PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O POBRE, SEU IRMÃO

O POBRE, SEU IRMÃO


17 de março de 2022

16º dia da Quaresma

EVANGELHO


Lc 16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

MEDITAÇÃO


Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)

Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.

Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!

A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.

E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.


Guardando a mensagem

Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão? Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito. O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Que não façamos pouco caso da Campanha da Fraternidade sobre a Vida, como Dom e Compromisso. Abre, Senhor, nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.

Cantando a palavra


Comunicando para integrar

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Missa das 11 horas no rádio e nas redes sociais. Para colocar o seu pedido de oração, preencha o formulário que está no final do texto da Meditação.  É só clicar no link que estou lhe enviando.

O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho.

Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



20 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos ,todos os dias escuto a meditação da palavra, que nos traz conforto em nossas vidas . Peço ao senhor que coloque em oração minha prima Danielli pereira Gomes que está com o câncer na cabeça e pescoço ela se encontrar no hospital Hap vida ilha do LEITE .

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe sempre
    Joelma

    ResponderExcluir
  3. Quero pedir oração para meu irmão António Coimbra Manuel que estava em estado de coma profunda 🔥🙏

    ResponderExcluir
  4. Jesus me dá sabedoria para reconhecer os meus irmãos em cristo

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe sempre meus filhos Bruno Fernando Spinelli,Arthur José Spinelli e Roberto e o fim da guerra e paz saúde

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe conceda paz E serenidade para que possa continuar ajudando os mais pobres e marginalizados. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Uma quinta-feira abençoada para todos nós.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. ajuda nos senhor a servir nos a ti com muito amor.

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as mensagens diárias que o senhor nos proporciona em ouvir e refletir.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos, infelizmente sempre os pobres fica dependendo de esmola.
    O problema da falta de recursos da destruição de verbas,o mundo produz
    muito dinheiro,o problema é político,eles transforma o dinheiro em
    poder, são mestre da lei e uns Fariseus.
    Combate a desigualdade é uma necessidade ética.
    Daria para todos viverem de maneira digna.
    Desculpa padre João Carlos colocar política aqui mas não podemos ficar calados.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Um ótimo dia abençoado para todos 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, muito obrigada, por todos os dias mandando essas medicações, mim sinto abençoada, que Deus vos abençoe e vos ilumine sempre, abraço

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos. que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós e mundo inteiro.peço oração pela minha saúde e pelo meu esposo que perdeu à visão depois de ter contraído o covid duas vezes José Nílton

    ResponderExcluir
  13. Obg por nós prestigiar com a palavra de Deus todos os dias padre.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Padre... Deus o abençoe, abençoe meus filhos Hugo e Igor e abençoe toda a humanidade, principalmente os desprovidos de fé, os refugiados da guerra e os necessitados. Amém

    ResponderExcluir
  15. Quero pedir orações para uma cirurgia que irei fazer para retirada de um tumor na cavidade nasal em abril.

    ResponderExcluir
  16. Peço seja tirada da cabeca de cristuna toda rejeicao que ela sente inclusiva da propria mae maria.jose.

    ResponderExcluir
  17. Padre muito obrigado pela sua ajuda.preciso muito vivenciar.sou grata obrigado abraço

    ResponderExcluir
  18. Pai Santo, Pastor e guia de nossas vidas, eu LHE agradeço pelos anjos. Todavia, me ajude seguir o caminho do profetismo, da conversão, da fé, da confiança, da oração e da esperança. Me ajude fugir do pecado. Me ajude bendizê-Lo. Me ajude produzir bons frutos. Me ajude ter um bom coração, um bom procedimento e bons sentimentos. Me ajude escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Pai,agradeço pela vitória de meu irmão, por ele está se evoluindo muito bem da cirurgia implantando um marca-passo no coração. Que meu irmão Luiz Antônio Piedade, seja sempre abençoado agradeço muito a Deus.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos sua bênção muito bom o que Jesus falou sobre Lázaro mim desculpe que hoje eu saí para resolver um probleminha não consegui ouvi a missa no rádio só chequei as 08 horas da noite Deus te abençoe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS