PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE VOCÊS FORAM VER?

O QUE VOCÊS FORAM VER?




16 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 7,24-30

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

MEDITAÇÃO


O que vocês foram ver no deserto? (Lc 7, 24)

Jesus fez essa pergunta ao povo, aliás, insistiu três vezes nessa pergunta. O que vocês foram ver? Aquelas pessoas tinham ido ver João Batista, o jovem asceta que pregava a conversão e batizava no Rio Jordão. Foram atraídos por sua figura austera e sua pregação vigorosa. Mas, com certeza essa atração pelo Batista era compartilhada também com outros "famosos". Ontem, como hoje, as pessoas correm para ver e aplaudir (aplaudir não, ovacionar) qualquer celebridade, seja figurão da TV ou do cinema, jogador de futebol ou cantor de sucesso. Aliás, nem importa o porte moral da celebridade, pode ser um famoso da contravenção, do jogo do bicho, do big brother, importante é que seja rico, poderoso, famoso e, sobretudo, esteja na mídia.

O que vocês foram ver no deserto? João Batista não era um fenômeno de mídia, não pregava para agradar, não estava em aliança com o poder, nem se vestia com um palaciano. Vestia-se de pele de camelo, como um pobre na luta pela vida no deserto, comendo gafanhoto e mel silvestre. Por que foram atrás dele? Jesus queria saber. Será que essa gente acolheu mesmo a mensagem de João Batista, de renovar a própria vida em vista da chegada iminente do Messias? Ou tomaram João por mais um pregador famoso, um milagreiro de plantão, um novo fenômeno da atração das massas?

Jesus tratou de purificar a imagem que tinham do Batista. "Ele não é um caniço agitado pelo vento". Caniço é uma planta de haste longa, delgada e que se dobra conforme o vento. O Batista não é o tipo da pessoa agitada pelo vento, isto é, que muda de posição conforme o ambiente e as pressões, cujas posições variam conforme os interesses, a moda, a opinião pública. Tudo que um cristão não pode ser: alguém claudicante, titubeante, mais preocupado em agradar do que estar com a verdade. "Ele não é um caniço agitado pelo vento": é um homem da verdade, uma pessoa autêntica, um profeta.

E Jesus foi mais longe, falando do pregador do deserto. "Ele não representa o poder estabelecido. Vejam como ele se veste. Luxo e requinte são coisas dos que vivem nos palácios". A mensagem do Batista tem a força do profeta, voz que clama no deserto. Não é o porta-voz oficial da situação. É a voz da tradição da fé do povo que peregrinou no deserto e fez uma aliança com Deus. Não é uma propaganda do poder, é uma palavra independente, enraizada na história do povo eleito, mobilizadora das consciências e dos corações. Definitivamente, João não é uma celebridade qualquer. É um profeta de Deus.


Guardando a palavra

A figura de João Batista nos é apresentada nesse tempo de preparação para o Natal, que chamamos de advento. É a figura do profeta que nós somos chamados a ser, preparando-nos e preparando os outros para a acolhida do Messias. Jesus está nos indicando, ao apontar a figura de João Batista, que devemos nos parecer com ele: profetas, gente que tem opinião, que não se dobra pela força das pressões e dos interesses; profetas como João, clamando no deserto,  convocando  à renovação da aliança com Deus. Por um lado, ser e agir como profetas, como João. Por outro lado, acolher a mensagem de conversão e vida nova que o Batista nos trouxe e que hoje a Igreja nos repete. 

O que vocês foram ver no deserto? (Lc 7, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
já estamos na terceira semana do Advento. A Igreja reserva esse tempo de quatro semanas para nos convocar à conversão, como fez o Batista. João Batista apontou caminhos concretos de partilha, solidariedade, honestidade e justiça. Com novas atitudes, vamos vencendo a indiferença, a exploração, a opressão, o desamor. A conversão, a mudança de vida, com a tua graça, Senhor, é o terreno que estamos planeando para a tua chegada. No Natal, celebramos a tua vinda em nossa condição humana. Com tuas palavras e o teu Espírito, podemos agora viver na novidade de vida dos que foram perdoados, redimidos. Dá-nos, Senhor, a graça de reconhecermos a palavra que nos chama à conversão e de realizá-la em nossa vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

Não esqueça a Novena de Natal. São nove encontros para preparar o natal, com a oração e a reflexão. 

Na Novena que estamos fazendo pelo Youtube, sempre às três da tarde, hoje, no segundo encontro, vamos contemplar a figura de José, um jovem religioso e trabalhador. Deus tem um plano para ele, como tem um plano para nós. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Diariamente reflito juntamente com o Padre João Carlos, à noite e pela, logo que acordo. É uma reflexão muito rica. Agradeço imensamente por esta tão maravilhosa oportunidade. Deus seja louvado. E lhe abençoando e conceda muitos anos de vida para nós enriquecer.

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço todos os dias em receber as meditações que o Pe João Carlos mim envia, quando acordo a primeira minha devoção lê a meditação, mim sinto enriquecida, que Deus vos abençoe sempre 🙏, que tenha uma bom dia, abraço

    ResponderExcluir
  3. Desde o início da pandemia, temos usado suas reflexões nas missas diárias aqui em Juiz de Fora MG. São muito profundas, simples e práticas. Obrigado pe João. Deus abençoe sua vida e seu ministério.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Saúde, serenidade e muita paz para você neste dia com a graça de Deus em sua vida e no seu coração.
    Dá-nos, Senhor, a graça de reconhecermos a palavra de Deus
    que nos chama à conversão e de realizá-la em nossa vida. AMÉM.
    Uma excelente e abençoada quinta-feira com Deus presente à Padre João Carlos e toda equipe da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom pra todos a benção de Deus esteja com todos a sua benção padre João Carlos muito obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos da sua benção, senhor traz muita paz e aprendizado muito bem. Todos os dias de rezo passo o dia muito bem

    ResponderExcluir
  7. Rosa de Caucaia Ceará bom dia padre João Carlos obrigado pela meditação que senhor manda todos os dias eu leio palavra de Deus e m maravilhosa mando pra minha família meu filhos é netos eu gosto muito mim deixa muito feliz padre João Carlos o senhor e bençãos paz para senhor

    ResponderExcluir
  8. Rosa bom dia Padre João Carlos muito obrigado pela meditação gosto muito todos dias que senhor manda eu repasso pra minha família e maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço por tanto amor e tanta misericórdia. Entretanto, me ensine fugir do medo, da perturbação, da humilhação e da aflição. Me ensine ser fiel. Me ensine seguir o caminho da paz, do profetismo, da justiça e da compaixão. Me ensine viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre João Carlos todos os dias eu rezo a Deus para que o senhor esteja sempre amável e paciente com todos nós que nós ajudem muito .paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que Jesus ilumine nossos caminhos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS