PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM FOI ELIAS, NA SUA VIDA?

QUEM FOI ELIAS, NA SUA VIDA?



11 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Mt 17,10-13

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

MEDITAÇÃO


Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Por muito tempo, o povo de Israel cultivou o sentimento da vinda do Messias. Havia uma expectativa muito forte, no tempo de Jesus, de que o Messias chegaria a qualquer momento. É verdade que nem todos coincidiam, em suas esperanças, sobre quem seria e o que ele faria. O Messias era uma promessa de Deus e a sua vinda seria a solução para a sofrida vida daquela gente. Assim, muitos esperavam que fosse um grande líder político e militar. Com certeza, enfrentaria os romanos e acabaria com aquela dominação opressora. Outros apostavam que seria um homem de Deus ‘ultra-santo’, sem nenhuma aproximação com os pecadores e as maldades desse mundo.

Jesus era o Messias que o Pai enviara. Messias é uma palavra que quer dizer “ungido”. Ungir é uma cerimônia em que a pessoa é consagrada com óleo para uma missão. O Messias é aquele que Deus ungiu para a grande missão de restaurar Israel.

Em certo sentido, o estilo de Messias que Jesus exerceu não preencheu as expectativas do povo do seu tempo. Ele não era um sacerdote do templo, como podiam esperar os saduceus. Era um leigo, carpinteiro de profissão, vindo do interior. Não era um líder político-militar, como os zelotes esperavam. Era um profeta que pregava a mansidão, o perdão e a solidariedade com os pequenos. Não era um ilustrado professor da Lei, levando o povo a praticá-la com rigor, como esperavam os fariseus. Ensinava o povo com parábolas e pregava a lei do amor. Dessa forma, os grandes grupos religiosos de Israel não reconheceram Jesus como Messias.

Os Mestres ensinavam que antes que o Messias viesse, viria Elias. Elias foi um dos maiores profetas do povo de Deus e era sempre lembrado como alguém que restabeleceu a religião de Israel, ameaçada pelos cultos dos estrangeiros. Elias tinha vivido, vários séculos antes. Eles, lendo o livro do profeta Malaquias, entendiam que Elias voltaria antes que o Messias chegasse. Está assim no livro do profeta Malaquias: “Eis que eu envio o profeta Elias, antes que chegue o grandioso e terrível dia do Senhor” (Ml 3, 23). 

E Jesus explica aos seus discípulos que, de fato, Elias já veio. Foi João Batista, pelo que ele deu a entender. Não que ele tenha voltado em João Batista, isso não. É que João Batista fez o papel de Elias, aproximando o povo do seu Deus, preparando a chegada de Jesus. Disse Jesus: “Elias já veio, mas eles não o reconheceram”. E falou do modo como maltrataram João. O profeta, coitado, foi degolado na prisão de Herodes. E Jesus avisou que eles, tratariam mal, a ele também, o Filho do Homem.

Guardando a mensagem 

Este evangelho é um bom aviso para nós. Ficamos sempre esperando alguma coisa muito grande acontecer, para finalmente vivermos como convertidos. Não reconhecemos o Elias, que é quem prepara o caminho para o nosso encontro com Jesus. E nem reconhecemos o próprio Senhor que está no meio de nós. Ele se apresenta manso e humilde, renunciando as armas do poder. Elias já veio. O Messias também. O que é que estamos esperando para acolher o Reino de Deus que ele está anunciando?

Elias já veio, mas eles não o reconheceram (Mt 17, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O papel de Elias de preparar os caminhos para a tua chegada foi realizado por João Batista. João foi o Elias que preparou os teus caminhos. Muitos fazem hoje esse papel, preparando o povo para o encontro contigo. Nós te bendizemos pelos Elias de hoje. Que eles não desanimem, pela pouca reação dos seus irmãos. Estamos seguros que também nós podemos e devemos fazer esse papel de Elias, ajudar as pessoas a abrirem o seu coração para te acolher como Messias e Salvador. Dá-nos, Senhor, paciência, sabedoria e perseverança para sermos Elias hoje, evangelizadores dos nossos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que você pode identificar quem foi Elias na sua vida, quem preparou você para o encontro com Cristo? Anote, no seu caderno espiritual, ao menos três nomes de pessoas que foram Elias na sua vida. E reze por eles. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Que Deus continue o iluminando em sua missão!
    Seus textos nos ajudam a ver melhor o caminho que devemos seguir com perseverança e fé.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te abençoe sempre,suas medicações nós ajuda muito a seguir mais a palavra de Deus e perceverar na fé

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção padre, feliz é aquele que ouvi a palavra de Deus 🙏

    ResponderExcluir
  5. Rosa Maria bom dia padre João Carlos a sua benção feliz é aquele que ouvia palavra de Deus pratica

    ResponderExcluir
  6. Justina silva11/12/2108:52 bom dia padre João Carlos amém sempre resolve por dois Elias que todos os dias me prepara o encontro com o senhor. Estou muito feliz em saber que padre João vai está Em Doutor Severino Deus abençoe osenhr toda equipe

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que seu sábado seja abençoado e iluminado e seu show que o senhor vai realizar hoje seja de muita benção nessa cidade que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Muitos esperava um Elias violento outros um Elias egoísta.
    Mais Deus enviou um Elias, simples, manço e de um coração ❤️ grandioso para paz e de um amor imenso,nos mostrar que devemos amar um aos outros sem distinção de cor , raça e religião.
    Deus me enviou um Elias , ele é simples me evangelizar e me mostrou que jesus é muito importante para fazer morada no meu coração , caminhando ao meu lado e eu com Ele.
    Sou grata a Deus por colocar esse Elias muito especial na minha vida meu anjo sem asas 😇.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um um ótimo final de semana para todos com muita benção

    ResponderExcluir
  8. Se o catolicismmo abomina a reencação, como explicar que João Batista era o ELIas e existem muitos Elias a pregar pelo mundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias não morreu, eke foi arrebatado por Deus. Veio como João Batista, ai sim, passou pelo processo da morte fisica. Simples assim.

      Excluir
  9. Agradeço a Senhor Jesus,por estar conosco nos orientando através das tuas palavras juntamente com o profeta Elias ,ajudando as pessoas abrirem o seu coração Fazei Senhor que possamos abrir o nosso coração para a humanidade com esperança, amor e carinho.

    ResponderExcluir
  10. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e na Palavra e que tenhamos perseverança para sermos Elias hoje, evangelizadores em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de agradecer imensamente às reflexões recebidas, especial a bênção do padre João Carlos. A minha vida e de diversas pessoas a minha volta se modificou. Agradeço a Deus primeiramente e ao professor Gustavo Brígido que enviou essas maravilhas de bênçãos, que todos os dias entra na minha vida, através do padre João Carlos. Sou muito grata.

    ResponderExcluir
  12. Deus santo, que governais o universo com justiça e sabedoria, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude seguir o caminho do profetismo, do discipulado e da amizade. Me ajude evangelizar com humildade. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe muito Jesus nós proteja sempre amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS