PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VINHO NOVO EM ODRES NOVOS

VINHO NOVO EM ODRES NOVOS

 



17 de janeiro de 2022


EVANGELHO


Mc 2,18-22

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

MEDITAÇÃO


Vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Vou logo lhe dizer o que é um odre. Odre é uma bolsa feita de couro de animal para guardar ou transportar líquidos, particularmente vinho. Claro, no tempo de Jesus não existia garrafas de plástico ou de alumínio para isso. Tinha-se que recorrer a utensílios de barro, madeira ou couro. O odre era feito de couro curtido de carneiro ou de bode. Uma das extremidades servia como gargalo, fechada com uma rolha de madeira ou também amarrada fortemente.

Então, odre é uma bolsa de couro curtido de bode ou carneiro para guardar ou transportar líquidos, especialmente o vinho. O vinho novo ainda está fermentando e se expande dentro do recipiente. Se o odre for novo, ele tem elasticidade suficiente para continuar mantendo o vinho no seu interior. Se o odre for velho, já sem elasticidade, o vinho novo na sua fermentação acaba por arrebentá-lo e se derramar.

Tudo certo até agora? Ótimo. Então, posso lhe fazer uma pergunta: o vinho de Jesus é novo ou velho? Calma, primeiro vamos saber que vinho é esse.

O vinho representa festa, alegria, celebração de alguma coisa muito boa. Quando começou a sua pregação, Jesus disse que o tempo tinha se cumprido e o Reino de Deus tinha se aproximado. A presença dele renovando vidas, reunindo os dispersos, restaurando a aliança com Deus inaugura um novo tempo, o tempo do Reino de Deus. É o tempo da salvação que chegou. Esta obra redentora tem seu ponto mais alto na cruz, nos reconciliando com Deus, no sacrifício de sua vida em favor dos pecadores, sacrifício da nova e eterna aliança.

Com Jesus, chegou o novo tempo: o tempo da reconciliação, da restauração da aliança, da salvação. Em Jesus, Deus está fazendo novas todas as coisas. (Você está conseguindo me acompanhar? Ótimo). No evangelho, isso está dito de muitas formas. Em Caná da Galileia, no casamento, ele oferece o vinho melhor, vinho que estava faltando naquela festa de aliança. Na mesa da última ceia, ele oferece o cálice de vinho, cálice do seu sangue derramado pela remissão dos pecados. A santa ceia, a Missa, é a celebração do sacrifício da cruz pela qual ele nos alcançou a reconciliação e ação de graças pela salvação que nos chegou por ele.

A obra redentora de Jesus é um vinho novo. O evangelho que anuncia essa notícia é um vinho novo. A vida em Cristo, pela habitação do Espírito Santo em nós, é um vinho novo.

Vamos à palavra de Jesus, hoje: “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Dá para entender? “Ninguém põe vinho novo em odres velhos”. Essa novidade que é a obra redentora, a vida em Cristo, anunciada no evangelho não cabe numa vida velha, num jeito pecador de se viver; pede uma vida nova, pede mudança de vida. “Vinho novo em odres novos”.

Guardando a mensagem

Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho anuncia a grande novidade: Deus está reinando entre nós, nos conduzindo para a plena realização, para a salvação. Ele está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um vinho velho. É um vinho novo. Não pode ser guardado ou transportado pelo velho Adão pecador. É uma novidade que só cabe numa vida nova, restaurada pela graça.

Vinho novo em odres novos (Mc 2, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Há sempre um risco de sermos pessoas muito religiosas, mas não expressarmos em nossa vida religiosa a grande alegria da redenção que nos alcançaste por tua morte e ressurreição. Dá-nos, Senhor, ser odres novos para guardar e transportar essa novidade de vida que é a reconciliação que nos alcançaste na cruz. A tua obra redentora, anunciada no evangelho, não é mais um elemento a ornamentar a nossa vida velha, o nosso modo de pensar e viver no egoísmo, na injustiça, no pecado. Pela pregação de tua palavra e pelos sacramentos de tua Igreja, tu nos dás o vinho novo. Que sejamos, Senhor, odres novos para recebê-lo, conservá-lo e portá-lo a outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje, em sua Bíblia: Mc 2,18-22. E responda no seu caderno espiritual o que você entendeu por ‘roupa nova’.

Você que recebe a Meditação pelo seu celular pode ver melhor o que é um ODRE, na foto que está junto com o texto da Meditação. É só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. temos que viver uma vida nova em Deus, sem pecaddos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pe. João Carlos, que o Senhor Jesus nos dê sabedoria para renovarmos a cada dia a nossa fé.
    Tenha um bom dia recheado do amor de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos, Deus te abençoe sempre e te muita saúde alegria e paz, para todos os dias de sua vida ser furl na palavra de Deus ,e assim nos transmitir tantas palavras divinas de Deus para nós. Gosto muito de suas reflexões. É Deus nos falando ,abençoando com certeza. Abraços. Denise Maria.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos certo que suas meditações são plenas de conteúdo e sobretudo de fé.Porem a meditação de hoje para mim foi de uma riqueza e sabedoria demais. Amei achei linda e peço ao Senhor que me conceda a graça de me tornar odre novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre Carlos a sua benção...Antigamente não existia plástico, só couro era riqueza, tudo limpo odres lendo a mensagem muito significante,

      Excluir
  5. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará peço oração pela minha família que Jesus nós abençoe sempre todos mal que senhor almenta minha fé

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Temos que celebrar, vamos nos alegrar a vida que Jesus nos deu.
    É uma vida no fruto do Espírito, vida em comunhão, fonte de alegria, esperança, Deus faz tudo novo e nos dando força quando enfraquecer.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo começo de semana para VCS com muitas bençãos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Amor e paz neste dia.
    O tempo de Deus tem seus mistérios; porém não cabe a nós entender, mas sim confiar na obra redentora de Jesus, o evangelho, no Reino de Deus...
    Uma excelente e abençoada semana para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Que sejamos sempre fiéis aos ensinamentos de Jesus. Odres novos com vinho novo.Portanto temos que ouvir e praticar o que Jesus nos ensinou,portanto vamos viver em comunhão com Cristo ,ouvindo o que é de bom para melhorar a nossa vida e sermos sempre seguidores de Jesus, diante do que ele pregou.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Padre Carlos
    Essas essas explicações está me ajudando muito a entender um pouco mais do evangelho de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Deus altíssimo, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antão. Entretanto, me conceda a graça de viver bem a minha unção. Me conceda a graça de seguir o caminho da obediência, da conversão, do discipulado e da docilidade. Me conceda a graça de agradá-Lo em todos os momentos da minha vida. Me conceda a graça de evitar o pecado e a idolatria. Me conceda a graça de viver a VOSSA palavra. Me conceda a graça de fazer bons jejuns. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS