PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ É O PRIMEIRO OU O SEGUNDO FILHO?

VOCÊ É O PRIMEIRO OU O SEGUNDO FILHO?

 


14 de dezembro de 2021

Dia de São João da Cruz 

EVANGELHO


Mt 21,28-32

Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.

MEDITAÇÃO


Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

Preste bem atenção a estas palavras que o pai diz na história que Jesus contou. ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O homem diz isso a cada um dos seus dois filhos. São quatro palavras: Filho – trabalhar – hoje – vinha.

VINHA – A vinha é uma representação do próprio povo de Deus, vinha do Senhor. É também um modo de falar do Reino de Deus. A vinha é o campo de trabalho a que somos enviados.

FILHO - Não se trata de servo ou de funcionário, mas de filho. Filho é herdeiro. A vinha é sua também, é a sua herança. É assim que o Senhor pede nossa participação na missão, como filhos, não como servos ou funcionários.

TRABALHARNo tempo de Jesus, o filho trabalhava com o pai, aprendia o seu ofício. Não seria necessário pedir ao filho para ir trabalhar na vinha, a não ser que este estivesse desinteressado, faltando ao seu compromisso ou se esquivando do trabalho.

HOJE - Hoje não é amanhã ou no ano que vem. É hoje. Como no profeta Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré: “Hoje, cumpriram-se estas palavras que vocês acabaram de ouvir”. Ou como na casa de Zaqueu, em Jericó: “Hoje, entrou a salvação nesta casa”. Nosso empenho como cristãos na Igreja e na sociedade é hoje, sem adiamentos, sem omissão.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha!

O primeiro filho, rebelde, negou-se a ir. Mas, depois, mudou seu comportamento. Foi trabalhar na vinha. Este fez a vontade de Deus. Essa mudança é chamada também nesse mesmo evangelho de arrependimento, conversão. O segundo filho respondeu “Sim, Senhor, eu vou”, mas não foi. Mostrou-se muito obediente, muito atencioso, mas não se integrou na dinâmica de trabalho da vinha, como o pai pediu. Não fez a vontade de Deus.

Vamos olhar mais de perto quem é o primeiro filho, o que disse que não ia, mas acabou indo. Jesus mesmo explica: esse filho está representando todos os cobradores de impostos e as prostitutas e, com eles, a grande massa de gente desprezada e marginalizada. Eles são o filho que disse ‘não quero’ com sua vida longe de Deus, mas converteu-se, foi trabalhar na vinha.

E o outro filho, o que disse que ia, mas não foi? Quem ele está representando? Resposta: Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eles praticavam a Lei de Moisés, mostravam-se sempre obedientes e amorosos com Deus, “sim, Senhor”, mas não atenderam o pedido do pai. Rejeitaram a pregação de João Batista e de Jesus. Não creram, não se converteram, não se integraram ao Reino de Deus, a vinha.

Guardando a mensagem

A história que Jesus contou é uma fotografia do que está acontecendo no tempo dele e hoje. Pela evangelização, o Pai está convidando seus filhos e suas filhas ao Reino de Deus. Uns, tidos como gente longe da fé, de cara estão dizendo que não vão. Mas, considerando melhor, integram-se no Reino de Deus, como Mateus, Zaqueu, a Samaritana, a Madalena, o filho pródigo... Eles são o primeiro filho. Outros, já praticantes da Lei, justos, vivem dizendo “sim, Senhor’. Mas, na prática, não vão. Ficam só na conversa. É o segundo filho. Claro, Jesus está nos contando hoje essa história por alguma razão. A minha, eu sei qual é. A sua, você vá pensando para descobrir.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pela evangelização, estamos sendo convocados a nos integrar na obra de Deus, que é o seu Reino, a sua vinha. Tu, Senhor Jesus, experimentaste que, em resposta à evangelização, uns se mostram muito atenciosos e cheios de promessas, mas de verdade não se convertem, não mudam de vida, não assumem a causa do Pai. Outros, mesmo rejeitando o convite, acabam por converter-se e abraçar a vontade divina, indo trabalhar em sua vinha. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra, na igreja e na sociedade, produza muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: “O que seria trabalhar na vinha do Senhor?”.

Amanhã, começa a Novena de Natal. Ela nos ajuda numa preparação mais próxima para as celebrações natalinas. Ela vai de 15 a 23 de dezembro. Nas livrarias católicas, na internet, na sua paróquia há subsídios para ajudar a celebrar esta novena em família.

Nós da Associação Missionária Amanhecer (AMA) também preparamos uma Novena de Natal. Vamos nos encontrar diariamente, de 15 a 23 de dezembro, às três da tarde, com transmissão pelo Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Padre João Carlos hoje eu madruguei te desejo um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Devemos ser obedientes a Deus,
    trabalhar na sua vinha de agradecer ao senhor e dar o melhor de nós e ter a certeza de que receberemos do senhor o que for justo.
    🙏🙋😍🌹💕
    UM ótimo dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos! Quero Senhor ser obediente e fazer a tua vontade.Reze por meus filhos: Marcos Castro Souza e Sara Castro Souza

    ResponderExcluir
  3. Sua benção padre
    Sim devemos ser obedientes a Deus, seguir e viver o evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, pe João Carlos. Sou Iára Ornelas.
    Obrigada pelas meditações que tanto bem faz a nossa alma. E pela possibilidade de poder evangelizar a partir delas.
    Nesta meditação olhando a minha vida varias vezes já me vi nos dois papeis desses filhos. Momentos em que disse sim, para Deus, e me deixei envolver pelas coisas do dia a dia, e não fiz a sua vontade. Em outros momentos, disse não mas arrependi-me e voltei. Essa atitude de conversão é diária, hoje em minha vida. Obrigada por nos motivar, com as meditações, ao seguimento de Cristo.
    Deus lhe faça um santo sacerdote.

    ResponderExcluir
  5. A sua benção padre João Carlos,
    Que possamos fazer a vontade de Deus, através do evangelho.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe.João Carlos! Paz e bem! Que Jesus Cristo e Nossa Senhora sejam seus guias. Muita luz, humildade, paciência e benevolência na sua
    caminhada de fé!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amem... Deus abençoe a todos nós...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. ser obediente a Deus e fazer a sua vontade.

    ResponderExcluir
  9. Sim uma bênção de Deus receber todos os dias a graça do evangelho. Gostaria que o senhor mandace o livrinho da novena do Natal para eu imprimir imprimir pra fazer a novena

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!! A cada reflexão que o senhor partilha, aprendo coisas novas do Evangelho. Obrigada. Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, esse evangelho de hoje nos passa uma mensagem d como estamos servindo, que lugar estamos na merce do senhor Jesus?
    Que ó senhor me ensine a buscar o momento certo o jeito certo e a hora certa. Deus abençoe o senhor por nos proporciona essa catequese todos os dias!!!!

    ResponderExcluir
  12. Que sejamos obedientes a palavra do Pai,pois ele quer o melhor para seus filhos que vos ama.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre a sua benção que bom ouvir sua voz aumentando mais e mais a minha fé que Deus misericordioso te dê mais força na palavra de Deus e quem ouvir também dá-nos força e fé é uma benção te ouvir todas manhãs 🙏👏😘

    ResponderExcluir
  14. Bom dia o primeiro , estou mim sentindo exatamente assim nas pastorais q atuo .um tato desaimada mas acabo cedebdo ao sim. Reze por mim padre e mim abençoe. Um feliz natal.

    ResponderExcluir
  15. Justina Silva bom dia padre João Carlos só gratidão seio que é difícil mas eu chego lá, Deus abençoe sua Missão e todos da família Ama. desde já feliz Natal próspero ano novo!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre JOÃO CARLOS.Minha gratidão por estas mensagens diárias do Sto EVANGELHO e sua explicação.É uma CATEQUESE diária, imperdível.Que o ESPÍRITO SANTO ilumine o Sr.e DEUS abençoe sua vida e está MISSÃO EVANGELIZADORA. GRATIDÃO!🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Rosa maria Caucaia Ceará boa tarde padre João Carlos muito obrigado pela meditação que senhor manda todos dias pelo terço Mariano hoje palavra e gratidão obediência adeus que Jesus Cristo abençoe sempre todos dias senhor

    ResponderExcluir
  18. Ó Pai, Criador Onipotente e Deus misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São João da Cruz. Contudo, me ajude seguir o caminho da correção, da justiça, da fé, do arrependimento, da confiança, da purificação, da conversão, da pobreza espiritual, da oração, da santidade, da humildade e da esperança. Me ajude fugir do pecado, da prevaricação, da vanglória, da iniquidade e da mentira. Me ajude fazer a VOSSA vontade, boas ofertas e adorá-Lo. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude trabalhar na VOSSA vinha. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos sua bênção graça a Deus que temos esse padre maravilhoso que nós as Judá muito jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos e que Jesus nos ilumine para o Caminho de Vida e Oração. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  21. Jesus sempre me empenhei e continuo me empenhando para trabalharem sua vinha me ajuda me esclareça sempre parsa que eu possa estar sempre ao seu lado ajudando meus irmãos mais necessitados e contribuindo com meu crescimento esperitual.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS