PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO NA MASSA

O FERMENTO NA MASSA

 




26 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 13,18-21

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

MEDITAÇÃO


O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)

Vamos começar com uma aula de culinária. Mas, não se espante. Vamos aprender a fazer pão, como no tempo de Jesus. Só assim poderemos entender melhor a comparação que ele fez com o Reino de Deus.

É bom lembrar: no tempo de Jesus, não havia padaria, o pão era feito em casa. E era feito pelas mulheres. A farinha para o pão precisava ser preparada na hora. Não havia fermento químico. Nem fogão e forno a gás. Mas, tudo bem. Vamos começar separando os grãos para fazer a farinha. A farinha de cevada era mais barata do que a de trigo, logo, a maior parte do povo fazia o pão de cevada. Pegue uma peneira, coloque nela uma boa porção de grãos de cevada ou de trigo. Sacuda bem a peneira para os talinhos, pedrinhas ou grãos diferentes aparecerem. Vá sacudindo, catando e limpando sua porção de grãos. Agora, triture tudo nas pedras de moer, na mó. São duas pedras achatadas e você põe o grão entre elas e vai rodando a pedra de cima. Precisa de jeito e de força também. Triturando os grãos, vai aparecendo a farinha. Está meio grossa, não se preocupe. É integral mesmo. Agora, ponha três porções de farinha numa vasilha de argila e um pouco de água e comece a misturar com as mãos. Cansou? Ponha o fermento agora. 

O fermento é um pouco de massa fermentada, chamada massa velha, guardada de outra ocasião. Misture tudo e, com paciência, vá amassando até pegar uma boa ligadura. É como fazem os pizzaiolos de hoje, preparando a massa para a pizza. Tudo pronto? Separe logo um pouco da massa fermentada para guardar: será o fermento do pão de amanhã. Achate as porções como se fosse uma pizza... Deixe a massa descansar... depois ponha no forno de lenha para assar. Cuidado para não se queimar. Ponha para assar dentro de um recipiente de argila. Quando tiver pronto, me chame... lembre que o pão não era pra comer só de manhã, o pão era o alimento principal para todas as refeições. Deu trabalho?! Não se preocupe, amanhã tem mais. Todo dia, a mulher precisa fazer o pão.

Foi assim que Jesus fez uma comparação simples: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Agora você já sabe que não é tão simples assim... fazer pão não é uma coisa banal. É uma atividade vital. Uma rotina muito importante para a família.

Nessa parábola de Jesus, vamos ficar atentos a três pontos: O fermento não é a massa; o fermento é misturado na massa; o fermento leveda a massa.

1. O fermento não é a massa. É uma porção menor, diferenciada. É um ingrediente que se incorpora à massa. O Reino de Deus é a obra de Deus entre nós, por meio de Cristo, nos comunicando vida e salvação. O Reino não é a massa, é o fermento. O evangelho é fermento na massa. Cristão não é massa, é fermento. Tem uma missão no meio do mundo.

2. O fermento é misturado na massa. O fermento precisa ser misturado na massa para fazer efeito. O evangelho precisa permear a vida das pessoas... sem isso não leveda, não influi, não transforma. E não é só colocar o fermento, dar uma mexidinha e deixar pra lá. Assim se faz com o fermento químico. A mistura do fermento, a massa fermentada, nas outras três porções de farinha é trabalhosa, demorada. Exige paciência, habilidade, perseverança. A mulher fica socando, amassando a massa por um longo tempo, até a massa chegar ao ponto. Aí se põe a massa para descansar um pouco e ser colocada no forno. Sem a paciência da mulher que faz o pão, não se produz mudanças no mundo.

3. O fermento leveda a massa. O Reino veio para melhorar o mundo, para transformá-lo. O evangelho é uma força de mudança, de transformação. É um fermento bom no meio de nossa sociedade. Não pode ser anulado e virar farinha com os outros. Assim, deixa de realizar sua missão. Não pode se afastar da sociedade, se ausentar do mundo: assim não faz o efeito pelo qual é fermento.

Guardando a mensagem

Jesus comparou o Reino de Deus com o fabrico artesanal do pão, pelas mulheres do seu tempo. O Reino produz mudanças no mundo, como o fermento que leveda a massa. Essa fermentação do mundo pelo evangelho vem pelo serviço dedicado dos pequenos, representados pelas mulheres. O fermento não é a massa. Se não for bem misturado, se não entrar na vida das pessoas, não fermenta nada.

O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Teu Reino é o bom fermento a levedar a nossa vida, as estruturas sociais, o mundo. E nós somos agentes desse Reino, como fermento transformador da realidade. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver teu evangelho, sustentados por tua graça e por teu Santo Espírito. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para você recordar esse evangelho, pergunte hoje a quem faz a sua comida que tipo de fermento usa em bolos ou outras massas.

Você já ouviu falar do Frei Damião? Hoje, à noite, no programa pelas redes sociais, vamos entrevistar o diretor de um filme que está para estrear nos cinemas sobre o missionário capuchinho Frei Damião. O programa começa às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Amém!🌹Fiquei impressionada e emocionada com a sua explicação Padre João! Louvado seja Deus! Ser "fermento " neste mundo é o que eu mais desejo, apesar das minhas impaciencias e intolerâncias! Se Deus quiser estarei acompanhando o nosso Programa Tempo de Paz! Bom dia com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos!

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio de Araújo26/10/21 06:47

    O evangelho interpretado à luz da sabedoria do Padre João Carlos é um fermento que nos leva à reflexão e respectiva melhoria na nossa vida espiritual. Parabéns, Padre João, e um dia de muita Luz para todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima terça feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟
    Quando agente quer uma mudança nas nossas vidas, incluir Jesus Cristo e a palavra ter fé para receber o dom do Espírito santo,seu criador oferecer uma vida gratificante, a sua obra alcançar graças e ter paz interior.
    🙏🙋😍🌹💕
    Perseverem vocês vão ter transformação.
    muita paz interior para vocês 🙏

    ResponderExcluir
  4. O pão alimenta o corpo e a alma,através de tudo que o nosso pai nos ensinou para o caminho da vida melhor ,nos ajudando a compartilhar o amor ,a paciência,a coragem sempre visando em nossas vidas o bom Deus a serviço dos seus filhos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito das reflexões de nosso irmão Pe João Carlos. Principalmente porque nos coloca na escola do Mestre Jesus e nos introduz na ciência da paz, da PACIÊNCIA.Fazer pão se faz necessário paciência. Assim é o viver.
    Obrigado colegas e irmão.

    ResponderExcluir
  6. Fazer pão é uma arte,requer habilidade paciência,esse processo é lento mesmo.Temos que por as mãos na massa ou dispor de tecnologia avançada,mas fazendo paralelo ao evangelho são recursos humanos que permite essa micigenação ou mistura que com decorrer do tempo ganhará um formato novo nesse processo de absorção da palavra Nova anuciada por Jesus que sabiamente usou esses recursos concretos:fermento e pão para explicar qual importante quê é ter paciência.Qual qualidade de pão estamos produzindo?Esperamos o efeito do fermento no tempo certo?Somos instrumentos da sociedade,inclusive passivos as mudanças de formas,porém cada pessoa está sendo corresponsável na produção dessa mistura essêncial a Vida humana.

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pela vida de Santo Evaristo. No entanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ser um bom filho. Me ensine fugir da vaidade e da corrupção. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine seguir o caminho da libertação, da salvação, da esperança e da perseverança. Me ensine colaborar com a construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estivemos em Oração para o Amor na Palavra e na Eucaristia e que possamos ser bom fermento. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS