PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EU QUERO SEGUIR JESUS!

EU QUERO SEGUIR JESUS!




03 de março de 2022

Quinta-feira após as cinzas

2º dia da Quaresma


EVANGELHO


Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

MEDITAÇÃO


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Então, começamos, ontem, a caminhada de 40 dias em direção à Páscoa do Senhor. Começamos a Quaresma. É como se tirássemos esse tempo para caminhar com Jesus, aprendendo os seus ensinamentos, o seu modo de pensar e de agir. É um grande retiro, em companhia dos irmãos, no seguimento de Cristo. Seguimento de Cristo: precisamente, é esse o foco de nossa meditação de hoje, segundo dia da Quaresma.

Jesus falou para todos: “Se alguém quiser me seguir...”. Eu quero! E você? Então, escutemos as condições que ele vai colocar: “Renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga”. Renunciar a si mesmo significa a gente se tirar a si mesmo do centro. É que no centro de nossa vida estamos nós mesmos. A gente pensa e age assim: ‘isso é bom pra mim, isso me faz bem, isso eu gosto, isso eu quero ou não quero pra minha vida’. No centro, estou eu mesmo, o que me agrada, o que me convém. Agora, Jesus está dizendo que para quem quiser segui-lo, tem que ser diferente: é ele que deve estar no centro. Renunciar a si mesmo. Não dá pra você seguir Jesus, continuando no centro. Entendeu?!

Aí ele completou: “Tome a sua cruz cada dia e me siga”. Ser cristão não é deixar de ter problemas, você sabe muito bem. Tomar a própria cruz é condição para seguir Jesus. E o que é tomar a cruz de cada dia? É assumir, com toda responsabilidade, o peso que a vida lhe entrega: problemas de saúde, dificuldades financeiras, desencontros dentro de casa, crises sociais... Tomar a cruz cada dia é não correr dos compromissos ordinários da existência: trabalhar, fazer feira, acompanhar os filhos, conviver com a vizinhança, estudar... As obrigações, compromissos e problemas do dia-a-dia não nos impedem de seguir Jesus. É com essa cruz que o seguimos.

Jesus começou falando do seu caminho, de como ele sofreria muito, seria rejeitado pelos grandes do seu povo, seria morto e ressuscitaria. O caminho do Filho do Homem, como ele gostava de se referir a si mesmo, não seria um caminho cômodo, nem fácil. O caminho da verdade, da coerência, da honestidade é um caminho doloroso. Sofrimento, rejeição, morte... e ressurreição, ao final. A vitória se colhe em meio a lutas, renúncias e dificuldades.

Jesus não quis pegar o atalho da vitória sem luta, do conchavo com os poderosos ou da solução mágica para os problemas. Foram essas, aliás, as tentações do demônio, depois de um jejum de 40 dias.


Guardando a mensagem

Jesus nos chama para segui-lo. Mas, nos indica que é preciso renunciar a estar no centro, para no centro estar a santa vontade de Deus. E nos lembra que no seu caminho tem cruz. É claro que Jesus não nos está chamando simplesmente para o sofrimento. Seria masoquismo. Ele está nos convidando a tomar a estrada que ele tomou: o caminho da simplicidade, da fidelidade, da verdade..., do amor aos pequenos, os preferidos de Deus. Esse não é um caminho fácil. O mundo, pervertido pelo desejo de enriquecimento, de prestígio, de luxúria, não aplaude o discípulo de Jesus. Mas, o nosso caminho é o caminho de Jesus.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga (Lc 9, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu, que és Deus, percorreste o caminho humano para nos deixar um modelo a seguir. Mas, não é fácil, Senhor, assumir o teu caminho. A tentação do mais fácil, do prazeroso, a cobrança da opinião dos outros... muita coisa nos empurra para um caminho sem renúncias. No fundo, preferimos um caminho sem sofrimento, a vitória sem luta, o amor sem doação. Ajuda-nos, Senhor, a responder positivamente ao teu chamado. Queremos te seguir, com fidelidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A Quaresma é uma caminhada rica de estímulos para o seu crescimento. Seria muito bom você ter o seu caderno espiritual (uma agenda, um caderno de anotações). Muita gente me perguntou se é uma coisa especial que eu tenha para vender. De jeito nenhum. Compre um caderno em qualquer livraria. Ele será especial se você o utilizar bem para o seu crescimento espiritual. Bom, anote nele, hoje, uma resposta para esta pergunta: O que seria tomar a cruz de cada dia para seguir Jesus?

Caso tenha um tempinho, gostaria muito de encontrar você na Santa Missa que celebro hoje, como todas as quintas-feiras, às 11 horas, pelo rádio e pelas redes sociais. Desejando colocar sua intenção na Santa Missa, use o formulário que está junto com o texto da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



14 comentários:

  1. Padre peço orações pelos meus sobrinhos Waldy e Matheus, também pela minha irmã karollinny, Deus abençoe sempre e muito obrigada. Me chamo Danniella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezando em suas intenções. Obrigado pelo contato.

      Excluir
    2. Padre peço ajuda para me livrar da depressão e pânico e q o meu marido consiga beber menos e saia do alcoolismoo.

      Excluir
  2. Padre, peço intenção para que Deus em sua infinita bondade opere na mente dos homens e governantes da Rússia e Ucrânia que encontrem uma solução e acabe com essa guerra que já vitimou e ceifou tantas vidas. Amém 🙌🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, todos estamos preocupados com esta guerra. Rezemos pela paz.

      Excluir
  3. Anônimo3/3/22 08:00

    Bom dia Padre João Carlos. Que Jesus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz.
    A caminhada de Jesus é difícil, mas eu quero seguir Jesus com fidelidade... Uma quinta-feira abençoada para todos nós...
    Peço orações pela minha saúde e por todos meus familiares.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, padre. Quero pedir a benção para minha família e meus familiares:
    e pelo fim da pandemia. Que Deus abençoe a todos.🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor dai me a graça de te seguir em todos os teus caminhos.

    ResponderExcluir
  7. Peço oração pela conversão do mundo, pela paz e pelo fim da guerra.

    ResponderExcluir
  8. Peço orações para minha saúde e situação financeira Pacatuba Ceará
    Pacatuba Ceará

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos está tão difícil para mim tomar minha cruz nesse momento,eu não gosto de ficar doente já não bastava está sentindo dores de um machucando no pé que agravo que eu
    nem imaginava que tinha, agora fiz um exame e amanhã vou ter certeza de outra doença que eu não sabia que tinha, já não estava legal sem ânimo e só vondade de mim isolar, ontem fui para a igreja bastante triste, hoje estou um pouco melhor ir para missa me fez bem conversar com jesus.
    Padre eu vou procurar um caderno que eu tinha que eu escrevia palavra do envagelho e outra coisas que tocava no meu coração ,se eu não achar vou ter outro ser bom para mim nesse momento que estou passando.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um bom dia abençoado para todos nós

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, gostaria de pedir uma benção para conseguir uma liminar favorável, para voltar pro concurso que tanto me dediquei. Que Deus e nossa senhora interceda por essa benção. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Pai bendito, eu LHE agradeço pela campanha da fraternidade. No entanto, me conceda a graça de seguir o caminho da vida, da bênção, da renúncia, da salvação, da felicidade, da obediência, do discipulado, do amor e dos mandamentos. Me conceda a graça de evitar o erro e a idolatria. Me conceda a graça de vencer o sofrimento e a rejeição. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS