PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA

O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA



31 de agosto de 2021

EVANGELHO


Lc 4,31-37

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”
35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

MEDITAÇÃO


Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36)

Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade.

O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, aparece alguém que estranha e reage a esse ensinamento, com os mesmos argumentos do demônio de Cafarnaum.

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei.

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”.

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação.

Guardando a mensagem

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”.

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã, começa o mês de setembro, o mês da Bíblia. Que tal você colocar a Bíblia em destaque aí na sua casa, durante todo o mês? Veja um lugarzinho bom, deixe-a aberta, ponha flores ao lado... E faça o propósito de ler a palavra de Deus todos os dias do novo mês. Neste sentido, amanhã, eu lhe apresento o desafio do mês. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. GRATIDÃO.
    O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA
    Senhor, te pedimos, livra-nos do mal.
    Padre João Carlos, lhe desejo uma terça-feira cheia das graças de Deus em seu coração e na sua vida.
    Fique com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, grata pela mensagem que contribui muito para minha vivência cristã.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu gosto de desafio esse eu vou colocar em prática vai ser uma benção.
    Devemos seguir o ensinamentos deixados por Jesus ,para não ser desvirtuandos.
    Cuidado com prática de determinados grupos que impõe pesados fardos e divisão, para satisfazerem em sua ganância e cobiça.
    Jesus reinando na terra, porque o amor e fé dedicará e não desprezará o outro.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Verdade e que Jesus nos ilumine para a Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Que autoridade perfeita,falar com autonomia sem restrição,calar as palavras perversas,expulsar o que não é de prosperidade teria como um ser humano sem querer o poder ser igual a Jesus sem perpassar pelas caminhos que Deus aos conduziu? Impossível!Não na consepção do evangelho tudo que Cristo mostrou faz parte dos desígnios de Deus.E Jesus Cristo assumiu essa tarefa árdua e Santa!E as pessoas os admiravam em tudo porquê tudo feito dele só tinha uma função: santificação retirar as impurezas do meio do povo humilde que eram as principais vítimas da época e segue até os dias atuias,nesse sentido o quê era os espíritos malvados deveriam está em outro âmbito menos no lugar que ele estivesse!

    ResponderExcluir
  7. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Raimundo Nonato. No entanto, me ajude viver como um filho da luz. Me ajude ser sóbrio e vigilante. Me ajude evitar a ira e o pecado. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas informações maravilhosa do evangelho de todos os dias que a Vigem Maria Santíssima esteja sempre lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS