PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENTRANDO PELA PORTA ESTREITA

ENTRANDO PELA PORTA ESTREITA



27 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 13,22-30

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

MEDITAÇÃO


Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

Você quer ser feliz. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a felicidade. Felicidade é realização, é amar e ser correspondido, é ter solução para os seus pequenos e grandes problemas... Felicidade é o sentimento de alegria e satisfação com a vida e muito mais. E você quer ser feliz. No fundo, você sabe, a felicidade, por um lado, é um dom de Deus e, por outro lado, é também fruto do nosso esforço. Sem esforço, não pomos as bases para uma vida saudável e feliz: o cuidado com a alimentação, o estudo sério, o modo como assumo meus compromissos de família, de trabalho, como cultivo minhas amizades, como me relaciono com os outros... Deus nos abre os caminhos e nós procuramos prosseguir com seriedade e empenho. Esse é o caminho da felicidade.

Você quer a salvação. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a salvação. Salvação é o final feliz de nossa vida, a realização completa de nossa existência em Deus. Mas, não é só a chegada lá. É também a nossa condição agora, a nossa comunhão com Deus. Para entender um pouco dessa condição de plenitude e realização que é a salvação, Jesus falou de banquete, festa de casamento, lugar onde estão os justos, casa paterna de muitas moradas, Reino de Deus glorioso. Cada imagem dessas é uma brecha por onde já se enxerga o brilho da salvação eterna. E você quer a salvação, claro. E você sabe que a salvação é um dom de Deus, obra de sua graça. E sabe, pela evangelização, que a porta da casa de Deus nos foi aberta pela morte e ressurreição de Jesus. A salvação é um dom gratuito de Deus, sem merecimento algum de nossa parte. Ainda assim, nos lembremos, no acolhimento da salvação concorre também o nosso esforço, o nosso compromisso, uma vida segundo os mandamentos de Deus, em comunhão com ele e com os irmãos. Sem esforço de nossa parte, sem compromisso, sem conversão, a coisa fica pela metade, nos detemos no portão de entrada. Certo que a salvação é obra de Deus, mas nos cabe acolhê-la, nos deixar transformar por ela, colaborar com o seu crescimento em nós.

Se até aqui estivermos nos entendendo, já está explicado o evangelho de hoje. Perguntaram a Jesus se os que se salvam, são poucos ou são muitos? Jesus aproveitou a pergunta para estimular a conversão e o compromisso com uma vida de santidade. Falou da porta estreita. “Façam todo esforço para entrar pela porta estreita”. Isso você entende, não é verdade? Tem muita porta larga por aí: a do relaxamento, da preguiça, do egoísmo, do desregramento, dos vícios, da falta de seriedade nos compromissos consigo mesmo(a), com os outros e com Deus. Entrar pela porta estreita e, - ele também deu a entender - enquanto há tempo. Ele contou que quando o dono da casa fechar a porta, não se entra mais. Aí ele enfeitou a parábola: ‘tem gente que vai ficar batendo na porta, dizendo que é amigo do dono da casa, que já esteve com ele diversas vezes, que ouviu seus discursos...’. A resposta vai ser: “Eu não conheço vocês. Vão-se embora”. Você pegou a mensagem? Entrar pela porta estreita enquanto é tempo. Não deixe pra amanhã a sua conversão. É hoje o dia da salvação.

Guardando a mensagem

Perguntaram a Jesus sobre a salvação. Ele indicou duas coisas preciosas para o nosso caminho com Deus: entrar pela porta estreita e a tempo. ‘A tempo’ quer dizer não adiar a sua conversão, não deixar para amanhã os seus compromissos de vida nova. Amanhã, pode ser tarde e a porta pode estar já fechada. ‘Entrar pela porta estreita’ quer dizer que, mesmo sendo a salvação um dom gratuito de Deus, precisamos acolhê-la com esforço e compromisso.

Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A nossa caminhada para Deus se assemelha à peregrinação do teu povo de todas as nações para o monte santo de Jerusalém, como está descrito no Livro do Profeta Isaías (Is 66). Nossa vida é, de verdade, uma peregrinação, contigo, para Jerusalém. É nesse caminho, que tu vais nos ensinando, nos instruindo. Hoje, nos falaste da porta estreita. Senhor, a porta larga nos seduz. É a porta da facilidade, do relaxamento, do mais ou menos. Ajuda-nos, Senhor, a entrar pela porta estreita. Esta é a porta do compromisso, do esforço, do melhor possível. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em um momento pessoal de oração, peça ao Senhor a graça de perseverar no caminho do bem e da salvação, sem se desviar da porta estreita.

Você ouve, agora, um trecho de minha música QUEM ME TOCOU, com a participação da Cantora Elba Ramalho. É uma das faixas do meu EP CONFIAR EM DEUS.

A gente se encontra, às 10 da noite, no Facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e meditações, que Deus continue iluminando seus caminhos. Peço ao Senhor forças para seguir firme no caminho dá salvação, e levar minha família juntos comigo, não adianta procurar caminhos fácil, tudo é difícil, mais com Jesus e Nossa Senhora seremos sempre VENCEDORES.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.senhor dai me a graça de perseverar no caminho do bem e da salvação, sem me desviar da porta estreita .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, bênçãos e obrigado pelas palavras muito bem explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos ser convertidos nessa Graça e transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. Alegria é está entre os escolhidos pra entrar pela porta estreita.Um que bom sabermos dá existência das diversas portas que levem as ações condizentes a ela com certeza será uma trilha que requer fé em Deus mão puras, coração ardendo;as vezes dores outras alegria,mas com ciências de uma coisa,vencer chegar está preparado para alcançar o melhor que só encontramos na porta estreita das responsabilidades diárias.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te abençoe sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹

    ResponderExcluir
  6. 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Ser feliz, uma sensação de bem estar, pode ocorrer por diversos motivos.
    A salvação é o poder de Deus pela graça,a cada amanhecer pode experimentar as misericórdias do senhor, que são renovadas.
    Seguir Jesus, Ele fala siga-me,pois virá na glória de seu pai.
    A salvação é graça,por meio da fé é um dom de Deus.
    Vamos passar pela porta estreita.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente em sua vida hoje e sempre... Deus ilumine seus caminhos e lhe dê saúde e paz...
    Senhor, dá-me a graça da perseverança.
    Amém.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. boa noite padre João carlos,que jesus e Maria ilumine seus caminhos sempre, sempre.🙏🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus todo-poderoso, fonte da verdadeira piedade e da paz, eu LHE agradeço pela vida de São de São Gonçalo de Lagos. Contudo, me ajude socorrendo a minha fraqueza. Me ajude protegendo a minha vida. Me ajude seguir o caminho da santificação, do amor, da justiça e da salvação. Me ajude viver conforme a VOSSA vontade. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ensinar com sabedoria e humildade. Me ajude entrar pela porta estreita. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esforço todos os dias para entrar na porta estreita DEUS sem mim e DEUS eu sem Deus não sou nada. Obg Sr por mais um dia abençoado..

      Excluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS