PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ACOLHER OS APELOS DE CONVERSÃO DESSE TEMPO

ACOLHER OS APELOS DE CONVERSÃO DESSE TEMPO




13 de dezembro de 2021

Dia da jovem mártir Santa Luzia 


EVANGELHO


Mt 21,23-27

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.


MEDITAÇÃO


Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27).

Por que Jesus não respondeu à pergunta? Não seria mais fácil Jesus dar logo uma reposta? Eles perguntaram com que autoridade ele estava fazendo aquilo no Templo. E o que é que Jesus estava fazendo? Estava denunciando que tinham convertido a casa de oração num antro de ladrões. Ele tinha expulsado os vendedores e compradores, afinal, tinha tomado uma atitude pública contra o desvirtuamento do Templo. Quem estava perguntando? Os responsáveis pelo Templo e pela religião em Israel: os sumos-sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos; o grupo que depois julgaria Jesus no Sinédrio, condenando-o como um malfeitor. Então, não era uma pergunta inocente... era uma acusação, um enfrentamento perigoso, uma vez que eles tinham um corpo de guardas sob seu comando: Com que autoridade fazes isto?

Jesus não respondeu. Mas, se propôs a responder, desde que eles lhe respondessem também a uma pergunta. A pergunta foi sobre o batismo de João. João andou atraindo o povo para o deserto, para batizar-se no Rio Jordão, pregando a mudança de vida, em preparação da vinda do Messias. Para João, o Templo não era mais o lugar da purificação. A volta ao tempo do deserto era um recomeço, quando não havia Templo, mas só uma Tenda móvel. Eles, a elite que controlava o Templo, não acharam ruim Herodes prender e decapitar João Batista. Livraram-se de um pregador incômodo, uma denúncia permanente da situação de pecado dos que deviam guardar a aliança com fidelidade. Jesus perguntou: O batismo de João era de Deus ou dos homens? Como eles não se converteram com a pregação de João Batista, a resposta já estava dada. Mas, não podia ser dita. “Então, eu também não digo com que autoridade faço essas coisas”, concluiu Jesus. Claro, a resposta estava dada: com a mesma autoridade com que João Batista pregava a conversão e batizava. Mas, não adiantava dizer com a boca. As suas atitudes já estavam mostrando.

O mundo hoje cobra explicações dos cristãos ... por que vocês querem pensar e agir diferente dos outros? Por que vocês não aceitam que se combata a violência armando a população, porque não apoiam a pena de morte? Por que vocês não deixam a mulher decidir sobre sua gravidez e ter a liberdade de abortar? Por que vocês insistem tanto no casamento religioso? Por que vocês são tão obedientes ao Papa? Por que vocês adoram a Eucaristia? Quem pergunta nem sempre está interessado na resposta. É só uma forma de intimidação, de oposição. Às vezes, é melhor fazer como Jesus: responder com as atitudes e com o modo de viver.


Guardando a mensagem

Jesus tinha feito um gesto profético de grande repercussão no meio do povo. Ele tinha expulsado os vendilhões do Templo. Foi um gesto de purificação da Casa de Deus, mostrando a necessidade de reconduzi-lo à sua vocação de lugar do encontro de Deus com o seu povo e denunciando o aparelhamento do Templo a serviço dos interesses econômicos e políticos da elite de Jerusalém. As lideranças do Templo vieram pra cima dele, num confronto que o levaria, um pouco mais na frente, à prisão. Queriam saber com que autoridade estava fazendo coisas como aquela. Jesus também quis saber com que autoridade João Batista tinha pregado e batizado no deserto. Eles não reconheceram que o profeta agira com a autoridade de Deus, nem aceitaram que Jesus viesse da parte do Pai. Mantiveram-se de coração fechado à autoridade de Deus, sem conversão, sem acolhida do enviado de Deus.

Eu também não lhes direi com que autoridade faço estas coisas (Mt 21, 27).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
As lideranças do Templo, fechadas em seus interesses, perderam a chance de te reconhecer como o enviado de Deus, que os convocava à conversão. Já tinham rejeitado o profeta João Batista e o seu forte apelo de conversão. E tu, Senhor, os estavas convocando não apenas a uma mudança pessoal, mas a uma conversão institucional, no modo como eles comandavam a Casa de Deus a serviço dos seus interesses. Nesta pandemia, há muitos apelos de conversão para todos nós. Neste tempo de Advento, estás nos dirigindo muitos apelos para nossa conversão. Não queremos, Senhor, fechar o nosso coração e ignorar esse tempo de graça e reconciliação que estamos vivendo. Renova, Senhor, o teu povo, com o teu Santo Espírito, para que cheguemos santamente à festa do teu natal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quarta-feira próxima, começa a Novena de Natal. Ela nos ajuda numa preparação mais próxima para as celebrações natalinas. Ela vai de 15 a 23 de dezembro. Nas livrarias católicas, na internet, na sua paróquia há subsídios para ajudar a celebrar esta novena em família. Faça o propósito de realizá-la, com frutos de conversão e santidade de vida.

Nós da Associação Missionária Amanhecer (AMA), também preparamos uma Novena de Natal. Vamos nos encontrar diariamente, de 15 a 23 de dezembro, às três da tarde, com transmissão pelo Youtube. 
  
Ontem, você não conseguiu abrir o link para ler o texto da Meditação. Que tal tentar hoje?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Vou participar sim da Novena do Natal !Jesus eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente em sua vida e no seu coração.
    Não podemos fechar o coração aos apelos de Deus...
    Hoje é dia de Santa Luzia, protetora dos olhos...
    Senhor Jesus, dai-me a graça da conversão sincera...
    Uma excelente e abençoada semana com saúde e paz à padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Feliz segunda-feira a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que santa Luzia nos abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, q nosso dia seja cheio da luz divina, amém!!

    ResponderExcluir
  5. Pela primeira vez, hoje abri o link para ler a reflexão, embora escute sempre Tentarei fazer essa leitura diária! Obrigada por essa catequese permanente que o senhor, Padre João Carlos faz gratuitamente para tantas pessoas. Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Rosa Maria Bom dia padre João Carlos nós não podemos fechar o coração para Deus senhor tenha uma ótima semana muita saúde paz bençãos

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada por nos proporciona esse leitura diária é muito importante pra mim, é uma catequese de grande importância, que Deus lhe abençoe grandemente 🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos!excelente sua homilia .Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos, amei sua homilia, Deus lhe abençoe sempre e sempre, se Deus quiser vou participar da novena do natal com o senhor, sua benção padre.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos DEUS o abençoe grandemente, uma ótima semana com imensas graças de DEUS. Obrigada pela meditação enviada. Ansiosa pela chegada do sr. em SP. Nossas orações pela equipe, sejam muito bem vindos. sua bênção.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Conversão. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, fonte dos dons celestes, eu LHE agradeço pela vida de Santa Luzia. No entanto, me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine ouvir, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ensine viver o meu profetismo batismal. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos agradeço a Deus te esse padre João Carlos que é uma benção de Deus na nossas vidas santa luzia lhe cubra de bençãos amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  14. De coração aberto aguardando a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS