PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FOME E O SÁBADO

A FOME E O SÁBADO



18 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Mc 2,23-28

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

MEDITAÇÃO


O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27)

Outro dia, dedicamos dois programas, no rádio, a uma conversa sobre o desemprego. Ouvimos relatos dolorosos. Gente desempregada há bastante tempo, gente perdendo a esperança, gente passando necessidade. Diante dessa situação, as pessoas se viram como podem, com a ajuda de parentes, a caridade de desconhecidos e muito espírito de iniciativa. Uma grande maioria sobrevive no mercado informal, sai vendendo alguma coisa de porta em porta ou batalha algum trocado como camelô pelas ruas. Quando não pode mais pagar aluguel, fica pela rua mesmo ou ocupa algum imóvel fechado ou constrói um barraco na beira de um canal. No aperto, empurra o filho adolescente para vender alguma coisa no semáforo ou farol de uma avenida ou ser flanelinha em algum lugar. É, o desemprego é um drama pra todo mundo, mas para a família pobre é uma verdadeira tragédia.

Diante da lei, essa família está cometendo graves irregularidades. No comércio informal, não recolhe impostos e atrapalha a atividade dos comerciantes estabelecidos. A fiscalização da Prefeitura e os lojistas estão de olho no camelô. Na moradia, é um invasor de propriedade privada. Mais cedo ou mais tarde a justiça, a polícia e a prefeitura vão chegar lá, nem sempre com bons modos. No cruzamento ou nas ruas, a sociedade olha com desconfiança o flanelinha e já o julga um trombadinha, um marginal, quem sabe, um traficante. No aperto da família pobre, a lei e a sociedade os condenam.

Os fariseus estavam de olho nos discípulos de Jesus. Essa turminha era vista com reserva e desconfiança. Eles não jejuavam como os discípulos piedosos de outros mestres. Não se mantinham separados, evitando contato com gente reconhecidamente pecadora. Não guardavam o sábado, com o respeito e a seriedade que ele merecia. Afinal, mal cumpridores da Lei. No texto de hoje, os fariseus vão tomar satisfação com Jesus. “Num dia de sábado, em que não se pode trabalhar por respeito à Lei de Deus, os teus discípulos vem pelo caminho, arrancando espigas de trigo para comer”. Por que eles fazem uma coisa dessas num dia de sábado, violando a lei?

Jesus foi claro. Eles estavam com fome. A necessidade da pessoa humana interpela a norma, a regra, a lei. A lei foi feita para o homem. Não o homem para a lei. Aí Jesus lembrou um episódio do Antigo Testamento. Davi e seus guerreiros, com fome, chegaram ao Santuário e comeram os pães exclusivos dos sacerdotes. Na necessidade, agiram acima da lei. O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado.


Guardando a mensagem

O camelô não é um fora da lei. O ocupante não é invasor mal intencionado. O flanelinha não é um marginal. A lei é que precisa se adaptar à sua realidade, à sua fome, à necessidade premente de sobrevivência. Aliás, a situação de desemprego e abandono social não foi criada pelos marginalizados. A lei deve estar aí para assegurar oportunidades para todos. O pobre não merece cadeia porque está “arrancando espigas em dia de sábado”. Merece emprego, moradia digna, escola integral para os seus filhos.

O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste aos fariseus que o “o filho do homem é senhor também do sábado”. Falavas de ti mesmo; e do sábado, que era uma lei civil e religiosa, ao mesmo tempo. És o senhor também do sábado. Teu evangelho nos liberta de uma interpretação da lei que desconheça a necessidade do outro. Estás nos ensinando que a situação de carência e sofrimento deve ser a primeira inspiração da lei. As leis, as normas, as regras, nós as estabelecemos para garantir a justiça, o direito, a segurança, a boa convivência. Elas estão a serviço do homem. Podem ser revistas e modificadas, se se tornarem instrumento de opressão ou quando não respeitarem as pessoas em suas reais condições. Obrigado, Senhor, por dares à pessoa humana o primeiro lugar, por nos ensinares a viver com respeito e liberdade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quem sabe, hoje, você não veja na rua ou no noticiário alguma situação em que a pessoa humana necessite ser respeitada, acima de qualquer regra estabelecida!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que JESUS esteja cada dia mais presente em sua vida, lhe abençoando e lhe protegendo de toda maldade...
    No evangelho de hoje: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado ( Mc 2, 27 )
    Obrigado, Senhor, por nos ensinares a viver com respeito e liberdade.
    Desejo uma excelente e abençoada terça-feira para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará obrigado senhor pelo Evangelho encima as pessoas seres humanos abençoe todos que estão sofrendo pelo deszepregados um pai de família sem pão e muito triste ajuda senhor todos nós Deus abençoe cada pai e mãe com seu trabalho Amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continuem iluminando seus caminhos, livrando o Sr dos males e obrigado por nos ensinar com tanto amor. Peço oração por minha filha Flávia, Ela precisa de um emprego para sustentar os filhos.🤲🙇🙌🙋

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. O evangelho de hoje, nos faz refletir, sobre como a vida é difícil para as pessoas necessitadas e como temos tanta gente precisando de muita. coisa. Por isso só tenho a agradecer, pelo o pão nosso de cada dia. Sei que essas pessoas precisam de trabalho, saúde e dignidade. Sua benção Padre. Amém! Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Justina silva18/1/2022 bom dia Padre João a palavra de Deus nos encina a conhecer os direitos de cada ser humano só tenho a agradecer, Deus abençoe o senhror e sua Missão.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Padre sua benção, senhor Jesus que nunca nós falte o pão 🍞 nosso de cada dia e o senhor Jesus abençoe aqueles mais necessitados amém 🙏🏼Deus o Abençoe Padre 🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua bênção obrigado pelo enviar esses evangelho muito bom que as pessoas ajudem os que mais precisas paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  8. Está bem na luta dá uma demissão melhor,porque Jesus se uniu aos marginalizados pela vida,eles sendo orientados pelo Mestre dos Mestres fazem tudo conforme os combinados, observando a lei em plena execução passam por cima das normas sócias daquela época,mas é justificado:o sábado é feito para o homem.Caramba atualmente após um gurrerra silenciosa,vista como uma pandemia;no século marcado pelas renovações de valores e quebra de paradigmas religiosos faz lembrar àquele período onde o protagonista da vida trancedeu mudanças em vários setores,cultura o evangelho mostrou-se tocou nas mudanças que só os humanos humanizados as percebem.

    ResponderExcluir
  9. Boa dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos não tiro um ponto, virgula, seu comentário sobre os pobres marginalizados dos desempregados estão passando nesse mundo desigual.
    Não foi pela lei que Abraão, recebeu a promessa de ser o herdeiro do mundo,pela justiça da fé.
    Diante de Deus, não são os simplesmente ouvem a lei considerados justo.
    O ser humano é justificado pela fé, não pela obediência a lei.
    🙏🙋😍🌹💕
    Bom dia para todos na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  12. Pai Santo eu Te louvo e Te bendigo pela Tua bondade e pelo Teu amor, no entanto, me ensine fugir do pecado. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, da caridade, do amor, da obediência, da paz, da oração, da purificação e da defesa da vida. Me ensine ter um coração agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine trabalhar santamente. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine viver a minha vocação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS