PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMECE BEM A SUA QUARESMA!

COMECE BEM A SUA QUARESMA!



02 de março de 2022

EVANGELHO


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

MEDITAÇÃO


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Assim, ninguém pode confundir gesto de fraternidade com apenas uma feirinha que se dá, ou uma ajuda financeira a uma família pobre. A Campanha da Fraternidade, a cada ano, aponta onde Jesus está esperando nosso compromisso de fraternidade. Neste ano, a Campanha trata de Educação e Fraternidade. A Campanha nos ajuda a qualificar a nossa Quaresma, com a conversão na caridade.


Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarentas dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para viver a palavra de hoje, eu tenho uma boa sugestão que vale para toda a Quaresma: você realizar, todos os dias, um momento pessoal de oração. Isso será muito vantajoso para o seu crescimento cristão. Que tal começar hoje?!

O que fazer nesse momento pessoal de oração diário: ler com calma o texto bíblico do dia, ler e ouvir a Meditação, anotar no seu caderno alguma descoberta, rezar algumas de suas orações conhecidas.

Lembro ainda que, para esta Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco nos convida a um Dia de Oração e Jejum pela paz na Ucrânia e no Mundo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que a sua querta feira seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos no ano passado eu fiz um propósito para viver a quaresma não come carne e seguir,fui além passei vários meses sem comer carne ,vou fazer novamente.
    Nos cristão temos que nos converter e ter mudança de vida e isso que jesus nos pede .
    Um dia abençoado para todos nós vamos para missa hoje eu vou 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia padre

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. jejum e oração pela convenção dos pecadores e pela paz no mundo.

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João quaresma eu com jejum e oração lê Evangelho reflexão feliz quaresma para senhor padre João Carlos sua família muita paz saúde

    ResponderExcluir
  6. Belíssima reflexão quaresmal.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/3/22 13:21

    Boa tarde Padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz...
    Que Deus abençoe este tempo de Quaresma que está começando .
    Uma tarde abençoada por Deus à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus abençoe o mundo nesse tempo de Quaresma.Amem

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos peço sua benção obrigado pelo Evangelho de hoje que eu possa meditar cada vez mas

    ResponderExcluir
  10. Pai Santo e Rei dos reis, eu LHE agradeço pela solenidade da quarta-feira de cinzas. Entretanto, me ajude seguir o caminho da bênção, da reconciliação, da justiça, da graça, da salvação, da oração, da conversão, da caridade, do discipulado e do arrependimento dos pecados. Me ajude fazer bons jejuns. Me ajude ser benigno, compassivo, paciente e cheio de misericórdia. Me ajude perdoando o VOSSO povo. Me ajude evitar o exibicionismo, o querer aparecer e a hipocrisia. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Liberta senhor o seu povo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS