16 de março de 2022
15º dia da Quaresma
EVANGELHO
Mt 20,17-28
Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
MEDITAÇÃO
Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)
A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque, no seu governo, para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros.
Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.
Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras.
Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores.
O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.
A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim.
Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados pelo teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de convivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), anote essa frase de Jesus e escreva o que você entende dela: “Entre vocês, não deverá ser assim” (Mt 20, 26).
Cantando a palavra
Profetas.
Comunicando para integrar
No programa de ontem, no Youtube, entrevistei o coordenador da comissão de Pastoral da Educação da Arquidiocese de Olinda e Recife, prof. Luiz Moura, sobre a Campanha da Fraternidade. Este é um tema em que devemos nos aprofundar nesta Quaresma. Então, no caso de você não ter visto o programa, recomendo-lhe que o assista. Ontem, eu lhe enviei o link.
Para qualquer contato conosco, use o nosso Whatsapp 81 3224-9284.
Dizia Dom Hélder, com propriedade: "Quem não vive para servir, não serve para viver".
Até amanhã, se Deus quiser.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Ouço a meditação da palavra do pe durante às idas e vindas pro serviço no fretado de SP p/Itupeva SP é uma benção pq as viagens se tornam uma benção pra mim
ResponderExcluirDeus abençoe cada um com saúde e paz. Estou em Guarabira na Paraíba.
ResponderExcluirAmém! Bom dia Padre João!🌹
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
ResponderExcluirSe vc se acha superior, seu relacionamento com outras pessoas não vai ser legal,na sua convivência.
A única maneira que podemos cumprir a nossa missão neste mundo, como seguidores de Jesus, é relacionado-nos com todos estejam ao nosso redor e servir.
Também não seja um puxa-saco só ajude.
🙏🙋😍💕🌹💕
Um ótimo dia abençoado para todos nós com convivência legal
Amém!
ResponderExcluirBom dia com muita alegria ao receber a Meditação da Palavra, Padre João Carlos e Padre Roberto Preczevski que me envia todos os dias num grupo. Que Deus abençoe todos nós e nos conceda um dia de muita paz e saúde. 🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João, sua benção!
ResponderExcluirQue façamos a palavra de Jesus a nossa "Eu não vim para ser servido e sim para servir " ajudar o outro sem interesse nenhum, que essa ajuda seja de coração. Que Deus tire de nós os pensamentos de poder, ser melhor que o outro pois diante de Deus somos todos iguais.
Um abençoado dia a todos!
Obrigado Padre por essa maravilha de todas as manhas. Deus o abençoe e inspire cada vez mais 🙏
ResponderExcluirVirgem Santíssima, ajudai-nos a ser como Jesus nos ensinou. Amém.
ResponderExcluirAmém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌
ResponderExcluirÉ mui difícil, mas se Jesus vivenciou para nos ensinar ao serviço em prol do meu irmão, com certeza, ELE me capacitará. Eu creio. Amém ✋🙏🙌
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Deus seja louvado e encha seu coração de amor, paz e serenidade.
ResponderExcluirServir é a marca do cristão. Deus: "Eu
não vim para ser servido, mas para servir.
Uma abençoada quarta-feira à todos.
Ester de Campinas São Paulo.
Senhor, que eu esteja sempre a serviço. Dai-me sabedoria para entender as Tuas vontades e dizer não ao poder-prestígio.
ResponderExcluirÓ Deus, consolação dos que choram, eu LHE agradeço pela vida de Santa Eusébia. Contudo, me ensine seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do serviço, do bem, do bom conselho, da oração, da lei, da adoração e da salvação. Me ensine viver o evangelho. Me ensine vencer o pecado, o sofrimento, a irritação e a opressão. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirAmém 🙏🙏, obrigada pela paciência Sr. Padre de nos passar a palavra.
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe
ResponderExcluirObrigado Deus te ilumine sempre
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos! Recebo a meditação da palavra todos os dias! Repasso p meus amigos( um grupo de 100); Ouço qdo estou tomando café da manhã, juntamente com minhas filhas!Deus abençoe sempre!Moro no interior da Bahia, frequento a paróquia de Senhora Santana , na Diocese de CAETITÉ Bahia.
ResponderExcluir