo 6, 27)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
igual àquele povo que estava te procurando por causa do pão material que comeu naquele encontro, por causa do milagre da multiplicação dos pães, nós também ficamos correndo atrás das coisas e daquilo que tu podes nos dar. Tua Palavra, hoje, nos ensina, que nosso maior esforço, nosso maior empenho, deve ser buscar-te como nosso Deus e Salvador; não estar interesseiramente atrás do que tu podes nos conceder na tua misericórdia, mas buscar a ti que és o verdadeiro pão dado para a vida do mundo, como disseste. Dá-nos a graça, Senhor, de buscar primeiro o Reino de Deus. Ilumina, Senhor, os nossos compromissos deste dia, com a luz de tua Palavra. Conforta-nos em nossas dores, ensina-nos a viver na fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Recomendo-lhe, hoje, um exercício de exame de consciência. É colocar-se diante de Deus e se perguntar, com honestidade: Nos meus muitos empenhos, correndo para ganhar o pão de cada dia, que tempo eu tenho reservado para a busca do pão que me sustenta para a vida eterna?

Comunicando

Neste início do mês mariano, deixo-lhe dois conselhos. O primeiro: faça um altarzinho na sua casa, neste mês, caso não o tenha ainda. Nele, ponha uma imagem de N. Senhora ou um quadro, flores naturais e vela. Basta acender a vela na hora das orações. O segundo conselho: neste mês, faça todo esforço para rezar o terço com sua família, ao menos, uma vez por semana. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Anônimo2/5/22 07:12

    Ensina-me Senhor, a viver na fé! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/5/22 07:41

    Senhor que sua palavra seja minha força para o meu dia a dia 🙏💖🙏

    ResponderExcluir
  3. César de Campos dos Goytacazes2/5/22 07:52

    O senhor é meu pastor e nada nos faltará amém. 🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/5/22 07:57

    Obrigada padre por todos os dias me alimentar com as palavras do evangelho! Dou te graças Senhor meu Deus por poder escutar suas lições 🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/5/22 08:04

    Bom dia padre João Carlos Rosa Maria minha benção padre João Carlos este Evangelho maravilhoso e Belíssimos muito Rico e alimento espiritual para minha vida Amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/5/22 08:07

    Bom dia padre João Carlos que sua semana seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Que puxaozinho de orelha nessa meditação.
    Padre João Carlos o senhor é um maravilhoso evangelizador que nos orientar na sua meditação obrigada por ser esse bom pastor.
    Um ótimo começo de semana abençoada pra todos nós
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/5/22 08:11

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que Deus nosso senhor ajuda nos a viver sempre a tua fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/5/22 02:50

      Muito grata a Deus por ter todos os dias tão maravulhoso comentário do.Pe Joao Carlos que tanto me ajuda na minha MISSÃO no meu grupo de ORAÇÃO. Deus abençoe sua vida. Pe. JOÃO Carlos

      Excluir
  8. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌 uma semana abençoada pra todos nós com as bênçãos do Senhor Jesus Cristo. Amém 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/5/22 08:16

    Bom dia Padre João Carlos que Deus abençoe sempre nossa caminhada obrigada pelas palavras que nós fortalece a cada dia mais amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/5/22 09:10

    Obrigada Senhor pela Graça de poder ouvir a Vossa Santa Palavra! Obrigada pela Graça de poder Compartilhar com muitas pessoas a cada dia! Que Deus o abençoe SEMPRE muito Padre João Carlos. Amém Amém Amém 🙌🙌🙌🙏 (Estou no ACRE❤️🌻🙏)

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/5/22 10:18

    Bendito sejas todo ensinamento, entendido e praticado , Grato, pelo alimento que salva

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/5/22 11:12

    Bom dia a todos!
    Que Deus nos conceda a graça de entender e praticar tudo conforme a Sua vontade. 🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/5/22 11:23

    Bom dia, padre João Carlos! Todos os dias, recebo de um amigo o Evangelho com a Meditação. Muito bom! Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/5/22 12:53

    Boa tarde com amor e paz Para você,Padre João Carlos.
    Feliz semana repleta do amor de Deus na sua vida a todos...

    ResponderExcluir
  15. Carlos Petrópolis2/5/22 14:06

    Senhor Jesus, aumente minha fé, e perdoe os meus pecados, sou fraco e pecador

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/5/22 14:48

    Boa tarde, Padre João Carlos! O senhor está bem? Passando aqui só para lhe agradecer pelo seu trabalho de evangelização, que é maravilhoso. E pedir que Deus derrame chuvas de bençãos sobre sua vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS