PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS DOIS APÓSTOLOS: SIMÃO ZELOTA E JUDAS TADEU

OS DOIS APÓSTOLOS: SIMÃO ZELOTA E JUDAS TADEU





28 de outubro de 2021

Dia de São Simão e São Judas, apóstolos


EVANGELHO


Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

MEDITAÇÃO


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

E quase ao término deste mês missionário, celebramos hoje dois apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. Mais uma oportunidade, então, para aquecermos o nosso coração missionário.

Olha que grande lição Jesus está nos dando, no evangelho de hoje. Ele tinha uma decisão importante para tomar. Àquela altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o seguia. E ele precisava dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisava tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração a Deus.

A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão precisa encontrar a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus.

E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.

Guardando a mensagem

Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. O Papa Francisco explicou outro dia que “A oração é o coração da missão”. Não podemos acertar nosso caminho, sem o diálogo com Deus, sem uma noite de oração. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.

Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Teus apóstolos aprenderam contigo a estar sempre unidos ao Pai pela oração. Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Celebrando, hoje, os teus apóstolos Simão Zelota e Judas Tadeu, queremos renovar nossa adesão e nosso amor à tua Igreja edificada sobre sua fé, seu testemunho e seu martírio. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ter um caderno para suas anotações espirituais é uma coisa muito útil. Caso você ainda não o tenha, adquira um caderno comum e cole alguma coisa bonita na capa. Ele poderá lhe servir de diário espiritual. Seria bom, diariamente, registrar nele, ao menos, a palavra do dia. Hoje, inspirado neste evangelho, vou lhe sugerir que escreva uma pequena oração a Jesus, pedindo luzes para tomar suas decisões sempre de acordo com a vontade de Deus.

Hoje é quinta-feira, a nos lembrar o dia da Ceia Pascal de Jesus. Como todas as quintas, eu celebro a Santa Missa às 11 horas e você pode me acompanhar pelo rádio e pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏que o Espírito Santo nos ilumine para tomarmos boas decisões

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    Que o Espírito Santo de Deus lhe abençoe com saúde, paz, amor, serenidade e faça da sua vida uma bênção!!!
    Que Deus nos proteja, nos guarde e nos livre de todo mal. AMÉM!!!
    Uma abençoada quinta-feira com Deus presente na sua vida hoje e sempre.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom ler a palavra de Deus. Padre João Carlos suas sábias palavras tem me motivado a ler mais o Evangelho. Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos e que nossas obras sejam uma perfeita Oração ao Senhor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos já está chegando o final da tarde espero que sua tarde tenha sido maravilhosa e abençoada que o resto do dia seja iluminado, que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus em teu nome eu peço que a minha vontade e decisões seja corretas de acordo com o plano de Deus.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela festa de São Simão e São Judas Tadeu. Todavia, me conceda a graça de ser um concidadão dos santos. Me conceda a graça de viver o meu apostolado e o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ser uma boa morada do Espírito Santo. Me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de evitar a traição e o pecado. Me conceda a graça de ouvi-Lo atentamente. Me conceda a graça de servir os doentes da alma e do corpo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!! Por que Jesus não escolheu nenhum apóstolo do sexo feminino, havia seguidores e seguidoras, ele poderia ter escolhido uma mulher apóstolo(a), seria muito representativo isso hoje, e naqueles dias também.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas mensagens maravilhosas reflexão muito boa que Deus te proteja sempre no seus trabalhos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS