PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PÃO QUE NOS ALIMENTA

O PÃO QUE NOS ALIMENTA



30 de agosto de 2021


EVANGELHO


Lc 4,16-30


Naquele tempo, 16veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?”

23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.

27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o Sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


MEDITAÇÃO


Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)


E neste finalzinho do mês de agosto, abrimos o Santo Livro para acompanhar Jesus na sinagoga de Nazaré. Ele vai ler as Escrituras. Assim, vamos nos preprando para o mês da Bíblia que começa quarta-feira. 


Jesus, estava, naquele sábado, na localidade onde se criara, Nazaré. Na Sinagoga, ele levantou-se para ler o livro da Palavra de Deus. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Ele achou ali uma passagem muito especial. Ele leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres”. Quando terminou a leitura, ele sentou-se, como faziam os mestres. Todo mundo ficou na maior atenção. E ele começou a explicar como aquela passagem falava precisamente de sua missão. “Hoje, se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. A Palavra de Deus é atual, cumpre-se hoje.


As Escrituras Sagradas do antigo povo de Deus ocupavam um lugar muito especial, nas sinagogas, no tempo de Jesus. Eram guardadas num lugar central à frente da assembleia, numa espécie de oratório que lembra os nossos sacrários de hoje. Nessa passagem do evangelho de São Lucas, o servidor lhe entregou o rolo do livro do profeta Isaías. Jesus o leu e depois o devolveu ao servidor, para que o guardasse. Aí, começou a explicar a leitura feita.


As Escrituras Sagradas dos cristãos compreendem os livros do antigo povo de Deus (o Antigo Testamento) e os escritos das comunidades cristãs do final do primeiro século (o Novo Testamento). Também para nós, as Escrituras Sagradas ocupam um lugar muito especial em nossas celebrações. A Missa, por exemplo, tem claramente duas partes distintas: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. Assim, somos alimentados pelo pão da vida, Jesus Cristo, na mesa da palavra e na mesa da eucaristia. Olha o que diz a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina (Dei Verbum): “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da mesa do Corpo de Cristo” (DV 21). Deu para entender? “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor”. As leituras bíblicas, organizadas com muito cuidado pela Igreja para cada domingo e para cada dia da semana, são um alimento sagrado para a nossa edificação. Somos alimentados pelo mesmo Cristo, palavra e pão.


É surpreendente o que lemos neste documento do Concílio, a Dei Verbum: “Nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)


Guardando a mensagem


Em Nazaré, vemos Jesus, na sinagoga, fazendo a leitura na celebração e nos mostrando a atualidade da palavra. É hoje que Deus nos fala, é hoje que suas promessas se cumprem. Essa passagem desperta a nossa atenção para o valor que devemos dar à Sagrada Escritura. Na celebração dominical, a Palavra é proclamada, explicada, rezada. É o pão da vida, alimento sagrado para nos sustentar na caminhada.


Na Igreja, esteja sempre atento(a) à palavra que está sendo proclamada. A celebração é, por excelência, o lugar onde Deus está instruindo o seu povo. Em casa, não esqueça sua Bíblia em qualquer gaveta. Conserve-a em lugar visível, digno. Leia-a todos os dias. Todo dia, um trechinho. Sendo o evangelho do dia, melhor ainda. Ao iniciar sua leitura, peça as luzes do Espírito Santo. É ele quem faz da palavra escrita um verdadeiro encontro com o Senhor da palavra.


Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

Tu és a própria palavra de Deus, o verbo feito carne. Em ti, todas as palavras da Escritura ganham sentido e força. Todo o Antigo Testamento vive da promessa de tua vinda. Todo o Novo Testamento nos comunica tua presença redentora. Senhor, que o livro santo de tua palavra seja objeto de leitura e estudo de nossa parte, para o compreendermos sempre mais e nele te acolhermos como caminho, verdade e vida. Concede que cresçamos no conhecimento e na prática de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


E com o mês de setembro que está chegando, teremos o Mês da Bíblia. É bom você já ir destacando a sua Bíblia na sua casa ou no seu local de trabalho (onde isto for possível). Coloque-a num local de destaque, para ser vista e lida.


Em setembro, vamos continuar caminhando juntos, aqui na Meditação, crescendo no conhecimento e no amor ao Livro de nossa fé. O livro bíblico que será estudado neste mês de setembro na Igreja do Brasil é a Carta aos Gálatas.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


9 comentários:

  1. Padre João Carlos bom dia. Obrigado por todos os dias o senhor manda a palavra de Deus para indicar a nossa vida na fé. Sou muito grata ou senhor que Deus te abençoe sempre padre João Carlos para que continue a nós evangelizar.🙏🙏🙏🙏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ótimo dia padre João Carlos você e toda pessoal de sua ama muito obrigada por essa palavra rica e sabia de nosso Senhor Jesus Cristo ilumine e a mim enriquece cada dia mais Deus abençoe sou jacinta Maria. 🙏🌹💯💯💯💯💯🤝

      Excluir
  2. Padre muito obrigado pelas palavras amo muito escutar sou muito grata Deus lhe dê muita saúde obrigado padre

    ResponderExcluir
  3. Padre sempre quando vou trabalhar escuto primeiro suas mensagem de fé e esperança para todos nois gratidão Deus gratidão padre

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Pe.Joao Carlos muito OBRIGADO por você mandar todos os dias a reflexão do Evangelho. Deus abençoe sempre sua vida e vocação.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho. 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos meu grande pecado é não ler a Santa escrituras,ela está próxima de mim no meu quarto pego ela quando o senhor pediu , já li o evangelho de Marcos que o senhor fez o desafio , presto atenção a liturgia na santa missa e a pregação dos padres.
    Recebo a meditação e envio para todos os contatos não fico um dia sem manda se não chegar saio pedido e fico agoniada só sossego quando chegar .
    Padre João Carlos reze por mim que Deus tenha misericórdia de mim pela minha ausência na leitura da santa escrituras.
    Mais Ele sabe que o amo minha vida sem ele não é nada .🙏🙋😍🌹💕
    Bom começo de semana abençoada para todos 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que sejamos iluminados Sempre pelo Espírito Santo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Que coisa linda,o filho da luz se dirige ao templo para juntos professar,buscar o Espírito Santo de Deus e nesse tempo estava Ele
    lá;"O espírito santo do senhor está sobre mim."!Que Deus estava naquele momento junto do seu filho amado;Jesus abriu em Isaías e faz cumprir a palavra que prclamava sua Vida.Todos naquele momento certo que não aceitaram, pois foi ali que Jesus Cristo Filho de José passou sua infância,então no conceito errado que perdura até os dias atuias que o profeta não é aceito em sua própria terra,mas Cristo mostrou que esses concientos devem ser refeitos para assegurar sua divindade,relata também sobre os leprosos de Israel no tempo de Eliseu,e apenas um estrangeiro Naamã,sírio foi curado.Tantas dúvidas e rejeição por partes do conterrâneos dele uma possível desigualdade que está presente entre nós até os dias atuias,mesmo assim Cristo Jesus fez sua parte;e continua pregando as palavras, ações providas do pai no auxílio ao povo para consagração de uma Nova história.m

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS