PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE DEIXOU TUDO PARA TRÁS E SEGUIU JESUS

ELE DEIXOU TUDO PARA TRÁS E SEGUIU JESUS




05 de março de 2022

Sábado após as cinzas

4º Dia da Quaresma


EVANGELHO


Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

MEDITAÇÃO


Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre.

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete pra Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa.

Ele trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. 'Deixar tudo' pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco escreveu na sua primeira Exortação Apostólica (Evangelii Gaudium) a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus.

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isso é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele.

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo.



Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)
 
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Neste quarto dia da quaresma, vá se preparando para o banquete da vida nova, a Eucaristia, que celebramos em comunidade, no dia do Senhor. Programe, prepare-se, convide outros. Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Respostas
    1. ObrigD padre João Carlos pelo o envio do santo evangelho. Tem né ajudado muito a ler e compreender.

      Excluir
  2. Obrigada por me incluir nesse grupo. Me faz muito bem ouvir a meditação de manhã.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós vencemos a acomodação e seguimos Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Obrigada Senhor pela palavra que recebo todos os dias.Ela me fortalece e faz de mim uma pessoa melhor.
    Que Deus abençoe todos nós e conceda a Paz no mundo!🌎

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos obrigada senhor Jesus pela sua palavra linda mim ajuda segui Amém 🙏 obrigado padre João Carlos pela meditação deus abençoe ilumine com muita saúde paz bençãos

    ResponderExcluir
  7. São as melhores interpretações dos Evangelhos que já ouvi. Gratidão só.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos conseteza estarei com o senhor na santa missa de domingo e da minha comunidade.
    Seguir Jesus, peço a Ele em todas celebração como o senhor manda Padre João Carlos que habite em mim , mostra o caminho que devo seguir.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um final de semana para todos nós de amor e paz

    ResponderExcluir
  9. Obrigada e Parabéns Pe.João Carlos, pela belíssima interpretação do Evangelho.
    Que Deus o ilumine cada vez mais e lhedê saúde plena.
    Bom final de semana na paz de Cristo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ter o senhor para ouvir a palavra.Que Deus aumente a minha Fé para eu seguir Jesus, Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/3/22 13:21

    Boa tarde Padre João Carlos. Deus Lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor, paz e alegria com muita saúde...
    Um final de semana excelente para todos
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. As leituras e comentários mos fortalececada vez mais. Jesus vive. Jesus reina. Viva a vida! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/3/22 20:54

    Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que coisas boas seguir jesus Cristo como Levi. Jesus lhe cubra de bençãos paz,e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS