PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DOMINGO DAS TENTAÇÕES

O DOMINGO DAS TENTAÇÕES



06 de março de 2022

1º Domingo da Quaresma

EVANGELHO


Lc 4,1-13

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”
5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.
8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.


MEDITAÇÃO


Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)

Eu começo bendizendo a Deus por você estar escutando essa palavra, neste primeiro domingo da Quaresma. Louvo a Deus por seu esforço e a ele rogo que lhe dê perseverança neste caminho de quarenta dias de retiro espiritual do povo cristão, em direção à Páscoa do Senhor. O número quarenta nos recorda um tempo de provação, o tempo do povo de Israel peregrinando no deserto, preparando–se para entrar na terra prometida. Aliás, nossa vida toda é como essa peregrinação, cheia de provas e provações.

O evangelista Lucas resume, hoje, todo o caminho de Jesus, com todas as suas provas ou tentações. Ele nos conta que, durante quarenta dias, Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo diabo. E, mais do que isso, ele nos diz que Jesus venceu todas as tentações.

Por trás do relato do evangelho, está a história do povo de Deus, palco de tentações, onde o povo de Deus foi infiel. Ao apresentar sua oferta dos primeiros frutos do trabalho no Templo, os fieis confessavam, agradecidos, que Deus os tinha libertado da escravidão no Egito e os tinha trazido pelo deserto para a terra em que habitavam. É o que lemos no livro do Deuteronômio. O deserto foi um lugar de tentação. Em certo momento, instigado pela fome, o povo se revoltou contra Deus, preferindo sua condição anterior de escravo no Egito, mas de barriga cheia. Jesus passou por essa situação na primeira tentação. Olha o tinhoso: “Para que continuar com fome? Transforme a pedra em pão!”. Desconsiderar a encarnação, o caminho humano e suado para resolver os problemas. “Não, Anjo Decaído. Não só de pão vive o homem”, lembrou Jesus. A liberdade tem seu preço.

Quando Israel entrou na terra da promessa, começou a encantar-se com os reinos vizinhos e copiar seus costumes, imitar a desigualdade social e a exploração desses impérios e adorar os seus deuses. Jesus passou por essa situação na segunda tentação. O diabo apresentou-lhes os reinos do mundo, sua glória e seu poder. E propôs um acordo pra Jesus ter tudo aquilo: “Eu vou ser o seu deus, me adore!”. “Sai pra lá! Eu só sirvo a um Deus, ao único e verdadeiro. Na minha missão, não vou copiar o poder do mundo, nem agir como os poderosos da terra. Eu quero servir, como Deus me manda”.

Depois que Israel organizou a monarquia, com rei, corte, exército e tudo o mais, construiu um grande e único Templo para o Senhor. Aos poucos, o Templo de Deus foi se tornando um poderoso instrumento de opressão do povo, de poder e enriquecimento das classes dirigentes. Claro, tudo em nome de Deus. Jesus viveu essa situação em sua terceira tentação. O diabo levou Jesus para o lugar mais alto do Templo de Jerusalém. “Ô cara, quero ver agora sua confiança em Deus. Pule daqui. Na Bíblia, está escrito que Deus vai mandar seus anjos para proteger e amparar você. Esse Deus tem poder ou não tem?”. “Alto lá! Ninguém tem o direito de por Deus à prova, de testá-lo, de usar seu nome indevidamente”.

Jesus venceu todas as tentações do diabo. E ele se afastou de Jesus, para retornar no tempo oportuno. Que tempo oportuno é esse? O momento da paixão. Na paixão, estão as maiores tentações do diabo: escapar da morte humilhante, revoltar-se contra Deus ou querer que Deus o livrasse da cruz, desconsiderando a sua encarnação. A gozação dos soldados foi uma provocação igualzinha a do tentador: “Se és filho de Deus, desce da cruz”. Jesus venceu todas as tentações: aceitou cumprir a vontade de Deus, entregou-se livremente em nosso favor, perdoou os seus algozes, foi fiel até o fim. Por sua morte e ressurreição, Jesus venceu definitivamente o mal, abrindo um caminho de fidelidade para todos os que o seguirem.


Guardando a mensagem

A cena das tentações, bem no início de sua vida pública, resume a vitória do Filho de Deus encarnado e dos seguidores, nós, sobre todas as armadilhas, tentações e provas que a vida pode nos reservar.  O momento mais forte da vida de Jesus - a sua paixão e morte - foi o momento onde as tentações foram mais fortes. A morte redentora de Jesus e sua ressurreição foram a vitória avassaladora e total sobre o mal, representado por Satanás. Por sua influência, desde Adão, a humanidade tinha sido infiel a Deus. O próprio povo de Deus tinha caído em momentos decisivos de sua história. Jesus, o novo Adão, restaurador da aliança com Deus Pai, foi fiel até o fim. Assim, venceu o pecado, a morte (consequência do pecado) e o mal e o seu inspirador, Satanás. O mundo já não está mais sob o domínio do diabo, embora ele continue agindo. Cabe-nos, já com a vitória na mão, continuar resistindo às suas insinuações maldosas e às inclinações para o mal que as marcas do pecado deixaram em nós.

Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno (Lc 4, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
neste primeiro domingo da Quaresma, celebramos a tua vitória contra as tentações do diabo, em toda a tua vida humana. Esta cena nos prepara para a grande vitória de tua cruz. Nela, venceste o pecado, a morte e o mal. Em nossa vida, somos submetidos, nós também, às tuas mesmas tentações: a busca de solução mágica para os nossos problemas, a idolatria do poder opressor que impede uma cultura de fraternidade e serviço e manipulação do nome de Deus em favor dos próprios interesses. Mas, a tua vitória é a nossa vitória também. Com o teu exemplo, a tua graça e o teu Santo Espírito, nós também somos vencedores. Por isso, nos ensinaste a pedir ao Pai: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Escute essa palavra de hoje, na Santa Missa. A comunidade cristã é onde melhor ecoa a palavra de Deus. Ela proclama o senhorio de Cristo: “Ele é o Senhor!”

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏Que o Divino Espírito Santo, no ilumine e proteja nas tentações e provações

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏🏻 Padre,
    É muito bom sempre escutar a explicação da palavra, as vezes não entendemos.

    ResponderExcluir
  3. Bd padre qo senhor venha nos socorre na hora da nossa angústia. e tenha misericórdia do mundo inteiro.o Reino de Deus está entre nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre eu faço tudo para as pessoas só que todas elas mim decepcionam

      Excluir
  4. Anônimo6/3/22 07:29

    Bom dia Padre João Carlos. Amor e paz.Que o Espírito Santo de Deus nos abençoe neste primeiro domingo da quaresma. Que Deus abençoe nossa caminhada rumo à Páscoa do Senhor Jesus. Um abençoado domingo à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Que o Espírito Santo de Deus esteja sempre conosco, nos instruindo, nos livrando das tentações do inimigo. Que sejamos obedientes à Palavra e firmes na convicção de que o Reino de Deus é o nosso maior presente! Santo e abençoado domingo! Amém!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Padre, é muito importante estarmos munido da palavra de Deus para vencermos as tentações e os demônios do dia, dia.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/3/22 08:36

    Bom dia,padre! Que maravilha começar o primeiro domingo da quaresma,com este exemplo de Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.senhor livra nos das tentações do demônio.

    ResponderExcluir
  9. Senhor jesus Cristo quê venha com sua chequinar nos cobrindo de todos males destas pestinencia quê está na Terra , obrigada pôr até aqui nos ajudou o senhor

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre!
    Será este tempo, o tempo "oportuno"?

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a reflexão. Vejo nessa passagem dois pontos essenciais. Jesus rebate o argumento do diabo com a Palavra de Deus. Não só Jesus conhece a Palavra mas o diabo também.
    E o outro ponto é de que o diabo não quer a morte de Jesus, não quer o sofrimento, mas o que ele teme em jesus e a nós também é o sacrifício. O diabo abomina o sacrifício que fazemos em nome do Senhor. Boa quaresma a nós cristãos

    ResponderExcluir
  12. Justina silva 6/03/202212:15 olá padre João hoje o primeiro Domingo da quaresma o senhor me enviou bela catequese fico muito grata por esta reflexão Deus lhi conceda largos anos com sua Missão Evangelisadora muitas bênçãos em sua vida!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma excelente tarde iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus nos deu exemplos cotidianos de resistência, seja qual for a situação vivida por nós estejamos dispostos a resistir.
    Que Deus nos ajude a resistir ao mal no outro e em nós e as tentações do inimigos,o tinhoso 🙏🙋😍🌹💕
    Uma tarde abençoada e livre do mal e tentações para todos nós.

    ResponderExcluir
  14. Como e bom Pé João Carlos amanhecermos o dia em Deus através de seu programa! É uma benção de Deus.
    Pe João Carlos como seria proveitoso o Sr. Preparar e colocar a venda uma explicação aos pais do que é Santa Missa. As crianças estão longe de Jesus, da Igreja que com o Sr aprendi ser ela o caminho para irmos no seguimento de Jesus. Os pais não sabem como explicar e tantos dos que tenho aproxima ao saem até mesmo para a Igreja e entregam os celulares as crianças e quanto voltam. Está tudo distante. E é na infância que as crianças deveriam amar e conhecer Jesus e a Igreja e nunca tá tô ir ao celular. E preocupante. Espero em Deus que o Sr possa colaborar. Que assim seja.Obg. Aguardo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS