04 de março de 2022
Sexta-feira depois das cinzas
3º dia da Quaresma
EVANGELHO
Mt 9,14-15
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.
MEDITAÇÃO
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
Chegamos ao terceiro dia da Quaresma. É muito importante que a gente não perca nenhum dia desse programa de crescimento que é a Quaresma. O passo a ser dado hoje é sobre o jejum, como expressão de nossa conversão.
A pergunta veio de um grupo muito querido de Jesus, os discípulos de João. Jesus tinha participado do batismo de João Batista, no rio Jordão. João o tinha apontado como cordeiro de Deus. E alguns dos discípulos do Batista tinham se tornado discípulos seus. Então, a pergunta deles era séria. Não tinha segundas intenções. E o que eles queriam saber? Queriam saber por que os seus discípulos não praticavam o jejum como eles e os fariseus? A resposta de Jesus foi essa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quis dizer com isso?
Podemos entender todo o ministério de Jesus como a renovação da aliança com Deus. Jesus veio pra isso: para restaurar a comunhão com Deus que foi destruída pelo pecado (desde Adão) e pela infidelidade de Israel, o povo da Aliança. Não é à toa que o evangelho de São João praticamente comece com as bodas de Caná, o casamento que precisou da intervenção de Jesus para dar certo. A aliança, à moda do casamento, é entre Deus e o seu povo. Jesus é o noivo. Veja o que ele respondeu: enquanto o noivo está presente (ele), os amigos do noivo (os discípulos) não podem jejuar. Mas, depois que o noivo for tirado do meio deles (a sua morte), eles jejuarão.
O jejum é uma expressão de nossa conversão. Bom, nossa primeira conversão foi celebrada no batismo, nas águas, sinal sacramental da ação do Santo Espírito. Lá, fomos lavados dos nossos pecados. Mas, infelizmente, continuamos a cair, a falhar, a pecar. Por isso, precisamos estar em permanente atitude de conversão. Deus sempre nos perdoa. Mas, para isso, precisamos da conversão do nosso coração. O jejum é uma forma de cultivamos essa conversão. Ficamos tristes pelo pecado que cometemos. Esse sentimento do reconhecimento de nosso pecado, da dor que sentimos por nossa infidelidade a Deus, é expresso também nas práticas externas do jejum, da esmola e da oração. Essas práticas nos ajudam a cultivar a conversão interior e a implorar a misericórdia de Deus, o seu perdão. Ele que já nos purificou pela água do batismo, pode também nos purificar pelas lágrimas do nosso arrependimento.
O jejum tem, então, essa conexão com Deus, a quem ofendemos e a quem demonstramos nosso arrependimento, cultivando a conversão do nosso coração. Mas, o jejum tem também uma conexão com minhas atitudes em relação aos meus irmãos. No livro do Profeta Isaías, o próprio Deus nos diz qual a verdadeira obra que ele espera de nós, o jejum que ele prefere. São obras pelas quais procuramos, em relação ao nosso próximo, o alívio do seu sofrimento, a libertação da opressão, a partilha do pão, do teto e da roupa com os mais sofridos.
Guardando a mensagem
O jejum é uma forma de penitência, pela qual me uno ao padecimento de Cristo, em sua paixão. É também um gesto de amor fraterno, no sentido de que me faço solidário com quem está em dificuldade. Você pode jejuar em qualquer dia na Quaresma. O mínimo está previsto pela disciplina da Igreja: na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. A abstinência de carne às sextas-feiras da Quaresma também faz parte de nossa caminhada penitencial, nesse período. Além do alimento, a gente pode fazer jejum de televisão, de barzinho, de bebida alcoólica, de cigarro, de internet, de whatsapp. Renunciar, pra ficar mais resistente, pra ter mais força interior, para unir-se a Cristo em sua cruz e aos irmãos em suas necessidades.
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
Rezando a palavra
Senhor nosso Deus,
Que te deixas comover pelos que se humilham e te reconcilias com os que reparam suas faltas, ouve como um pai as nossas súplicas. Derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em Quaresma, desejosos de ouvir a palavra do teu filho Jesus, de ser fieis à vida de oração pessoal, e de praticar a penitência e a caridade, em preparação das celebrações da Santa Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, não temos pra onde correr. A prática da palavra de hoje é o jejum, jejuar. Se você passou batido(a) na quarta-feira de cinzas, tem ainda a sexta-feira da paixão. E, hoje, como todas as sextas da quaresma, é dia de abstinência de carne. Você sabe, essas práticas externas têm valor se cultivarem a conversão do coração em relação a Deus e aos sofredores.
Ontem, junto com o formulário das intenções para a Missa, fizemos uma pergunta: Você tem o Caderno Espiritual, de que temos falamos aqui, na Meditação? Das quase mil respostas recebidas, 35,4% disseram que têm um Caderno Espiritual (graças a Deus!); 36% disseram que não o têm; e 35,9% disseram que vão adquiri-lo. Quer um conselho? Arrume um caderno e o transforme no seu caderno de anotações nesta quaresma, o seu Caderno Espiritual.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Maria José Fernandes de luiz Gomes RN obrigada pe.João carlos pela meditação da palavra estou lendo e mim isfoçando para por em prática.as suas explicações é munto clara que eu entendo mesmo sem ter estudo. Obrigada..eu rstou fazendo o retiro guaresmal esta sendo muinto bom tenho o meu caderninho espiritual anoto tudo...para mim é um tezoro eespecial as meditações do senhor e seu Conselho espiritual..e compartilho...gratidão
ResponderExcluirMaria José de luiz Gomes RN tenho ensonha e a proveito para ler a meditação da palavra mim faz muito bem obrigada...
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por tudo de bom Deus te ilumine sempre amém 🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, obrigada por toda essa meditações, que recebo todos os dias, mim sinto bem, ao acordar e lê todos os dias, abençoa minha mãe com muita saúde, mim abençoa a mim com saúde para que eu possa caminhar na minha vida, para cuidar de minha mãe, abençoa minha família, abençoa a pessoa que cuida de mim minha casa e de nós, muita saúde pra ela.Que Deus abençoe o senhor em sua infinita sabedoria, amém
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirHoje já fiz a leitura do Evangelho e também participei da Via Sacra na minha paróquia, às 4 da manhã como penitência.
Bom dia Padre João Carlos, uma benção a palavra, obrigado. Que o Sr Jesus abençoe.
ResponderExcluirBom dia padre a paz de Jesus Cristo esteja com todos nós
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
ResponderExcluir🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
Padre João Carlos eu hoje venho agradecer ao senhor pelo pedido para agente ter um caderno espiritual, eu tenho já tinha esquecido dele porque porque não tinha mais página para escreve, padre eu antes de dormir procurei e achei já fazia mais de anos que eu não escrevia nada ,foi maravilhoso reler o que eu escrevi ,e pela minha surpresa tinha isso escrito com data coisa que eu não fazia colocar data e essa tinha
"O jesus,manso e humilde de coração ❤️,fazei o meu coração semelhante ao vosso"
16- 02-020
P João Carlos Ribeiro é como está escrito
Foi dão bom eu ler algumas coisas
Padre e o que eu escrevi quando abro o caderno " Oh, Deus, como tu és grande"
Meu primeiro escrito.
Pó isso eu digo o senhor é um anjo gratidão por o senhor existir na minha vida.
🙏🙋😍🌹💕
Uma ótima sexta feira abençoada para todos nós
Pela cura, saúde e libertação da minha irmã Alessandra Francisca da Silva.
ResponderExcluirPela cura, saúde e libertação da minha mãe Maria Francisca da Silva.
Pela cura e libertação financeira da minha vida Alexsando Silva de Oliveira.
Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Deus o Abençoe sempre uma sexta feira abençoada pra todos nós 🙏🏼 🙌
ResponderExcluirBoa tarde Padre João Carlos. Deus o abençoe infinitamente e lhe conceda uma tarde com amor sabedoria .
ResponderExcluirFique com Deus Presente na sua vida e no seu coração.
Campinas São Paulo
Boa tarde padre João Carlos Caucaia Ceará nesta Quaresma eu estou rezando mas penitência rezo terço lei Evangelho todos dias faço caridade peço oração pela paz no mundo inteiro jejum eu estou fazendo
ResponderExcluirDeus de amor e ternura, eu LHE agradeço pela primeira sexta-feira do mês. Contudo, me ensine seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do jejum, da partilha, da hospitalidade, da caridade, da justiça, da humildade e da VOSSA lei. Me ensine lutar contra a opressão, a injustiça, a impiedade, as brigas, as agressões e os litígios. Me ensine rezar e glorificá-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos sua bênção que Jesus Cristo lhe cubra de bençãos o senhor é muito querido suas palavras nós ajudar muito com a situação que esta acontecendo ainda com tantas pessoas doente, Deus nós proteja paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe
ResponderExcluirPurifica_me senhor com seu espírito 🙌🏿🙏🏿a minha benção padre carlos
ResponderExcluirA minha benção padre João Carlos
ResponderExcluir