PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR É O MEU PASTOR

O SENHOR É O MEU PASTOR



02 de novembro de 2021

Dia de Finados

EVANGELHO


Jo 6,37-40

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

MEDITAÇÃO


E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia (Jo 6, 39)

Jesus disse ao povo que o Pai tinha lhe confiado muita gente. E que ele tinha vindo exatamente para fazer a vontade do Pai que o enviou. Ele descreveu a vontade do Pai de três formas: que ele, o Filho, não perca nenhum dos que o Pai lhe deu; que aquele que crê no Filho receba a vida eterna; e que o Filho o ressuscite no último dia.

Esse evangelho vem mesmo a propósito deste dia de finados que estamos celebrando, pois nos recorda verdades maravilhosas. O Pai enviou Jesus com uma tarefa precisa: cuidar de nós, dar-nos a vida eterna e ressuscitar-nos no último dia. “O Pai não quer que eu perca nenhum daqueles que ele me deu”, disse Jesus.

Nós existimos porque Deus pensou em nós, nos chamou à existência. Nossa vida tem um propósito. Não nascemos por acaso. E foi o Pai que nos aproximou de Jesus, seu Filho. O Pai nos confiou a Jesus. É nele que encontramos o modelo acabado do ser humano, em sintonia perfeita com o Pai e em comunhão solidária com seus irmãos de humanidade. E não só nos deu Jesus como modelo-caminho-exemplo, mas no-lo deu também como guia de nossa humanidade. Pela ressurreição, Jesus tornou-se o nosso líder, o nosso mestre. Pedro, no dia de Pentecostes, disse à multidão: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vocês crucificaram”.

Não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos abandonados aos nossos próprios limites biológicos ou sociais. Deus nos deu um pastor, para nos acompanhar, para cuidar de nós. Ele vai buscar a ovelha perdida e trazê-la de volta ao redil, carregando-a nos ombros. Ele nos defende do lobo voraz, pondo em risco a própria vida. Ele dá a vida por suas ovelhas.

Em nossa breve vida humana, acolhamos este pastor a quem o Pai nos confiou e o reconheçamos como nosso modelo e guia, como Senhor e Cristo. É a nossa resposta de fé e de obediência.

Guardando a mensagem

Deus nos aproximou de Cristo. Ele cuida de nós, com muito carinho, pois essa é a vontade do Pai. Ele é para nós o exemplo perfeito de ser humano na sua relação transversal com Deus, seu Pai e na relação horizontal com seus irmãos e irmãs de humanidade. Jesus nos reconciliou com o Pai, abrindo o caminho para nossa participação na herança da vida eterna e garantindo a nossa ressurreição. Além de caminho, Deus nos deu em Jesus um líder, um mestre. Viver bem é crer nele, amá-lo e segui-lo. Deus o constituiu Senhor e Cristo.

E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia (Jo 6, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, nós te recomendamos hoje os nossos falecidos. Tu que és o bom pastor de nossas almas, ilumina-os com a luz de tua misericórdia. Que, em ti, eles encontrem a ressurreição e a vida. Particularmente, te entregamos cada um dos nossos entes queridos que já partiram desta vida (lembre agora o nome de alguns deles). Reúne-os todos em tua santa Casa, na paz dos justos e na alegria dos eleitos. E a nós, Senhor, que caminhamos nesta terra, tu que és nosso Mestre e Senhor, conduze-nos com a luz de tua Palavra e o zelo dos pastores que colocaste à frente do teu rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, ao rezar pelo descanso eterno dos seus parentes falecidos, peça também que Jesus seja o pastor a conduzir sua vida.

E eu quero convidar você para um encontro de oração pelos falecidos, hoje, às 20 horas, no meu Canal do Youtube. Vou lhe enviar o link. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. A perfeição;que não percam nenhum dos meus!Que forte sejamos amigos da verdade mesmo em relação difíceis Jesus sempre mantém a unidade,na condição preparatória para levar até a vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que Jesus nos ilumine e ilumine a todos os que já partiram desta Vida. Salve Maria, Mãe do Salvador🙏

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria. Padre
    Eu nunca tive duvida que Jesus nao é O Pastor que me conduz. Ele esta sempre Comigo e cuida de mim.Essa fé esperança e amor estao depositadas no meu coração. Sou pecadora e quando peco sei onde buscar os Sacramentos e saboreo a Palavra de Deus todo dia. Ela é que me alimenta e me levanta a cada dia. Jesus nos ajuda por pura misericórdia que Ele tem por cada um.Nao tenho medo da morte. Jesus nos deixou para nós a vida. E eu confio plenamente em Jesus CristoNosso Salvador e Senhor. Seja glorificado o Teu Santo Nome.Amem!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos.
    O SENHOR É MEU PASTOR
    Que o nosso Deus de bondade nos abençoe e nos ilumine. Que o Senhor Jesus conceda o descanso eterno a todos os nossos familiares e amigos que partiram desta vida e como também aqueles que perderam suas vidas para a convid 19;
    Que eles encontrem, Senhor Jesus,a luz,
    a ressurreição e a vida eterna...
    Senhor, eu confio em vós. Conduze-me na minha caminhada aqui na terra. Conduz a minha vida hoje e sempre ...
    Um bom dia de amor e paz para todos...
    Fiquem com Deus em seus corações.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pr João Carlos sua benção que a paz eterna esteja com cada um dos irmaos em Cristo ja falecidos.E que nós trilhemos com Jesus um caminho que nos leve ao Pai ,quando um dia formos para a morada eterna,amem.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos sei que muitos de sua família está com o coração machucado com partida da sua irmã sendo hoje o dia de finados que todos reze pela sua alma e não chore para deixar sua alma em paz só saudades,e recordações um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Achei um bom amigo, jesus o salvador,consolador amado,meu protetor do mal.
    Ele me abriga na sombra protetora do Deus Altíssimo todo - poderoso.
    Jesus eu confio em vós meu protetor,sei que manda anjos quando no meu caminho surgem pedras, leões ferozes e serpentes venenosas.
    Porque eu te Amo 🙏💞🙌

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Peço oração por todos os falecidos .

    ResponderExcluir
  8. Sua benção Pe.Joao Carlos. Que Deus lhe abençoe grandemente 🙌🙏 e lhe faça crescer na fé 🙏🙏🙏🙏 mais e mais...

    ResponderExcluir
  9. A nossa verdadeira morada é a casa do pai, pois é a nossa verdadeira morada, peço a Deus que ilumine e agradeço ao Pai por ter pais, irmãos e cunhado maravilhosos na certeza que estão bem cuidados e protegidos nas mãos do pai celestial.,hoje e sempre no caminho de luz na morada do Pai.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, recompensa dos justos, eu LHE agradeço pela ressurreição dos mortos. Entretanto, me ajude vencer a perseguição e a tortura. Me ajude contemplá-Lo. Me ajude ser uma boa pertença do SENHOR. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude viver com os rins cingidos e a lâmpada acesa. Me ajude esperar o meu SALVADOR acordado, preparado e vigilante. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS