PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM AMA, RENUNCIA

QUEM AMA, RENUNCIA



03 de novembro de 2021

EVANGELHO


Lc 14,25-33

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’
31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

MEDITAÇÃO


Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)

Ser discípulos de Jesus é o nosso chamado, a nossa vocação. Ser discípulo é ser seguidor. Quando Jesus andava pela Palestina, segui-lo era logo compreendido como acompanhá-lo em suas andanças, andar atrás dele, literalmente. O convite dele era sempre “Vem e segue-me”.

Mas, é claro, hoje como ontem, o verdadeiro seguimento de Jesus não é andar atrás dele. Não é seguir com os passos, do ponto de vista da geografia. É seguir com a vida, do ponto de vista da história. Sou seguidor de Jesus, sou seu discípulo, porque minha vida está iluminada por sua palavra, porque procedo segundo os seus ensinamentos, porque ele é o meu guia.

No evangelho de hoje, o nosso Mestre nos chama a atenção para nossa condição de discípulos e suas exigências. Não dá para segui-lo sem renunciar alguma coisa. Renunciar a si mesmo, isto é, já não ser eu o centro da minha vida. Renunciar a outro guia, renunciar a outro caminho, renunciar a qualquer amarra que possa nos prender ou nos reter no caminho.

E o que é pode nos prender ou nos reter no caminho, e nos impedir de seguir a Cristo? Outro dia, nós ouvimos Jesus contando a parábola da festa. As três desculpas para não aceitar o convite para o banquete foram: o apego aos bens materiais, a falta de tempo pelo trabalho, as responsabilidades com a família. O amor exige liberdade. As coisas não podem tomar o lugar de Deus. O trabalho não pode consumir todo o nosso tempo. Dependemos de Deus. A família não é desculpa para não acolhermos o convite do Senhor. E ele nos convida a seguir Jesus.

Uma coisa que, particularmente, pode nos afastar do seguimento de Cristo é o apego às pessoas. É o que está no evangelho de hoje. Pode acontecer que o amor ao pai, à mãe, à esposa ou esposo, aos filhos esteja acima do amor a Deus. Nesse caso, no mínimo, ficamos divididos. E, como Jesus ensinou, não dá para servir a dois senhores. Assim, não podemos seguir Jesus. Sem ter Jesus como o primeiro amor, o amor acima de qualquer outro, não dá para ser discípulo dele.

Guardando a mensagem

A grandeza de nossa vida está em sermos filhos de Deus, seguidores de Jesus, salvador. Como seus discípulos, nós o colocamos em primeiro lugar na nossa vida. Nosso amor por ele está acima das coisas e das pessoas deste mundo. É claro, possuímos bens, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Senhor e Salvador. Por ele, podemos até renunciar aos bens deste mundo, se isto ele nos pedir. Amamos nossos parentes e familiares, mas nosso amor maior está reservado a ele, nosso Deus e Senhor. Por ele, podemos até renunciar a um amor neste mundo, se isto ele nos pedir. Jesus, o nosso Mestre, não quer apenas entrar no rol das pessoas que você ama. Ele merece ser o amor maior de sua vida.

Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo (Lc 14, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos chamas ao teu seguimento. É uma escolha de amor de tua parte. Tu nos dizes hoje: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. A primeira resposta que podemos dar ao teu chamado de amor é amar-te. Amar-te acima de tudo e de todos. Hoje, tu nos lembras que não podemos seguir-te se não carregamos a nossa cruz contigo e se não te amamos acima de qualquer bem deste mundo e de qualquer criatura humana desta terra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quando se ama, respira-se esse amor. Ele está em tudo na nossa vida: no pensamento, na fala, nos sonhos, nas fotos, no celular... Jesus é mesmo amado por você acima de tudo e de todos? Ele está mesmo presente em tudo na sua vida? Anote alguma resposta no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Quando pomos o Amor a Deus acima de qualquer coisa,os outros vão se aninhando parcialmente.Se os outros são primeiro não há nada de espiritual são invenções humanas posteriormente irá infraquecer,romper,quebrar sem Deus nada funciona logo AMOR é o veículo divino que manifesta na condição humana,então o desapego também é uma forma de amor livre da escravidão.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. qDeus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós possamos colocar Deus em primeiro lugar na nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Amém!Como desejo me desapegar de tantas coisas pra seguir verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo e ser digna deste chamado! Deus o abençoe imensamente Padre João e a toda sua família! Bom dia 🌹

    ResponderExcluir
  4. Jesus eu te amo, Jesus eu te adoro, Jesus eu preciso de você dentro do meu coração.

    ResponderExcluir
  5. Devemos ser gratos a tudo que Jesus deixou escrito na sua escritura aqui na terra pois devemos amar e seguir as tuas palavras de fé, amor e gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus Eucarístico e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos uma tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    A luz da vida é jesus, tenho Cristo no meu coração posso estar em qualquer lugar ele está comigo,ninguém pode
    fazer o que Ele faz sua presença sempre comigo, meu amigo seguidora e seguida
    As boas obras podem ser muito pequenas mas tem um efeito muito grande,ser sal da terra e luz do mundo
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Ó Deus, fonte de todo benefício, eu LHE agradeço pela vida de São Martinho de Lima. No entanto, me conceda a graça de amar santamente. Me conceda a graça de desapegar-me de todos, inclusive da minha própria vida. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ter a verdadeira paz. Me conceda a graça de renunciar a tudo o que tenho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. A sua reflexão tem me ajudado em caminhar de acordo com a leitura do Evangelho.
    Obrigada pelo seu testemunho.

    ResponderExcluir
  10. DEUS SEM MIM E Deus, eu sem Deus não sou nada. Amo A Deus sobre todas as coisas. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Eu sem Deus não posso viver porque sem ele já mais.A vida não tem sentido.Por tanto quero ama-lo
    Eternamente.Amem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS